Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Descubra as 8 características da carreira proteana Descubra as 8 características da carreira proteana

Descubra as 8 características da carreira proteana

Você já deve ter percebido que o cenário trabalhista do século XXI apresenta configurações inéditas, graças às organizações do mundo contemporâneo, advento de novas tecnologias e mudanças na forma de comportamento entre os membros da sociedade.

Nesse sentido, a carreira proteana se apresenta como um conceito inovador, que dá conta de explicar as atuais demandas do mercado de trabalho, pensando num indivíduo capaz de autogerenciar suas escolhas e sobreviver no atual mundo do trabalho.

Preparamos este artigo para te apresentar as 8 características da carreira proteana. Assim, você vai ficar por dentro de um conceito que pode mudar a sua forma de ver o trabalho, seu próprio tempo e as possibilidades de crescimento pessoal e profissional.

Vem com a gente? Boa leitura.

O que é carreira proteana?

A carreira proteana é uma abordagem que vem ganhando destaque no século XXI, principalmente por apresentar diferenças entre os conceitos de carreiras profissionais. Nesse raciocínio, indivíduos que seguem carreiras proteanas buscam autenticidade, autodeterminação e significado em seu cotidiano do trabalho.

A origem do termo “proteana” tem relação com a figura mitológica Proteus, um deus grego que podia assumir diferentes formas no momento em que quisesse, tendo a metamorfose como aliada.

Os profissionais proteanos são, como Proteus, adaptáveis às condições do mercado de trabalho, e conseguem lidar com as demandas únicas do século XXI, onde se espera que um só profissional dê conta de diferentes abordagens, habilidades e conhecimentos que em carreiras tradicionais eram mais estáveis.

Este conceito foi primeiramente desenvolvido por Douglas Hall em 1976, que estudava modelos que naquela época começavam a surgir, além de traçar um panorama para a sociedade do futuro.

Sendo assim, ser adepto a uma carreira proteana é o mesmo que se enxergar como um profissional com uma personalidade única, que olha para a carreira e o trabalho com os ideais de flexibilidade e adaptação.

Veja também: Jovens no mercado de trabalho: desafios e oportunidades

Quais são as características da carreira proteana?

As características dos profissionais que buscam construir uma carreira proteana têm a ver com as atitudes desenvolvidas nesse sentido, não só relacionadas com si mesmo, mas com todos os envolvidos no mundo do trabalho.

Para Douglas Hall, um contrato proteano de carreira envolve:

  • Autogerir o seu desenvolvimento, entendendo que o aprendizado é contínuo e acontece de acordo com os desafios de trabalho
  • Aprender novas habilidades e funções sempre que necessário
  • Tornar o seu perfil empregável, pois a segurança no trabalho pode ser mais difícil que em outros tempos
  • Buscar o sucesso psicológico

Além disso, outras 8 características específicas são essenciais para o desenvolvimento de uma carreira proteana. Continue a leitura deste artigo para conhecê-las.

CTA Teste Vocacional

Autonomia

Profissionais autônomos são indivíduos que se veem numa carreira muito diferente da tradicional, em que a individualidade não era um fator com grande peso e relevância para os profissionais em si.

Dessa maneira, a característica da autonomia se encaixa em carreiras proteanas pela valorização do “eu” no sentido de buscar construir o próprio caminho, mesmo que ele às vezes esteja atrelado às decisões de uma empresa.

Isso não quer dizer que o profissional deve ser egoísta ou não contribuir para o desenvolvimento coletivo dentro de um determinado espaço, e sim que se deve manter o controle e a visão sobre as próprias escolhas profissionais.

Assim, para que esse tipo de profissional encontre possibilidades de desenvolvimento, é também necessário que os espaços de trabalho se adaptem a dar conta de permitir a autodireção. Nesse processo, o desenvolvimento é mútuo, e as possibilidades se ampliam de maneira exponencial.

Construção de relacionamento

Se relacionar com os seus pares, no mesmo ambiente de trabalho ou fora, é essencial e não deve ser encarado como nenhum tipo de deslealdade. Espera-se que um profissional proteano esteja em constante desenvolvimento, adquirindo novos contatos para oportunidades pessoais ou empresariais.

Construir relacionamentos, ou seja, uma rede de contatos sólidas, é um dos pilares da carreira proteana. Nesse sentido, o networking pode abrir novas oportunidades de trabalho, sejam eles eventuais ou fixos.

Uma rede sólida de contatos também é atrativa para empresas, que buscam sempre a expansão de suas operações e a colaboração com novos atores do mercado. Boas oportunidades de networking surgem em eventos, jantares, congressos e até mesmo nas redes sociais.

Um bom profissional proteano deixa a timidez de lado e embarca na troca constante de conhecimentos, respeitando as decisões e os segredos das empresas em que trabalha na atualidade.

Autodeterminação

A autodeterminação pode ser uma dificuldade ao se pensar na mentalidade de carreiras tradicionais, onde se obedece a uma hierarquia muito rígida de fluxo de ideias. A carreira proteana não estimula os profissionais a serem insubordinados, mas a buscarem defender suas ideias e visões, alinhadas ao pessoal e ao coletivo.

Sendo assim, profissionais proteanos autodeterminados estão em busca de ideais que se encaixam na filosofia do trabalho, para além de um bom salário. Em que sentido suas criações podem impactar o mundo ou o mercado relativo?. Essa é uma questão central para a construção de autodeterminação.

Além disso, profissionais autodeterminados buscam a evolução constante, pensando em seus objetivos dentro do engajamento proposto. Esse perfil de profissional é muito valioso nos dias de hoje, em que o fluxo de informações cria uma necessidade de adaptação constante para exercer uma função com excelência.

Propósito

Qual o seu propósito dentro de sua ocupação no mercado de trabalho?

Embora o dinheiro e boas condições de vida sejam reivindicações justas como propósitos, o profissional proteano é aquele que tem a capacidade de acessar novos volumes de informação e se autoformar constantemente, atualizando seus propósitos e buscas. Esse tipo de realização pode ocorrer em conjunto com a busca por uma vida confortável financeiramente.

Ter propósitos claros é uma ajuda para enxergar a própria profissão como posicionada dentro de um mercado relevante para a vida das pessoas.

Equilíbrio

Apesar das características de engajamento, um bom profissional proteano deve se equilibrar entre o pessoal e o profissional.

Para tanto, a busca de ambientes de trabalho que permitam esse tipo de equilíbrio é muito importante numa carreira proteana. Não vale a pena se dedicar somente ao trabalho, enquanto a vida pessoal, social e em família fica em segundo plano, assim como não se deve deixar o trabalho relegado a última prioridade dos dias.

Resiliência

Para desenvolver tantas habilidades inovadoras, o profissional proteano deve também ser resiliente, pois o funcionamento desta carreira é muito diferente do ideal de estabilidade das carreiras tradicionais.

Pode haver um nível de incerteza dentro das carreiras proteanas, além de frequentes mudanças e imposições de cenários que envolvem as expectativas de estabilidade. Ser resiliente é abrir-se para a possibilidade de nem tudo funcionar como se imagina.

Impacto social

Uma busca frequente de um profissional que deseja ter carreira proteana é a do impacto social, afinal, ele está relacionado com características fundamentais como a autodeterminação e o propósito.

Assim, esse tipo de profissional busca oportunidades de trabalho que possibilitem impactar na vida de outras pessoas, em organizações sociais ou em processos em curso para o benefício coletivo.

Diversas ocupações que permitem esse engajamento têm a ver com causas sociais, projetos coletivos e construções que conversam com o bem comum em diversos aspectos.

Aprendizado contínuo

Por fim, para executar todas as características anteriores, a carreira proteana exige um aprendizado contínuo, de novas informações, novos conhecimentos relacionados ou não com a sua área e também novas construções sobre si mesmo.

Pensando no longo prazo, aprender é uma coisa que nunca se deve deixar de fazer. Não existe um ponto onde um ser humano deve parar de buscar novas informações pois já tem todo o necessário para os desafios que surgem. A possibilidade de crescer profissionalmente está atrelada à disposição para aprender novas informações.

Exemplos de carreira proteana

Agora que você já conhece todas as características de uma carreira proteana, vamos te apresentar alguns exemplos a seguir:

  1. Empreendedor: quem empreende está acostumado a criar, gerir e operacionalizar negócios. Assim, os empreendedores devem sempre buscar a adaptabilidade, resiliência e o desenvolvimento de novas habilidades.
  2. Artista visual: os artistas visuais criam obras de arte e se comunicam com diferentes públicos por meio da cor, forma e textura. Para se dedicar a esse mercado, deve-se conhecer diferentes estilos e mídias, e praticar a resiliência pois as oportunidades podem não ser tão lineares.
  3. Influenciador digital: a carreira de influenciador digital pode ser um jogo de construção de presença digital que envolve a aglutinação de novas habilidades todos os dias, além de poder envolver propósitos, equilíbrio e a possibilidade de impacto social.
  4. Escritor: trabalhar com a escrita é também uma forma de arte, envolvendo habilidades técnicas e criativas. Para se adaptar às características de mercado desta profissão, pode-se desenvolver diferentes relacionamentos e um aprendizado contínuo.

Veja também: Descubra quais são os 10 tipos de carreira artística que existem

Gostou de conhecer a carreira proteana? Ela pode se aplicar em diferentes formações, até mesmo nas que são mais associadas ao modelo de carreira tradicional. Se você está pensando em começar a estudar uma nova área, ou em se formar como profissional, não deixe de simular seus estudos com juros mais baixos com o Pravaler.

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter