5 profissões para quem gosta de contato com a natureza


Existem inúmeras possibilidades de carreiras que você pode seguir. Para facilitar a escolha, é importante definir quais são as atividades que você mais gosta de fazer. O passo seguinte é buscar profissões que sejam relacionadas a esses interesses. Quem gosta de ler, por exemplo, pode incluir em sua lista faculdades como Letras e Jornalismo.

Já para quem ama o verde, as melhores profissões são aquelas que permitem contato com a natureza. São carreiras dedicadas ao estudo e à preservação do meio ambiente. Confira algumas sugestões!,

5 ótimas profissões para quem ama a natureza

1 – Gestão Ambiental

Se você não só quer ficar perto da natureza, mas também quer trabalhar pela sua preservação, considere cursar a faculdade de Gestão Ambiental. Quem trabalha nesta área tem como principal objetivo a sustentabilidade e a conservação da biodiversidade do planeta. Alguns exemplos de atuação do gestor ambiental: programas de reciclagem, recuperação de áreas degradadas, implementação e gestão de educação ambiental.

O gestor ambiental pode trabalhar tanto na cidade quanto no campo. Pode atuar em indústrias, fazendas, secretarias do meio ambiente e organizações não governamentais.

2 – Oceanografia

Quem faz Oceanografia se prepara para investigar não só as características dos oceanos, como também de rios, lagos, mares e zonas costeiras. Nesta profissão, você fica em contato constante com a natureza, coletando amostras para avaliar as condições biológicas de ambientes aquáticos.

O oceanógrafo pode trabalhar fazendo o mapeamento do fundo dos oceanos, elaborar projetos de saneamento para zonas costeiras, desenvolver projetos para promover a conservação de ambientes aquáticos, atuar na recuperação de locais degradados e no cultivo de organismos aquáticos, entre outras atividades.

3 – Agronomia

Você tem interesse em trabalhar com agronegócio? Então, talvez, Agronomia esteja entre os melhores cursos para você. O agrônomo trabalha diretamente com o preparo e com o cultivo do solo. Também pode atuar no controle de pragas em plantações, com a criação de rebanhos, entre outras atividades. Para atuar nesta profissão, é preciso gostar de estar em contato com animais e com o campo.

No Brasil, as oportunidades para o agrônomo são muitas. Depois de formado, você pode escolher entre áreas como a zootecnia, a administração rural, a defesa sanitária e a engenharia rural. Também pode trabalhar no cultivo e na colheita de safras e na produção de biocombustíveis.

4 – Biologia

Outra das profissões voltadas para o estudo da natureza é a Biologia. Os trabalhos do biólogo são direcionados ao estudo e à preservação de animais e plantas. Esta também é uma boa profissão para quem apresenta características investigativas, já que o biólogo também pode atuar com pesquisas científicas.

Quem escolhe a Biologia como curso pode trabalhar em laboratórios de análises químicas, em colégios, universidades, empresas privadas, indústrias de alimentos, zoológicos e institutos de pesquisas. Também é possível buscar especialização em áreas como a genética, a biologia molecular, a biologia marinha e a botânica.

5 – Geografia

Quer dedicar sua carreira ao estudo dos efeitos da ocupação humana no planeta? Então, inclua a Geografia entre suas possíveis futuras profissões. Curiosidade, facilidade para trabalhar em equipe e boa capacidade de observação são exemplos de qualidades importantes para o geógrafo.

Para ter bastante contato com a natureza, depois de formado você pode optar por atuar em uma destas áreas da Geografia: planejamento agrícola, ecoturismo ou análise ambiental.

Lembrou de mais profissões ideais para quem gosta de estar em contato com a natureza? Ajude a enriquecer nossa lista e deixe suas sugestões nos comentários!

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.