Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Áreas de estudo: o que é Ciências Humanas? Áreas de estudo: o que é Ciências Humanas?

Áreas de estudo: o que é Ciências Humanas?

Estudar a sociedade, o comportamento das pessoas, as fases da História e muito mais é responsabilidade da área de Ciências Humanas. Assim como as Ciências Biológicas e as Ciências Exatas, também se refere a um grupo de campos de estudos e de profissões relacionadas.

Chamados de Humanidades, os cursos e os conhecimentos que se interligam dentro das Ciências Humanas são indispensáveis para compreender o papel do indivíduo onde está inserido, assim como a sua troca com os demais.

Quer entender tudo sobre esse assunto e gabaritar as questões de Humanas no Enem? Então, continue acompanhando!

Quais são as Ciências Humanas?

As Ciências Humanas são compostas por subáreas de estudo que abordam as questões humanas por perspectivas distintas, mas que se complementam, sendo elas: Sociologia, História, Filosofia, Antropologia, Geografia e Linguística. Neste conjunto, ainda são consideradas a Psicologia e as Artes.

O que se estuda em Ciências Humanas?

Assim como as Ciências Biológicas se atentam para os organismos vivos e seu funcionamento, e as Exatas para os números e expressões matemáticas, a compreensão do homem como indivíduo é feita pelas Ciências Humanas a fim de acompanhar a sua evolução, fases históricas, mudanças de culturas e de políticas.

É reconhecido que os cursos e as profissões definidos como das Humanidades são mais subjetivos do que dos demais grupos de áreas de estudo, visto que não há cálculos nem fórmulas capazes de mensurar a vivência humana. Com isso, as Ciências Humanas se baseiam em conhecimentos originados de pesquisas e de observação do indivíduo.

Além disso, o que é estudado em Ciências Humanas depende do viés adotado. Isto é, em História, o passado será utilizado para que possamos entender o momento presente e o que pode vir acontecer no futuro. Já em Filosofia, a moral e a realidade são estudadas a partir de pensamentos teóricos.

A complexidade das Ciências Humanas não deve ser ignorada por também fazer o estudo da língua escrita e falada, das expressões artísticas e os seus movimentos, do deslocamento humano em cada região, a implementação de leis, de processos e de instituições, entre outros fatores que definem as sociedades como elas foram e como são.

Qual a diferença entre as ciências sociais e humanas?

Bastante próximo às Humanidades estão as Ciências Sociais, as quais usam métodos científicos de observação e o teste de hipóteses para estudar a sociedade como um todo e tudo aquilo que pertence ao contexto social. Ou seja, as interações dos indivíduos em grupo de pessoas.

Já nas Ciências Humanas, o homem é estudado a partir de sua produção cultural e artística, sendo uma análise mais subjetiva, por meio de críticas e de interpretações.

Enquanto as Ciências Sociais visam entender como as relações interferem e moldam as sociedades, como através das políticas e economia, as Humanas têm foco no homem em si junto com o que ele produz ao impactar na cultura. Com isso, são áreas de estudo que devem ser consideradas como complementares.

Profissões da área das Ciências Humanas

Por ser complexa e ampla, as Ciências Humanas possibilitam que você atue em dezenas de profissões que se ligam aos conhecimentos do indivíduo, caso este seja o seu interesse. Entre as principais profissões estão:

É importante considerar que a carreira acadêmica é uma das possibilidades mais relevantes dentro das Ciências Humanas. Isso porque são áreas de estudo e de conhecimento que permitem o exercício da licenciatura, de forma que você possa se tornar um professor ou educador, e o mesmo vale para as comunicações.

Quais as profissões de Humanas mais bem pagas?

Agora que você sabe quais são as profissões da Ciência Humana, deve estar se perguntando qual delas apresenta a melhor remuneração. Pois bem, descrever as carreiras e seus salários é algo relativo visto que não há exatamente um valor fixo oferecido pelas empresas ou órgãos públicos para cada uma delas.

Para saber a remuneração de uma profissão, diversas características devem ser considerados como onde está localizado o emprego, o que faz na prática, a experiência do profissional e até mesmo a quantidade de horas trabalhadas.

De qualquer forma, hoje em dia, algumas carreiras de Ciências Humanas se destacam por serem mais bem pagas, como é o caso de Direito, Administração, Comunicação Social, Psicologia e Ciência Política.

Ciências Humanas no Enem

O Enem é dividido por grupos de matérias vistas em sala de aula, as quais apresentam questões de múltipla escolha. No caso de Ciências Humanas, o Exame Nacional do Ensino Médio conta com 45 perguntas que envolvem conhecimentos de História, Geografia, Filosofia e Geografia e que são de interpretação de texto em sua maioria.

O que mais cai em Ciências Humanas no Enem?

Para que você consiga se preparar para o Enem e entender o que revisar nos dias que antecedem a prova, é ideal saber o que é mais cobrado em cada disciplina.

Em História, mais cai perguntas sobre o período do Sistema Colonial do Brasil e sobre as Guerras Mundiais, assim como Guerra Fria. Em Geografia, questões sobre o meio ambiente e sobre geopolítica são frequentes.

Filosofia cobra os conhecimentos sobre Filosofia Antiga, Moderna e Contemporânea. E por fim, Sociologia, questiona sobre os papéis do estado, da globalização e dos movimentos sociais.

Não deixe de acompanhar as notícias e tudo o que está acontecendo no mundo porque muitos desses conhecimentos são testados com apontamentos das atualidades. Também revise os nomes mais importantes de teóricos, filósofos e de personalidades importantes, assim como os aspectos específicos de cada fase ou movimento.

Para quais cursos Ciências Humanas tem o maior peso?

Se você por acaso tem interesse em alguma das profissões que foram citadas neste artigo, como Direito, Psicologia e Administração, tenha muita atenção com as questões de Ciências Humanas no Enem porque elas serão importantes em sua composição final da nota.

Como a sua futura graduação está ligada aos conhecimentos de Humanidades, as questões desta parte do Enem são mais consideradas em relação aos erros e acertos, mesmo que você tenha acertado mais questões de Exatas, por exemplo. Por isso, capriche nos estudos e conte com o Pravaler para estar com você!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter