10 dicas para lidar com a ansiedade antes da prova 10 dicas para lidar com a ansiedade antes da prova

10 dicas para lidar com a ansiedade antes da prova

Sempre que precisamos nos preparar para uma prova, a ansiedade se aflora em nosso organismo. E esse sentimento é normal, principalmente quando o assunto é vestibular. No entanto, se começa a impedir que você se concentre nos estudos, esse sentimento pode atrapalhar – e muito – no resultado, trazendo inúmeras inseguranças e frustrações.

Para entender como controlar a ansiedade pré-vestibular, existem diversas técnicas de estudo e até ferramentas que podem ser utilizadas. É importante compreender a diferença entre ansiedade e nervosismo, para controlá-los sem comprometer seu desempenho na prova. Em algumas situações, é preciso ainda contar com a ajuda de um profissional capacitado para fazer essa diferenciação.

Certamente você não será o primeiro nem o último ser humano a tremer na base ou passar uma noite em claro sabendo que no dia seguinte terá uma prova te aguardando em cima da mesa. Mas fique calmo e lembre: toda concentração é bem-vinda e não entrar em pânico vale a pena!

Se você sente que é prejudicado nos estudos ou até mesmo nas provas, fica tranquilo e não se desespere! Aqui vamos te ajudar a diminuir ansiedade com algumas dicas que valem ouro! Continue com a gente.

O que é ansiedade?

Antes de entender o que é, saiba: ansiedade não é frescura! Ela é uma reação do corpo humano diante de situações diversas, como falar em público ou desempenhar uma atividade que tem poder decisivo, por exemplo.

Um sentimento de transtorno, preocupação, tensão e medo são algumas das sensações que uma pessoa com ansiedade pode ter. Algumas sofrem com isso de maneira mais intensa do que outras, o que pode comprometer severamente com sua saúde emocional e, consequentemente, física.

É justamente por ser uma reação cada vez mais vista entre as pessoas, principalmente entre os grupos de estudantes, que a busca por compreender a ansiedade também aumentou. Mas é preciso atentar-se, pois não é porque você desenvolve um dos sintomas que, necessariamente, sofre com ansiedade.

A ansiedade pode ser confundida com alguns outros problemas de saúde, como nervosismo ou até com o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Ambas são muito parecidas e boa parte dos estudantes prestes a passar por um período de provas pode sofrer com uma delas. Mas existem diferenças cruciais para identificá-las.

O Transtorno de ansiedade é caracterizado pela tensão e preocupação excessiva e persistente diante de uma ação decisiva ou de exposição, causando sintomas mentais e físicos. Já o TDAH é caracterizado por uma forte falta de atenção e impulsividade, causando inquietação em atividades e baixo desempenho escolar.

Alguns comportamentos que passam despercebidos no seu dia a dia podem ser sinais de ansiedade. Para te ajudar a identificá-los e tratá-los, listamos alguns dos principais sintomas:

Sinais psicológicos

  • Sensação de perigo a todo o tempo;
  • Tensão excessiva;
  • Preocupação constante;
  • Problemas com concentração;
  • Inquietação;
  • Descontrole de pensamentos;
  • Medos irracionais;
  • Irritabilidade;
  • Insônia;
  • Agitação constante.

Sinais físicos

  • Respiração ofegante;
  • Desconforto abdominal ou digestivo;
  • Dor ou aumento das batidas cardíacas;
  • Tremores nas mãos ou pernas;
  • Fadiga excessiva;
  • Aumento de suor;
  • Boca seca;
  • Diarreia;
  • Tensão muscular constante.

Qual é a importância de controlar a ansiedade nas provas?

O esgotamento mental vindo da ansiedade pode surgir quando o estudante lida com a pressão de se dar bem em uma prova e ainda precisa adequar seu tempo de estudo com outras atividades de longo período que também são importantes, como trabalho, por exemplo. 

Estresse com o acúmulo de matérias, problemas relacionados aos professores ou colegas de sala e até mesmo influência externa, como família e vida financeira, podem ser gatilhos para que a ansiedade tome conta de seus dias. Mas, a parte boa é que quanto antes identificada, mais rápido o estudante pode encontrar alternativas para saber o que fazer para melhorar a ansiedade.

Ter o nervosismo e ansiedade controlados é fundamental para melhorar o desempenho do aluno em alguma prova ou tarefa. E isso vale desde os estudos até o momento de prestar vestibular. Assim, todo o esforço dedicado não será contaminado pela sensação de medo, aquele famoso “branco” não acontece e o resultado será de acordo com a sua dedicação e absorção de conhecimento.

Por que a ansiedade surge nos estudos?

É normal bater aquele receio de não lembrar nada da matéria no momento da prova. Afinal, esse é um período importante para definir os próximos passos do estudante.

O excesso de informação nos estudos e a incerteza de desempenho na avaliação podem desencadear uma série de preocupações que, para o corpo humano, é considerado uma ameaça, abrindo espaço, então, para os sintomas de ansiedade e nervosismo em excesso.

Por que a ansiedade prejudica os estudos?

Com a ansiedade instalada no organismo do estudante, seu foco nos estudos pode ser severamente prejudicado e, com a dificuldade em absorver o conteúdo, a desistência ou distração podem ser os caminhos mais fáceis.

É claro que é importante separar um período para descansar a mente do estudo pesado, mas é ainda mais importante insistir e respeitar o período estipulado para ele. Algumas práticas de concentração podem ajudar – e muito – quando o estudante não sabe o que fazer para diminuir a ansiedade pré-exame.

Por que é tão difícil controlar a ansiedade na hora das provas?

Parece fácil, mas controlar ansiedade está longe de ser tarefa simples. É preciso exercitar a mente para que ela não te domine, principalmente na hora da temida prova.

Muitos estudantes acreditam ou não conseguem, de fato, reduzir a ansiedade, já que desde o período anterior à prova eles carregam esse sentimento de grande tensão e medo por pensar em não conseguir estudar por tempo suficiente. Mas deixar o nervosismo te consumir pode prejudicar a linha de raciocínio durante a prova e fazer com que respostas de questões simples ou que foram estudadas sejam um verdadeiro desafio.

Como controlar a ansiedade durante as provas?

Se você sofre com esse mal, principalmente em época de prova, saiba que nem tudo está perdido! A pressão sempre vai existir, mas com muito empenho e trabalho mental, é possível garantir um resultado justo e sem preocupações excessivas.

Além disso, para te ajudar ainda mais, algumas dicas com exercícios para controlar ansiedade podem ser fundamentais nesse processo. Confira:

Prepare-se bem para a prova

Parece óbvio, mas muitos alunos com ansiedade consideram uma etapa difícil de ser seguida. Não tem segredo, quanto mais bem preparado você estiver, menos ansioso se sentirá. O ideal é que você mude a forma de encarar os testes. Em vez de enxergá-los como um mal necessário, passe a vê-los como um desafio e uma oportunidade de demonstrar sua disciplina, empenho, inteligência, memória e raciocínio.

Não estude na véspera

Deixar para estudar poucos dias antes da prova é um erro comum entre os estudantes. Para encarar o teste com mais tranquilidade, é importante se preparar com, pelo menos, duas semanas de antecedência. Passe pelas matérias estudadas no período e revise todas as anotações feitas em sala de aula.

Mantenha uma atitude positiva

Mesmo que seja um momento difícil e de muitas preocupações, se manter positivo e confiante durante o preparo e a aplicação da prova pode contribuir para o melhor desempenho do aluno. Mesmo que o material seja longo e completo, manter a leveza é uma alternativa e tanto para se dar bem.

Faça exercícios físicos

É comprovado que a prática de exercício físico reduz o estresse e ansiedade. Além disso, movimentar o corpo também estimula o trabalho do cérebro, potencializando o raciocínio rápido e a memória. Por isso, se não é seu costume, programe-se para colocar em prática alguns exercícios físicos nos dias que antecedem a prova.

Dormir bem

Uma boa noite de sono na noite anterior a prova é o remédio para combater a ansiedade. Isso porque, quando dormimos melhor e a quantidade indicada por especialistas, acordamos com a mente e corpo descansados e prontos para os próximos desafios.

Chegar cedo ao local da prova

Planeje seu dia para chegar com um espaço de tempo que antecede o horário da prova. Quanto mais atrasado estiver, maior será a ansiedade no momento da avaliação.

Manter a calma

Lembre-se que a prova não é um bicho de sete cabeças. Você estudou, se preparou para ela e sabe as respostas. Por isso, tente manter a calma e respire profundamente antes de começar e quando se sentir nervoso. O exercício de respiração profunda pode diminuir a ansiedade e melhorar a concentração.

Leia as instruções da prova com cuidado

Leia e escute atentamente todas as instruções da prova, são elas que te direcionarão durante a avaliação e, caso não siga, pode correr o risco de se sair mal. Se não entender alguma instrução, não hesite em tirar suas dúvidas com o professor ou supervisor antes de começar a responder as questões.

Avalie quanto tempo gastará em cada questão

Antes de iniciar, estipule um tempo para ficar em cada questão. Para isso, avalie o nível de dificuldade de cada uma delas e a quantidade. Saber administrar o tempo pode ser uma das soluções de como diminuir ansiedade.

