6 aplicativos para resumo de livros 6 aplicativos para resumo de livros

6 aplicativos para resumo de livros

Se você souber usar a tecnologia a favor dos seus estudos, terá um diferencial e tanto na sua preparação para os exames. Nesse sentido, os aplicativos para resumo de livros podem ser uma ajuda e tanto para você se preparar para o ENEM e vestibulares, já que permitem que você assimile os conceitos mais importantes para determinada obra de forma mais rápida – uma mão na roda pra quem não tem muito tempo para estudar.

Quer saber mais sobre isso e conhecer algumas soluções que realmente podem trazer benefícios para você nos seus estudos? Então acompanhe.

Aplicativos para resumo de livros disponíveis

1. 12min

App 12 Minutos

O 12 minutos ou 12min é um app para resumo de livros para smartphone que oferece resumos qualificados de diferentes obras para os mais diferentes públicos. A promessa dos responsáveis pelo projeto é de uma obra por dia, sendo que o banco de dados atual já é enorme. Isso faz com que o aplicativo seja um dos mais completos da lista.

O 12min funciona no modelo áudio book, ou seja, você pode ouvir os resumos dentro de casa, no caminho para a escola, na academia ou em qualquer outro lugar.

Obras clássicas que são exigidas no vestibular, como é o caso de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Macunaíma e A Cidade e as Serras são apenas alguns exemplos do que é possível encontrar nesse que é um dos apps mais indicados no segmento. E o que é melhor: o 12min conta com uma versão gratuita, na qual é possível ter acesso somente a conteúdos específicos para cada dia da semana.

2. Blinklist

App Blinklist

É um aplicativo em inglês, mas que merece ser destacado por ser um dos mais conhecidos do mundo.

O Blinklist já superou a marca de 6 milhões de usuários, e isso não é por acaso. Seu acervo possui uma quantidade impressionante de mais de 2.500 resumos. São 19 categorias de livros resumidos em formatos de áudio e de texto. Em média, essas análises duram aproximadamente 15 minutos e existem diferentes tipos de planos para quem se interessar.

Apesar de ser em inglês, é uma alternativa interessante, uma vez que o Blinklist conta com um repertório vasto, no qual são incluídos materiais didáticos. Caso você domine o idioma, não deixe de conhecer essa ferramenta.

3. Esens

App Esens

Também disponível nas versões grátis e paga, o Esens é um aplicativo que reúne um grande acervo, que pode ser consultado no próprio aparelho ou baixado, caso o usuário tenha o interesse em estudar offline mais tarde.

No plano gratuito, é possível ter acesso a um único livro por dia, como acontece com o 12min, já na alternativa paga, o usuário pode ter acesso ilimitado para conferir todo o acervo. São diferentes tipos de planos disponíveis mesmo se você não tiver muito tempo para se preparar até a data da prova. O plano mensal, por exemplo, é o mais econômico entre eles.

4. Kindle Unlimited

App Kindle

Este não é necessariamente um aplicativo, mas sim um programa de empréstimo de livrosndisponíveis da Amazon que pode ser acessado via Kindle ou smartphone. Como a Amazon conta com milhares de obras, incluindo resumos de livros de ficção e não ficção, a solução aparece entre as mais recomendadas.

O Kindle Unlimited é um plano pago que permite ao assinante o empréstimo de até 10 livros por vez, o suficiente para que você dê conta de todas as exigências do vestibular. Além disso, o serviço da Amazon oferece uma série de funcionalidades que facilitam consideravelmente o aprendizado, como traduções instantâneas e a possibilidade de compartilhamento de trechos.

5. Kobo Books

App Kobo

O Kobo Books é um aplicativo com uma enorme variedade de soluções em sua biblioteca. O reader do Kobo funciona como uma rica plataforma de venda de ebooks e audiobooks em diversos idiomas. Entre suas principais funcionalidades estão a possibilidade de o leitor retomar a leitura de onde parou e fazer anotações usando o próprio aparelho.

Para encontrar bons resumos, basta fazer uma pesquisa rápida. O acervo de análise de obras é um dos principais diferenciais que o app oferece.

6. Anybooks

App Anybooks

Solução gratuita para quem procura uma opção fácil e eficiente. O Anybooks é um app que conta com uma boa variedade de livros em português, incluindo alguns resumos que podem ser úteis para estudantes interessados em vestibulares.

Com o Anybooks é possível fazer o download dos arquivos para ler offline, além de ter disponível uma ferramenta de sincronização com a qual o usuário tem como ler em diferentes dispositivos.

Basta procurar o app em uma loja virtual para baixar e procurar as análises literárias.

Mas afinal, quando vale a pena ler só o resumo?

A exigência de leituras de determinadas obras pode ser uma dificuldade a mais para o estudante. É natural que o ritmo corrido do ano do vestibular, com uma carga naturalmente grande de estudo, dificulte a assimilação de tantos conteúdos que exigem tempo e calma para a melhor assimilação. É por isso que essas soluções apresentadas são interessantes, pois facilitam o trabalho para quem já tem muito o que fazer.

Entretanto, substituir a leitura pelo resumo não é o ideal, pois o que justifica a exigência da leitura dos livros por parte de quem realiza os exames é exatamente o desenvolvimento de um repertório cultural mais amplo.

Assim, quando você recorre ao resumo, pode até compreender o que é suficiente para acertar eventuais questões a respeito do tema na hora da prova, mas certamente não terá a mesma qualificação que os concorrentes que leram as obras completas. Isso fica evidente em exigências como a redação e as provas dissertativas.

Por isso, respondendo à pergunta, vale a pena ler somente o resumo quando você definitivamente não tem tempo para ler o livro completo. Nesse caso, o mais indicado é recorrer ao resumo para amenizar o problema.

De maneira geral, embora não sejam a melhor solução para o aprendizado, os aplicativos podem ser muito úteis para você assimilar alguns conceitos e reforçar o que sabe a respeito de livros importantes para o vestibular.

Os aplicativos e a revisão

O mais indicado é que esses aplicativos sejam inseridos na sua preparação mais como uma ferramenta para que você possa revisar o que já estudou. Nesse sentido, eles são de grande utilidade, pois podem reforçar ideias chave e conceitos já assimilados e apontar aspectos que possivelmente você não identificou na obra.

É bom destacar que boa parte desses textos foi desenvolvida em outra época, considerando usos já não usuais da nossa língua. Assim, para lidar melhor com isso, o auxílio de especialistas é fundamental, e os resumos de livros costumam ser feitos por professores com larga experiência nesse trabalho.

Assim, caso você tenha conseguido ler os textos exigidos ao longo do ano, pode reservar um período na reta final para conferir essas análises e dessa forma melhorar a sua preparação.

Como fazer?

O mais importante é você criar uma estratégia e segui-la com rigor. Assim, a dica aqui é você se organizar para o período de estudos (o recomendável é no mínimo um ano) e dentro desse planejamento reservar um período para a revisão. Dessa forma você consegue ler as obras e conferir os resumos nos aplicativos.

Saiba mais sobre os métodos que melhor funcionam e adote aquele com o que você mais se identificar.

Agora, caso não haja tempo para uma organização mais longa e você precise escolher entre outras matérias e as obras literárias na reta final, então é recomendável estudar os resumos, pois no caso de outras matérias fica mais difícil recorrer a esse tipo de solução.

Agora que conhece os aplicativos para resumo de livros mais interessantes existentes, conheça também alguns temas para a redação do Enem 2019.

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.