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Simulado da Fuvest

Faça o simulado da Fuvest e treine seus conhecimentos nas disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

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QUESTÃO 01

Ao se preparar molho de tomate (considere apenas a fervura de tomate batido com água e azeite), é possível observar que a fração aquosa (fase inferior) fica vermelha logo no início e a fração oleosa (fase superior), inicialmente com a cor característica do azeite, começa a ficar avermelhada conforme o preparo do molho. Por outro lado, ao se preparar uma sopa de beterraba (considere apenas a fervura de beterraba batida com água e azeite), a fração aquosa (fase inferior) fica com a cor rosada e a fração oleosa (fase superior) permanece com sua coloração típica durante todo o processo, não tendo sua cor alterada.






Note e adote:
Massas molares (g/mol):
Licopeno = 537; betanina = 551.
Considerando as informações apresentadas no texto e no quadro, a principal razão para a diferença de coloração descrita é que a fração oleosa

Correct! Wrong!

QUESTÃO 02

Numa determinada condição experimental e com o catalisador adequado, ocorre uma reação, conforme representada no gráfico, que relaciona porcentagem do composto pelo tempo de reação.





Uma representação adequada para esse processo é:

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Correct! Wrong!

QUESTÃO 03

Os chamados “remédios homeopáticos” são produzidos seguindo a farmacotécnica homeopática, que se baseia em diluições sequenciais de determinados compostos naturais. A dosagem utilizada desses produtos é da ordem de poucos mL. Uma das técnicas de diluição homeopática é chamada de diluição centesimal (CH), ou seja, uma parte da solução é diluída em 99 partes de solvente e a solução resultante é homogeneizada (ver esquema). Alguns desses produtos homeopáticos são produzidos com até 200 diluições centesimais sequenciais(200CH).





Note e adote:
Número de Avogadro = 6×1023.
Considerando uma solução de partida de 100 mL com concentração 1 mol/L de princípio ativo, a partir de qual diluição centesimal a solução passa a não ter, em média, nem mesmo uma molécula do princípio ativo?

Correct! Wrong!

QUESTÃO 04

O gás hélio disponível comercialmente pode ser gerado pelo decaimento radioativo, sobretudo do urânio, conforme esquematizado pela série de decaimento. Desde a formação da Terra, há 4,5 bilhões de anos, apenas metade do 238U decaiu para a formação de He.





Com base nessas informações e em seus conhecimentos, é correto afirmar:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 05

Note e adote:
Massas atômicas: H = 1 u.m.a., C = 12 u.m.a., F = 19 u.m.a. e Cl = 35 u.m.a.
Considere que apenas o isótopo de cloro Cl = 35 u.m.a. participa da reação.
Os movimentos das moléculas antes e depois de uma reação química obedecem aos princípios físicos de colisões. Para tanto, cada átomo é representado como um corpo pontual com uma certa massa, ocupando uma posição no espaço e com uma determinada velocidade (representada na forma vetorial). Costumeiramente, os corpos pontuais são representados como esferas com diâmetros proporcionais à massa atômica. As colisões ocorrem conservando a quantidade de movimento. Considerando um referencial no qual as moléculas neutras encontram‐se paradas antes e após a colisão, a alternativa que melhor representa o arranjo de íons e moléculas instantes antes e instantes depois de uma colisão que leva à reação F + H3CCl → CH3F + Cl é

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08_QUESTAO_2
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Correct! Wrong!

QUESTÃO 06

Quando o nosso corpo é lesionado por uma pancada, logo se cria um hematoma que, ao longo do tempo, muda de cor. Inicialmente, o hematoma torna‐se avermelhado pelo acúmulo de hemoglobina. Em seguida, surge uma coloração azulada, decorrente da perda do O2 ligado ao Fe do grupo heme. Essa coloração torna‐se, então, esverdeada (biliverdina) e, após isso, surge um tom amarelado na pele (bilirrubina). Essa sequência de cores ocorre pela transformação do grupo heme da hemoglobina, como representado a seguir:





Com base nas informações e nas representações, é correto afirmar:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 07

A reação de cetonas com hidrazinas, representada pela equação química





pode ser explorada para a quantificação de compostos cetônicos gerados, por exemplo, pela respiração humana. Para tanto, uma hidrazina específica, a 2,4‐dinitrofenilhidrazina, é utilizada como reagente, gerando um produto que possui cor intensa.





Considere que a 2,4‐dinitrofenilhidrazina seja utilizada para quantificar o seguinte composto:





Nesse caso, a estrutura do composto colorido formado será:

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Correct! Wrong!

QUESTÃO 08

Em supermercados, é comum encontrar alimentos chamados de liofilizados, como frutas, legumes e carnes. Alimentos liofilizados continuam próprios para consumo após muito tempo, mesmo sem refrigeração. O termo “liofilizado”, nesses alimentos, refere‐se ao processo de congelamento e posterior desidratação por sublimação da água. Para que a sublimação da água ocorra, é necessária uma combinação de condições, como mostra o gráfico de pressão por temperatura, em que as linhas representam transições de fases.





Apesar de ser um processo que requer, industrialmente, uso de certa tecnologia, existem evidências de que os povos pré‐colombianos que viviam nas regiões mais altas dos Andes conseguiam liofilizar alimentos, possibilitando estocá‐los por mais tempo. Assinale a alternativa que explica como ocorria o processo de liofilização natural:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 09

Para exemplificar probabilidade, um grupo de estudantes fez uma atividade envolvendo química, conforme o procedimento descrito.
Cada estudante recebeu um recipiente contendo 800 mL de água destilada com algumas gotas do indicador de pH alaranjado de metila e soluções de HCl e NaOH em diversas concentrações.
Cada estudante deveria jogar apenas uma vez dois dados, um amarelo e um vermelho, ambos contendo os números de 1 a 6.

  • Ao jogar o dado vermelho, o estudante deveria adicionar ao recipiente 100 mL de solução do ácido clorídrico na concentração 10−n mol/L, sendo n o número marcado no dado (por exemplo, se saísse o número 1 no dado, a solução seria de 10−1 mol/L; se saísse 6, a solução seria de 10−6 mol/L).
  • Ao jogar o dado amarelo, o estudante deveria executar o mesmo procedimento, mas substituindo o ácido por NaOH, totalizando assim 1,0 L de solução.
  • O estudante deveria observar a cor da solução ao final do experimento.
    A professora mostrou a tabela com alguns valores de pH resultantes conforme os números tirados nos dados. Ela pediu, então, aos estudantes que utilizassem seus conhecimentos e a tabela para prever em quais combinações de dados a cor final do indicador seria vermelha.


Note e adote:
Considere a seguinte relação entre pH do meio e coloração do indicador alaranjado de metila:





A probabilidade de, após realizar o procedimento descrito, a solução final preparada por um estudante ser vermelha é de:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 10

Carros que saem da cidade A rumo a alguma das cidades turísticas E, F e G fazem caminhos diversos, passando por pelo menos uma das cidades B, C e D, apenas no sentido indicado pelas setas, como mostra a figura. Os números indicados nas setas são as probabilidades, dentre esses carros, de se ir de uma cidade a outra.



Nesse cenário, a probabilidade de um carro ir de A a F é:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 11

Se, em 15 anos, o salário mínimo teve um aumento nominal de 300% e a inflação foi de 100%, é correto afirmar que o aumento real do salário mínimo, nesse período, foi de:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 12

Um objeto é formado por 4 hastes rígidas conectadas em seus extremos por articulações, cujos centros são os vértices de um paralelogramo. As hastes movimentam‐se de tal forma que o paralelogramo permanece sempre no mesmo plano. A cada configuração desse objeto, associa‐se ߠ ,a medida do menor ângulo interno do paralelogramo. A área da região delimitada pelo paralelogramo quando ߠ = 90° é A.





Para que a área da região delimitada pelo paralelogramo seja A/2 , o valor de ߠ é, necessariamente, igual a:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 13

A menor esfera na qual um paralelepípedo reto‐retângulo de medidas 7 cm × 4 cm × 4 cm está inscrito tem diâmetro de

Correct! Wrong!

QUESTÃO 14

A dona de uma lanchonete observou que, vendendo um combo a R$ 10,00, 200 deles são vendidos por dia, e que, para cada redução de R$ 1,00 nesse preço, ela vende 100 combos a mais. Nessas condições, qual é a máxima arrecadação diária que ela espera obter com a venda desse combo?

Correct! Wrong!

QUESTÃO 15

A função ܧ de Euler determina, para cada número natural ݊, a quantidade de números naturais menores do que ݊ cujo máximo divisor comum com ݊ é igual a 1. Por exemplo, E (6) = 2 pois os números menores do que 6 com tal propriedade são 1 e 5. Qual o valor máximo de E (n), para n de 20 a 25?

Correct! Wrong!

QUESTÃO 16

Se 3x2 – 9x + 7 = (x – a)3 – (x-b)3, para todo número real x, valor de a + b é

Correct! Wrong!

QUESTÃO 17

Uma agência de turismo vendeu um total de 78 passagens para os destinos: Lisboa, Paris e Roma. Sabe‐se que o número de passagens vendidas para Paris foi o dobro do número de passagens vendidas para os outros dois destinos conjuntamente. Sabe‐se também que, para Roma, foram vendidas duas passagens a mais que a metade das vendidas para Lisboa. Qual foi o total de passagens vendidas, conjuntamente, para Paris e Roma?

Correct! Wrong!

QUESTÃO 18

Um ponto ( x , y )do plano cartesiano pertence ao conjunto F se é equidistante dos eixos ox e OY e pertence ao círculo de equação x2 + y2 – 2x – 6y +2 = 0. É correto afirmar que F

Correct! Wrong!

QUESTÃO 19

Uma cidade é dividida em dois Setores: o Setor Sul, com área de 10 km2, e o Setor Norte, com área de 30 km2. Após um final de semana, foram divulgados os seguintes totais pluviométricos:





É correto afirmar que o total pluviométrico desse final de semana na cidade inteira foi de:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 20

Assigning female genders to digital assistants such as Apple’s Siri and Amazon’s Alexa is helping entrench harmful gender biases, according to a UN agency.
Research released by Unesco claims that the often submissive and flirty responses offered by the systemsto many queries – including outright abusive ones – reinforce ideas of women as subservient.
“Because the speech of most voice assistants is female, it sends a signal that women are obliging, docile and eager‐to‐ please helpers, available at the touch of a button or with a blunt voice command like ‘hey’ or ‘OK’”, the report said.
“The assistant holds no power of agency beyond what the commander asks of it. It honours commands and responds to queries regardless of their tone or hostility. In many communities, this reinforces commonly held gender biases that women are subservient and tolerant of poor treatment.
” The Unesco publication was entitled “I’d Blush if I Could”; a reference to the response Apple’s Siri assistant offers to the phrase: “You’re a slut.” Amazon’s Alexa will respond: “Well, thanks for the feedback.
” The papersaid such firms were “staffed by overwhelmingly male engineering teams” and have built AI (Artificial Intelligence) systems that “cause their feminised digital assistants to greet verbal abuse with catch‐me‐if‐you‐can flirtation”.
Saniye Gülser Corat, Unesco’s director for gender equality, said: “The world needs to pay much closer attention to how, when and whether AI technologies are gendered and, crucially, who is gendering them.”
The Guardian, May, 2019. Adaptado.



Conforme o texto, em relação às mulheres, um efeito decorrente do fato de assistentes digitais reforçarem estereótipos de gênero é:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 21

Assigning female genders to digital assistants such as Apple’s Siri and Amazon’s Alexa is helping entrench harmful gender biases, according to a UN agency.
Research released by Unesco claims that the often submissive and flirty responses offered by the systemsto many queries – including outright abusive ones – reinforce ideas of women as subservient.
“Because the speech of most voice assistants is female, it sends a signal that women are obliging, docile and eager‐to‐ please helpers, available at the touch of a button or with a blunt voice command like ‘hey’ or ‘OK’”, the report said.
“The assistant holds no power of agency beyond what the commander asks of it. It honours commands and responds to queries regardless of their tone or hostility. In many communities, this reinforces commonly held gender biases that women are subservient and tolerant of poor treatment.
” The Unesco publication was entitled “I’d Blush if I Could”; a reference to the response Apple’s Siri assistant offers to the phrase: “You’re a slut.” Amazon’s Alexa will respond: “Well, thanks for the feedback.
” The papersaid such firms were “staffed by overwhelmingly male engineering teams” and have built AI (Artificial Intelligence) systems that “cause their feminised digital assistants to greet verbal abuse with catch‐me‐if‐you‐can flirtation”.
Saniye Gülser Corat, Unesco’s director for gender equality, said: “The world needs to pay much closer attention to how, when and whether AI technologies are gendered and, crucially, who is gendering them.”
The Guardian, May, 2019. Adaptado.



De acordo com o texto, na opinião de Saniye Gülser Corat, tecnologias que envolvem Inteligência Artificial, entre outros aspectos,

Correct! Wrong!

QUESTÃO 22

Harlem
What happens to a dream deferred?
Does it dry up like a raisin in the sun?
Or fester like a sore—
And then run?
Does it stink like rotten meat?
Or crust and sugar over—
like a syrupy sweet?
Maybe it just sags
like a heavy load.
Or does it explode?
Langston Hughes, Selected Poems of Langston Hughes (1990).
As tentativas de resposta do poeta à pergunta “What happens to a dream deferred?” evocam imagens de:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 23

Se o discurso literário “aclara o real ao desligar‐se dele, transfigurando‐o”, pode‐se dizer que Luís da Silva, o narrador‐ protagonista de Angústia, já não se comove com a leitura de “histórias fáceis, sem almas complicadas” porque

Correct! Wrong!

QUESTÃO 24

Para Graciliano Ramos, Angústia não faz concessão ao gosto do público na medida em que compõe uma atmosfera

Correct! Wrong!

QUESTÃO 25

Leia o trecho extraído de uma notícia veiculada na internet: “O carro furou o pneu e bateu no meio fio, então eles foram obrigados a parar. O refém conseguiu acionar a população, que depois pegou dois dos três indivíduos e tentaram linchar eles. O outro conseguiu fugir, mas foi preso momentos depois por uma viatura do 5º BPM”, afirmou o major.
No português do Brasil, a função sintática do sujeito não possui, necessariamente, uma natureza de agente, ainda que o verbo esteja na voz ativa, tal como encontrado em:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 26

amora
a palavra amora
seria talvez menos doce
e um pouco menos vermelha
se não trouxesse em seu corpo
(como um velado esplendor)
a memória da palavra amor
a palavra amargo
seria talvez mais doce
e um pouco menos acerba
se não trouxesse em seu corpo
(como uma sombra a espreitar)
a memória da palavra amar
Marco Catalão, Sob a face neutra.



É correto afirmar que o poema:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 27

amora
a palavra amora
seria talvez menos doce
e um pouco menos vermelha
se não trouxesse em seu corpo
(como um velado esplendor)
a memória da palavra amor
a palavra amargo
seria talvez mais doce
e um pouco menos acerba
se não trouxesse em seu corpo
(como uma sombra a espreitar)
a memória da palavra amar
Marco Catalão, Sob a face neutra.



Tal como se lê no poema,

Correct! Wrong!

QUESTÃO 28

Uma planta é perturbada na sua sesta* pelo exército que a pisa.
Mas mais frágil fica a bota.
Gonçalo M. Tavares, 1: poemas.
*sesta: repouso após o almoço.



Considerando que se trata de um texto literário, uma interpretação que seja capaz de captar a sua complexidade abordará o poema como:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 29

Agora, o Manuel Fulô, este, sim! Um sujeito pingadinho, quase menino – “pepino que encorujou desde pequeno” – cara de bobo de fazenda, do segundo tipo –; porque toda fazenda tem o seu bobo, que é, ou um velhote baixote, de barba rara no queixo, ou um eterno rapazola, meio surdo, gago, glabro* e alvar**. Mas gostava de fechar a cara e roncar voz, todo enfarruscado, para mostrar brabeza, e só por descuido sorria, um sorriso manhoso de dono de hotel. E, em suas feições de caburé*** insalubre, amigavam‐se as marcas do sangue aimoré e do gálico herdado: cabelo preto, corrido, que boi lambeu; dentes de fio em meia‐lua; malares pontudos; lobo da orelha aderente; testa curta, fugidia; olhinhos de viés e nariz peba, mongol.
Guimarães Rosa, “Corpo fechado”, de Sagarana.
*sem pelos, sem barba **tolo ***mestiço
O retrato de Manuel Fulô, tal como aparece no fragmento, permite afirmar que

Correct! Wrong!

QUESTÃO 30

O feminismo negro não é uma luta meramente identitária, até porque branquitude e masculinidade também são identidades. Pensar feminismos negros é pensar projetos democráticos. Hoje afirmo isso com muita tranquilidade, mas minha experiência de vida foi marcada pelo incômodo de uma incompreensão fundamental. Não que eu buscasse respostas para tudo. Na maior parte da minha infância e adolescência, não tinha consciência de mim. Não sabia por que sentia vergonha de levantar a mão quando a professora fazia uma pergunta já supondo que eu não saberia a resposta. Porque eu ficava isolada na hora do recreio. Porque os meninos diziam na minha cara que não queriam formar par com a “neguinha” na festa junina. Eu me sentia estranha e inadequada, e, na maioria das vezes, fazia as coisas no automático, me esforçando para não ser notada.
Djamila Ribeiro, Quem tem medo do feminismo negro?.
O trecho que melhor define a “incompreensão fundamental” (L.6) referida pela autora é:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 31

Óbitos por cepas de bactérias resistentes a antibióticos vêm crescendo. Um estudo do governo britânico estima que, em escala global, os óbitos por cepas resistentes já cheguem a 700 mil por ano. E as coisastêm piorado. Além das bactérias, já estão surgindo fungos resistentes, como a Candida auris.
Qualquer solução passa por um esforço multinacional de ações coordenadas. O crescente número de governos isolacionistas e até antidarwinistas não dá razões para otimismo. Há urgência. O estudo britânico calcula que, se nada for feito, em 2050, as mortes por infecções resistentes chegarão a 10 milhões ao ano.
Hélio Schwartsman, “Mortes anunciadas”. Folha de São Paulo, Abril/2019. Adaptado.



O autor expressa preocupação com o fato de que as soluções para o problema apontado passam por um esforço multinacional, em face ao crescente número de governos isolacionistas, porque

Correct! Wrong!

QUESTÃO 32

Óbitos por cepas de bactérias resistentes a antibióticos vêm crescendo. Um estudo do governo britânico estima que, em escala global, os óbitos por cepas resistentes já cheguem a 700 mil por ano. E as coisastêm piorado. Além das bactérias, já estão surgindo fungos resistentes, como a Candida auris.
Qualquer solução passa por um esforço multinacional de ações coordenadas. O crescente número de governos isolacionistas e até antidarwinistas não dá razões para otimismo. Há urgência. O estudo britânico calcula que, se nada for feito, em 2050, as mortes por infecções resistentes chegarão a 10 milhões ao ano.
Hélio Schwartsman, “Mortes anunciadas”. Folha de São Paulo, Abril/2019. Adaptado.



Várias espécies do gênero Candida, que pertence ao grupo de fungos unicelulares, reproduzem‐se por brotamento (gemulação), espalhando‐se rapidamente. No grupo dos fungos pluricelulares, a rápida colonização de novos ambientes deve‐se, em grande parte, ao fato de que esse grupo possui

Correct! Wrong!

QUESTÃO 33

Qual das curvas representa o crescimento de um inseto hemimetábolo, desde seu nascimento até a fase adulta?

51_QUESTAO
51_QUESTAO_1
51_QUESTAO_2
51_QUESTAO_3
51_QUESTAO_4
Correct! Wrong!

QUESTÃO 34

Analise o esquema de uma célula adulta





As estruturas I, II, III e IV caracterizam‐se pela presença, respectivamente, de:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 35

Analise a seguinte genealogia de uma doença:





Foi levantada a hipótese de que a doença possui padrão de herança dominante ligada ao cromossomo X. O que levou a tal conclusão foi a:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 36

Considere uma sequência de DNA com 100 pares de bases de comprimento contendo 32 timinas.
Quantas citosinas, guaninas e adeninas essa sequência terá, respectivamente?

Correct! Wrong!

QUESTÃO 37

A combinação entre baixa biodiversidade, altas concentrações de poluentes e baixas concentrações de oxigênio dissolvido, que é verificada nos rios que passam por grandes centros urbanos no Brasil, deve‐se principalmente à(ao):

Correct! Wrong!

QUESTÃO 38

Um paciente, com câncer sanguíneo (linfoma) e infectado por HIV, fez quimioterapia e recebeu um transplante de células‐ tronco da medula óssea de um doador resistente ao HIV. Como resultado, tanto o câncer como o HIV retroagiram neste paciente. O receptor mais usado pelo HIV para entrar nas células do corpo é o CCR5. Um pequeno número de pessoas resistentes ao HIV tem duas cópias mutadas do gene do receptor CCR5. Isso significa que o vírus não pode penetrar nas células sanguíneas do corpo que costumam ser infectadas. O paciente recebeu células‐tronco da medula óssea de um doador que tem essa mutação genética específica, o que fez com que também ficasse resistente ao HIV.
A terapia celular a que o texto se refere

Correct! Wrong!

QUESTÃO 39

Afirmo, portanto, que tínhamos atingido já o ano bem farto da Encarnação do Filho de Deus, de 1348, quando, na mui excelsa cidade de Florença, (...) sobreveio a mortífera pestilência. (...) apareciam no começo, tanto em homens como nas mulheres, ou na virilha ou na axila, algumas inchações(...) chamava‐as o populacho de bubões (...).
Giovanni Boccaccio, Decamerão.
A respeito da Peste Negra do século XIV, é correto afirmar:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 40

A imagem a seguir refere‐se às principais rotas de comércio da África do Norte e Ocidental, no século XV.



Eric Wolf, A Europa e os Povos sem História (trad.). São Paulo: Edusp, 2005.
Em relação às rotas comerciais representadas no mapa, é correto afirmar que elas:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 41

A chamada “questão trabalhista” no Brasil foi objeto de conflitos, debates e regulamentações entre os anos 1920 e 1946. Identifique uma das dimensões deste processo:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 42

As tentativas holandesas de conquista dos territórios portugueses na América tinham por objetivo central:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 43

Note e adote:
Constante gravitacional: G @ 9 x 10−13 km3 /(kg h2);
Raio da Lua = 1.740 km;
Massa da Lua @ 8 × 1022 kg;
p @ 3.
Em julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin fizeram o primeiro pouso tripulado na superfície da Lua, enquanto seu colega Michael Collins permaneceu a bordo do módulo de comando Columbia em órbita lunar. Considerando que o Columbia estivesse em uma órbita perfeitamente circular a uma altitude de 260 km acima da superfície da Lua, o tempo decorrido (em horas terrestres ‐ h) entre duas passagens do Columbia exatamente acima do mesmo ponto da superfície lunar seria de

Correct! Wrong!

QUESTÃO 44

A transmissão de dados de telefonia celular por meio de ondas eletromagnéticas está sujeita a perdas que aumentam com a distância d entre a antena transmissora e a antena receptora. Uma aproximação frequentemente usada para expressar a perda L decibéis (dB), do sinal em função de d, no espaço livre de obstáculos, é dada pela expressão



em que l é o comprimento de onda do sinal. O gráfico a seguir mostra L em dB) versus d (em metros) para um determinado comprimento de onda l.



Note e adote:
Velocidade da luz no vácuo: c = 3×108 m/s;
p @ 3;
1 GHz = 109 Hz.
Com base no gráfico, a frequência do sinal é aproximadamente

Correct! Wrong!

QUESTÃO 45

Um estímulo nervoso em um dos dedos do pé de um indivíduo demora cerca de 30 ms para chegar ao cérebro. Nos membros inferiores, o pulso elétrico, que conduz a informação do estímulo, é transmitido pelo nervo ciático, chegando à base do tronco em 20 ms. Da base do tronco ao cérebro, o pulso é conduzido na medula espinhal. Considerando que a altura média do brasileiro é de 1,70 m e supondo uma razão média de 0,6 entre o comprimento dos membros inferiores e a altura de uma pessoa, pode‐se concluir que as velocidades médias de propagação do pulso nervoso desde os dedos do pé até o cérebro e da base do tronco até o cérebro são, respectivamente:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 46

A velocidade de escape de um corpo celeste é a mínima velocidade que um objeto deve ter nas proximidades da superfície desse corpo para escapar de sua atração gravitacional. Com base nessa informação e em seus conhecimentos sobre a interpretação cinética da temperatura, considere as seguintes afirmações a respeito da relação entre a velocidade de escape e a atmosfera de um corpo celeste.
I. Corpos celestes com mesma velocidade de escape retêm atmosferas igualmente densas, independentemente da temperatura de cada corpo.
II. Moléculas de gás nitrogênio escapam da atmosfera de um corpo celeste mais facilmente do que moléculas de gás hidrogênio.
III. Comparando corpos celestes com temperaturas médias iguais, aquele com a maior velocidade de escape tende a reter uma atmosfera mais densa.
Apenas é correto o que se afirmar em

Correct! Wrong!

QUESTÃO 47

Note e adote:
Despreze a massa do elástico, as forças dissipativas e as dimensões da pessoa; Aceleração da gravidade = 10 m/s2.
Um equipamento de bungee jumping está sendo projetado para ser utilizado em um viaduto de 30 m de altura. O elástico utilizado tem comprimento relaxado de 10 m. Qual deve ser o mínimo valor da constante elástica desse elástico para que ele possa ser utilizado com segurança no salto por uma pessoa cuja massa, somada à do equipamento de proteção a ela conectado, seja de 120 kg?

Correct! Wrong!

QUESTÃO 48

Um fabricante projetou resistores para utilizar em uma lâmpada de resistência L. Cada um deles deveria ter resistência R. Após a fabricação, ele notou que alguns deles foram projetados erroneamente, de forma que cada um deles possui uma resistência RD = R/2. Tendo em vista que a lâmpada queimará se for percorrida por uma corrente elétrica superior a V/(R+L), em qual(is) dos circuitos a lâmpada queimará?


Correct! Wrong!

QUESTÃO 49


Um drone voando na horizontal, em relação ao solo (como indicado pelo sentido da seta na figura), deixa cair um pacote de livros. A melhor descrição da trajetória realizada pelo pacote de livros, segundo um observador em repouso no solo, é dada pelo percurso descrito na

Correct! Wrong!

QUESTÃO 50

Um pêndulo simples é composto por uma haste metálica leve, presa a um eixo bem lubrificado, e por uma esfera pequena de massa muito maior que a da haste, presa à sua extremidade oposta. O período ܲ para pequenas oscilações de um pêndulo é proporcional à raiz quadrada da razão entre o comprimento da haste metálica e a aceleração da gravidade local. Considere este pêndulo nas três situações:
1. Em um laboratório localizado ao nível do mar, na Antártida, a uma temperatura de 0 °C.
2. No mesmo laboratório, mas agora a uma temperatura de 250 K.
3. Em um laboratório no qual a temperatura é de 32 °F, em uma base lunar, cuja aceleração da gravidade é igual a um sexto daquela da Terra.
Indique a alternativa correta a respeito da comparação entre os períodos de oscilação P1, P2 e P3 do pêndulo nas situações 1, 2 e 3, respectivamente.

Correct! Wrong!

QUESTÃO 51

O processo de desertificação é definido como a degradação ambiental e socioambiental, particularmente nas zonas áridas, semiáridas e sub úmidas, resultantes de vários fatores e vetores, incluindo as variações e alterações climáticas e as atividades humanas. BRASIL, Ministério do Meio Ambiente.
Dentre as medidas mais adequadas para mitigação dos efeitos da desertificação encontra(m)‐se

Correct! Wrong!

QUESTÃO 52

O Ciclone Tropical Idai atingiu o litoral de Moçambique na noite de quinta‐feira (21/03/2019), provocando grandes danos na cidade de Beira. Cerca de 500 mil pessoas ficaram sem energia, afetando também o setor de comunicações.
Essa notícia refere‐se ao Ciclone Tropical que atingiu principalmente Moçambique, Zimbábue e Malaui. Eventos dessa magnitude e superiores – o Ciclone Idai atingiu apenas a categoria 2 em uma escala de 1 a 5 – ocorrem em outros locais do planeta e não repercutem da mesma forma, com a perda de centenas de vidas. Isso ocorre em função

Correct! Wrong!

QUESTÃO 53

No Brasil, várias cidades registram ocupação irregular de encostas em áreas sujeitas a deslizamentos de terra (também chamados de escorregamentos). O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) trabalha no levantamento, mapeamento, recuperação e estabilização dessas áreas de risco. Um exemplo deste trabalho foram aqueles executados desde a década de 1970 referentes aos deslizamentos dos morros de Santos e São Vicente‐SP, cuja região é acometida há tempos por esses problemas, inclusive com a ocorrência de vítimas fatais. Para investigar os deslizamentos de terra nas áreas serranas tropicais brasileiras, o Instituto realizou levantamentos topográficos, geológicos e geomorfológicos, estudando também a distribuição dos tipos de vegetação existentes e as categorias de ocupação urbana dos morros.
Representação de deslizamento de terra (escorregamento) na região de Santos e São Vicente.



Baseando‐se nas informações do texto e na figura, é correto afirmar que:

Correct! Wrong!

QUESTÃO 54

Se muita gente hoje enxerga a Terra como um sistema dinâmico de conexões entre atmosfera, águas, rochas e biodiversidade, isso se deve, em larga medida, a Alexander von Humboldt (1769 – 1859). O vulcão Chimborazo (6.268 m de altitude), no atual Equador, foi utilizado por Humboldt como exemplo para apresentar com clareza, pela primeira vez, como cada faixa altitudinal em regiões montanhosas é um microcosmo de climas e biodiversidade.
Representação esquemática do vulcão Chimborazo



Considerando a relação entre vegetação e altitude, da base até o topo das zonas do vulcão representado, é possível obter a sequência:

Correct! Wrong!

Simulado Vestibular Fuvest
RESULTADO NEGATIVO
Você não atingiu a pontuação mínima de 61% para passar no teste. 🙁
Mas não desista! Este simulado é para te ajudar a treinar para o dia da prova real e você poderá fazer quantas tentativas quiser.

Desenvolvemos um sistema de avaliação que estabelece o mínimo de 61% de acertos como um resultado positivo e 60% um resultado negativo

Conte com o PRAVALER para te ajudar nos próximos passos.
RESULTADO POSITIVO
Parabéns! Você acertou mais de 61% das questões necessárias para ser aprovado! \o/
Continue estudando para ter o mesmo desempenho no dia da sua prova.

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Quantas questões tem a Fuvest ao todo?

A primeira fase da Fuvest é composta por 90 questões de múltipla escolha e dura 5 horas. São cobradas disciplinas vistas durante o ensino médio: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. A prova também inclui questões interdisciplinares.

No primeiro dia da segunda fase, o candidato terá que responder a 10 questões de Português e elaborar uma redação, do tipo dissertativo. No segundo dia de prova, serão 12 questões, sobre 2 a 4 disciplinas – dependendo da carreira escolhida.

O que cai na prova da Fuvest?

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) é responsável por elaborar o processo seletivo de ingresso em diversas universidades públicas do estado de São Paulo, com destaque para a Universidade de São Paulo (USP). O conteúdo que cai na prova da Fuvest pode variar de acordo com o curso e a carreira que o candidato deseja seguir, mas, em geral, o exame abrange as seguintes áreas:

  • Linguagens e Códigos: compreende questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Inglesa ou Espanhola, e Interpretação de Textos.
  • Matemática: inclui tópicos de Matemática básica, Geometria, Álgebra, Estatística, entre outros, dependendo do nível da prova.
  • Ciências Humanas: envolve questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza: compreende questões de Física, Química e Biologia.
  • Redação: uma redação dissertativa-argumentativa é parte importante do processo seletivo da Fuvest, e os temas podem abordar questões sociais, científicas, culturais, entre outros.

É importante destacar que o vestibular da Fuvest tem duas fases: a primeira fase, composta por questões objetivas de múltipla escolha, e a segunda fase, que inclui questões discursivas, redação e provas específicas para alguns cursos, como Medicina.

Por que fazer o simulado da Fuvest é importante?

A Fuvest é conhecida por seu estilo de prova único e rigoroso. Fazer simulados ajuda os candidatos a se familiarizarem com o formato das questões, a estrutura da prova e o tempo disponível, reduzindo a ansiedade no dia do exame real.

O simulado da Fuvest permite que os candidatos avaliem seu nível de conhecimento em relação aos conteúdos que serão abordados no vestibular. Isso ajuda a identificar áreas em que podem precisar de mais estudo e revisão. Inclusive, a gestão do tempo durante a prova é essencial para o sucesso no vestibular. Com os simulados, é possível praticar também o gerenciamento do tempo.

Por último, ao analisar os resultados dos simulados, os candidatos podem identificar seus pontos fracos e fortes em diferentes matérias. Isso ajuda na elaboração de um plano de estudos mais direcionado e eficiente.

Faça o simulado da Fuvest quantas vezes quiser e use isso como estratégia para se preparar adequadamente para esse vestibular altamente competitivo! Assim você se destaca, maximiza suas chances de aprovação e consegue enfrentar a prova com mais confiança e tranquilidade.

O Pravaler está com você em todas as etapas da sua vida acadêmica e por isso, criou esse simulado com questões de provas anteriores da USP para você praticar e garantir sua vaga nessa universidade tão concorrida. Boa sorte!

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: SimuladosPra testar
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