Anote nela as fórmulas e os dados que você decorou

No decorrer ou até mesmo antes de começar a prova, anote nela mesmo ou em um rascunho dados e fórmulas que estudou e decorou. Assim, você não precisará se preocupar com a possibilidade de esquecê-los.

Não cisme com uma questão, passe para a próxima

Mesmo que seja a primeira questão da prova, se você não souber ou não lembrar da resposta, não se desespere e passe para a seguinte. Depois de responder todas as questões possíveis dentro do tempo estipulado para cada uma delas, volte para as que não conseguiu responder e dedique o tempo que resta para tentar de novo. Mas, não esqueça que não é preciso acertar toda a prova para tirar uma boa nota.

Concentre-se na prova

O recurso mais importante no momento de fazer uma prova. Quando a mente está concentrada em uma tarefa, as chances de ser contaminada pela ansiedade ou insegurança são baixíssimas. Se, em vez de pensar nas questões você ficar divagando, terá mais dificuldades em fazer uma boa prova. Por isso, a melhor dica para controlar a ansiedade na hora da prova é manter a concentração 100% nela.

Supere seu medo de desafios

Entenda que a vida é feita de desafios que devem ser superados. Alguns serão mais difíceis e outros você ultrapassará com facilidade, mas tenha em mente de que tudo deve ser tratado como uma forma de aprendizado.

Existem muitos textos para ajudar pessoas com ansiedade e até mesmo sites e conteúdos em vídeo na internet. A youtuber Débora Aladim, por exemplo, preparou um vídeo com uma série de dicas sobre como melhorar ansiedade nos estudos. Veja só:


Técnicas de concentração para lidar com a ansiedade na hora de estudar

Além de todas as dicas para controlar a ansiedade, algumas técnicas e exercícios de estudo podem ser a resposta para como reduzir a ansiedade e ainda evitar o esgotamento mental. Dá uma olhada:

Divida seu tempo em pequenos blocos de estudo

Faça um cronograma de estudo e nele divida o período em blocos diferentes. Assim, sua mente se concentra melhor e absorve as informações com mais facilidade e de acordo com as prioridades. Além disso, com o controle do tempo, você ainda consegue desenvolver outras atividades e, principalmente, descansar a mente antes da prova.

Alterne sua forma de estudar

Desenvolva métodos diferentes e didáticos para o estudo, que não sejam maçantes ou cansativos. Dessa forma será muito mais fácil e prazeroso esse momento. Anote e distribua informações em post its, elabora perguntas e responda sem espiar o material ou até mesmo grave aulas e tire um momento para ouvi-las.

A imagem abaixo é um exemplo de método para potencializar seus estudos. Com um controle de desempenho, você pode criar questões baseadas na matéria, respondê-las e, após isso, fazer uma correção. Ou até mesmo fazer isso conforme os trabalhos e questões são passadas em salas de aulas. Esse modelo é bem didático e te faz ter uma ampla visão de onde pode melhorar e onde você deve focar mais o estudo.

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Elimine distrações na hora de estudar

Assim que decidir começar os estudos, deixe de lado as distrações, como celular, televisão e redes sociais. Se isole em um ambiente com pouca movimentação ou barulho e peça para que ninguém te acione nesse período, a não ser em situações emergenciais.

Estude em um local organizado e tranquilo

Além de procurar um local com pouco barulho, é importante que o ambiente esteja organizado e tenha poucos objetos, assim você pode organizar os blocos de estudo com mais facilidade e não se perder nas informações.

Tenha uma programação organizada, mas seja flexível

Ter um cronograma é importante, mas ser flexível e ter um momento de descanso da mente é ainda mais fundamental para um bom desempenho. Além disso, por mais que você tenha separado um tempo para se dedicar ao estudo, nem sempre o dia sai como planejado para que isso aconteça, mas isso não deve ser um problema. Basta se reorganizar e priorizar tópicos que julga mais importante.

Crie um pequeno ritual antes de estudar

Assim que for começar seu período de estudo, certifique-se de que todas as atividades importantes do seu dia também já foram cumpridas. Deixe separado todos os materiais importantes, como caderno, anotações, canetas e livros. Prepare um lanche leve e beba bastante água. Evite estudar momentos antes de dormir, para que seu cérebro também descanse. Esse ritual faz total diferença para evitar a ansiedade.

Entender o que é e como controlar a ansiedade e nervosismo é a chave para uma boa performance em qualquer prova. Agora é com você! E não esqueça: ainda que tudo dê errado, é apenas uma prova. Caso você não vá bem nessa, é só se dedicar de novo para se dar melhor na próxima! Estude sempre e siga adiante. Essa é melhor maneira para lidar com ansiedade!

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