Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Pravaler ou Fies: afinal qual a melhor opção? Pravaler ou Fies: afinal qual a melhor opção?

Pravaler ou Fies: afinal qual a melhor opção?

Se você está em busca de opções para financiar seus estudos no ensino superior, nada melhor do que saber o que o mercado oferece. Acredite: a análise criteriosa das soluções disponíveis é essencial para você ter como fazer a melhor escolha.

Muitas pessoas associam o financiamento estudantil ao Fies, programa do governo federal controlado pelo MEC (Ministério da Educação). Porém, existem outros programas de financiamento privado, como o Pravaler, que costuma ter um processo menos rígido de aprovação dos alunos.

Sendo assim, fique conosco nesse post e veja qual tipo de financiamento vale mais a pena: Fies ou Pravaler!

Por que financiar os estudos?

O financiamento para estudantes é o melhor caminho para aqueles que não têm condições de arcar com os custos de um curso superior em uma faculdade particular. Nessa modalidade, o estudante tem suas mensalidades pagas por uma entidade que posteriormente recebe o dinheiro emprestado sob juros mais baixos do que normalmente é praticado no mercado.

A importância desse tipo de solução é dar ao aluno condições para que ele ingresse no mercado de trabalho para ter recursos e assim não somente pagar sua dívida, mas também começar a prosperar profissionalmente e financeiramente.

Vale lembrar que o ensino superior é tido como um diferencial de profissionais que conquistam os melhores empregos, entretanto, o acesso a ele não costuma ser tão fácil, seja em faculdades públicas em função da alta concorrência, seja em faculdades particulares por conta dos custos.

Como o Fies funciona?

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é aberto a qualquer estudante que tenha feito a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e que tenha interesse em concorrer a vagas de cursos de graduação presenciais.

Funciona da seguinte maneira: primeiro você faz o Enem, depois usa a nota obtida para concorrer com outros candidatos pelas vagas disponíveis em função de curso, faculdade, unidade e turno. Assim, o acesso se dá via competição pelas maiores notas. Se você for bem no exame, terá como concorrer às melhores vagas e assim ingressar em uma faculdade melhor. Além disso, é preciso comprovar renda dentro dos limites do programa.

Veja também: Passo a passo para se inscrever no Fies!

Fique atento não somente às datas do Fies, mas também ao calendário do Enem. O programa de financiamento abre inscrições a cada semestre, sempre considerando os resultados de qualquer edição do Enem desde 2010. As exigências mínimas são 450 pontos na média das provas e não zerar a redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa para o Fies e de até cinco salários mínimos por pessoa para o P-Fies.

A partir do primeiro semestre de 2024, com a chegada do Fies social, aqueles registrados no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 706) terão a opção de cobrir 100% das despesas universitárias somente após a conclusão do curso.

Como o Pravaler funciona?

O Pravaler é o maior programa de financiamento estudantil privado do país.

Com ele é possível financiar cursos nas maiores instituições de ensino particulares como Mackenzie, Estácio e Anhembi Morumbi. Embora também se destine a praticar taxas baixas de juros, o Pravaler se diferencia do Fies em relação ao acesso, que neste caso é bastante simplificado.

Para contratar o Pravaler, o estudante precisa apenas estar matriculado em uma instituição de ensino parceira e se enquadrar nos critérios de renda mínima e requisitos legais. Além disso, a solução contempla não só estudantes de ensino presencial, mas também de cursos a distância e semipresenciais, além de pós-graduação.

Outra vantagem é que o Pravaler não exige a participação no Enem, o que significa que, mesmo que você tenha ido mal na prova ou que tenha perdido o exame por qualquer motivo, ainda é possível financiar seus estudos sob condições muito vantajosas.

CTA estude nas maiores universidades do país pagando menos

Como contratar o financiamento do Pravaler?

Um benefício do crédito universitário do Pravaler, é referente a contratação, que pode ser feita em qualquer época do ano. Além disso, a contratação do financiamento do Pravaler é semestral e 100% digital. O estudante não precisa sair de casa ou levar documentos em algum banco. Tudo é feito  online através do nosso site.

A cada semestre, o estudante pode renovar o seu financiamento estudantil privado. Assim, caso ele consiga uma oportunidade no mercado de trabalho que permita quitar as mensalidades por conta própria, ele pode optar por não renovar o contrato de financiamento para o semestre seguinte.

Esse é um diferencial importante, pois em casos de cursos com alta taxa de empregabilidade, o Pravaler pode ser apenas o pontapé inicial para que o aluno comece a construir a própria trajetória. Dessa forma, não é necessário assumir um compromisso até o final do curso, ao contrário do que normalmente acontece com outros programas.

Vale lembrar que muitas universidades têm convênios com empresas, o que pode viabilizar o acesso a vagas de estágio para os estudantes já a partir do segundo semestre do curso.

Cursos financiados pelo Pravaler

Além da graduação, o Pravaler financia também cursos de pós-graduação, intercâmbio e ensino básico.​

Investir na educação é uma das melhores decisões que alguém pode fazer, pois traz uma ampla gama de vantagens e benefícios, como desenvolvimento pessoal, melhores oportunidades de carreira, empregabilidade,

É nesse sentido que o crédito estudantil pelo Pravaler aparece como uma vantagem a mais para quem quer ingressar na faculdade dos sonhos. Com ele, você consegue financiar seu curso dar continuidade ao seu projeto de qualificação profissional, podendo almejar as vagas mais desejadas do mercado de trabalho.

E não precisa ser um curso presencial. Também para a pós-graduação, o Pravaler contempla estudantes de cursos a distância e semipresenciais, algo que não é permitido dentro do Fies.

Como funcionam os juros do financiamento estudantil?

Tanto o Fies quanto o Pravaler apresentam diferenciais em relação à taxa de juros. Enquanto o Fies trabalha com diferentes tipos de contratos, que variam de acordo com a renda familiar, no caso do Pravaler, tudo depende do perfil de cada aluno. Assim, é essencial que você faça a sua simulação do seu financiamento estudantil para descobrir quanto irá pagar na mensalidade.

É interessante conferir todas as possibilidades que ambos os programas de financiamento oferecem para garantir a melhor escolha. A dica é ler sobre a taxa de juros do Fies e comparar com uma simulação no site do Pravaler.

Qual programa vale mais a pena, Fies ou Pravaler?

Tudo depende do seu perfil. Tanto o Fies quanto o Pravaler oferecem benefícios que vão desde a taxa de juros, consideravelmente inferior às taxas tradicionalmente praticadas no mercado, quanto em relação à questão da praticidade. Dependendo de qual for o seu interesse e também da sua estratégia, você pode usar o financiamento apenas para se inserir numa universidade de qualidade e assim conseguir o seu espaço no mercado de trabalho rapidamente, podendo assim cuidar das suas despesas por conta própria.

Além disso, é possível recorrer ao financiamento caso você tenha o interesse em se aprofundar em alguma área do conhecimento por meio da especialização, mas ainda não tenha recursos para tanto.

Enfim, o Fies e o Pravaler são soluções que podem simplificar o seu acesso ao ensino superior e, no caso do Pravaler, até alavancar seu crescimento profissional na pós-graduação. A dica final é conferir as possibilidades de cada um deles de acordo com o seu perfil pessoal antes de tomar a sua decisão.

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude nas melhores faculdades do Brasil pagando menos na mensalidade.

Contrate o seu financiamento estudantil sem precisar da nota do Enem.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter