Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Anatomia humana: o que é, divisões, sistemas e mais!  Anatomia humana: o que é, divisões, sistemas e mais! 

Anatomia humana: o que é, divisões, sistemas e mais! 

Nas aulas de Biologia são aprendidos diversos conhecimentos sobre o funcionamento do organismo humano e de outros seres vivos. Uma das matérias mais vistas é a de anatomia humana, já que se trata de entender todos os detalhes sobre como é a estrutura do nosso corpo.

Neste artigo iremos explicar para você os principais pontos e informações que fazem parte dos conteúdos de anatomia do corpo humano. Continue acompanhando para tirar as suas dúvidas, complementar os seus resumos de estudo e saber como essa matéria é cobrada nas questões de vestibular. Boa leitura!

O que é anatomia humana?

A curiosidade em saber o que é anatomia humana está entre as dúvidas centrais da área das Ciências Biológicas. Afinal, esse tema abrange tantos tópicos importantes que acontece de ser comum precisar se manter informado para descobrir tudo o que é relacionado com o corpo humano, o organismo dos indivíduos, os sistemas que o compõem, além de outros assuntos.

A anatomia humana é o nicho da Biologia especializado em estudar a estrutura e a forma do corpo humano, assim como aquilo que o integra. A denominação desse setor vem do grego de “ana”, o que significa parte e “tomnei”, que é cortar. Ou seja, o próprio nome do campo de estudo quer dizer que ocorre a separação de cada parte do organismo a fim de visualizá-las individualmente.

Esse ato faz com que seja possível conferir em detalhes como são as estruturas que formam o organismo humano, sendo um método chamado de dissecação, e ajuda a biologia a descobrir ainda mais informações sobre o funcionamento dos órgãos, tecidos e dos sistemas.

Um fato interessante é que esse procedimento começou há séculos: os historiadores dizem que as primeiras dissecções são datas no século II a.C, na região de Alexandria. Em seguida, foram ainda mais praticadas durante o período denominado de Renascimento.

O que a anatomia estuda?

Agora que você já possivelmente entendeu do que se trata a área da anatomia humana, saiba que esse campo de estudos é focado em analisar o corpo humano em sua forma estrutural. Ou seja, a função principal é estudar as seções do organismo para compreender a sua funcionalidade, os impactos na saúde como um todo e como é a atividade particular de cada parte.

Os profissionais dessa especialização também são os responsáveis por verificar como a genética, isto é, as mudanças dos cromossomos, ou como o ambiente externo e o tempo (a velhice, por exemplo) podem causar alterações na anatomia humana. São alguns dos fatores complementares para compreender a atividade das partes do organismo e ter descobertas mais aprofundadas para melhorias na saúde das pessoas.

Divisões da anatomia

Você sabia que a anatomia humana é dividida em algumas partes? Entre elas há três que são mais populares, as quais iremos destacar neste tópico: a divisão de anatomia sistêmica, a anatomia regional ou topográfica e a anatomia clínica. Essa divisão auxilia no melhor entendimento de suas funções separadamente.

Anatomia sistêmica

A anatomia sistêmica é responsável por fazer os estudos dos sistemas do organismo, como o sistema muscular, o nervoso, o digestório, o respiratório, o circulatório, entre os demais que integram todo o corpo humano. Assim, se torna viável conferir em detalhes e com atenção como é o funcionamento particular.

Anatomia regional ou topográfica

Já a anatomia regional, como o nome diz, realiza um estudo com base nas regiões, e não nos sistemas. Alguns exemplos de regiões são: tórax e tronco em geral, membros superiores, cabeça, membros inferiores e pescoço.

Anatomia clínica

Representa o conhecimento obtido por meio de imagens. Isto é, o corpo humano é estudado a partir de ressonâncias, tomografias, radiografias e outros métodos similares.

Principais sistemas da anatomia humana

Os sistemas da anatomia humana, ou a anatomia sistêmica, não podem ficar de fora da sua revisão quando estudar Biologia para se preparar para o vestibular. Afinal, saber qual é a função e as atividades praticadas por cada um deles é importante para conseguir acertar as questões sobre esse conteúdo. Confira as informações sobre os sistemas.

Sistema tegumentar

O sistema tegumentar é aquele que é composto pela pele do corpo humano. Assim, trata-se do encarregado de proteger o organismo de fatores externos, como a entrada de patógenos, e de regular a temperatura, equilibrando a diferença interna do que é de fora.

Sistema esquelético

Como fica fácil de saber pelo nome, o sistema esquelético reúne os ossos e as cartilagens presentes por toda a extensão do organismo. Sua atividade principal é a de garantir tanto a sustentação do corpo quanto a sua movimentação.

Sistema muscular

O sistema muscular é o dos músculos estriados esqueléticos, o qual também auxilia na nossa mobilidade ao longo da vida.

Sistema nervoso

Sendo formado pelos nervos, pelo encéfalo e pela medula espinhal, o sistema nervoso auxilia na interação entre o meio interno do corpo humano e o externo a partir da percepção de mudanças.

Sistema cardiovascular

Reconhecido por ser tão importante quanto os demais sistemas, o cardiovascular é o conjunto composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Seu papel pode ser descrito como o responsável por distribuir substâncias, como o gás oxigênio, por todo o corpo.

Sistema respiratório

Os órgãos que fazem parte do sistema respiratório são: pulmões, faringe, laringe, traqueia, brônquios, alvéolos, bronquíolos e nariz, os quais cumprem a função de permitir a entrada de oxigênio, algo vital para a sobrevivência humana, e a saída de gás carbônico, o qual é produzido pelo organismo.

Sistema digestório

O sistema digestório faz a absorção dos nutrientes que são ingeridos por um ser humano a fim de garantir o que é indispensável para a saúde. Os órgãos encontrados nesse sistema são os seguintes: intestino grosso, intestino delgado, boca, estômago, faringe e glândulas acessórias.

Sistema urinário

Esse grupo do corpo humano é a conhecida por ajudar na limpeza das toxinas que se acumulam no organismo. Isso acontece porque os órgãos do sistema urinário – bexiga, rins, uretra e ureteres – têm a função de eliminar as substâncias que não precisamos e que não são desejáveis por meio da urina.

Sistema endócrino

De grande relevância para o comportamento do metabolismo, por exemplo, esse sistema da anatomia humana é composto pelas chamadas glândulas endócrinas e produzem os mais variados hormônios que agem a fim de regular as funções do organismo do ser humano.

Sistema reprodutor

Por fim, mas não menos importante, o sistema reprodutor é diferente entre mulheres e homens, apesar de em ambos tem o papel de reproduzir a espécie humana. Na mulher os órgãos deste sistema são o útero, a vulva, a vagina, a tuba uterina e os ovários. Já nos homens, são o pênis, os testículos, a uretra, os ductos deferentes, o epidídimo e certas glândulas.

O que é posição anatômica?

Para estudar a anatomia humana de forma correta, existe uma posição, a qual leva o nome de posição anatômica, em que as análises científicas devem ser baseadas. Essa postura funciona como um tipo de perspectiva que é mundialmente entendida, possibilitando a integração dos estudos feitos por pesquisadores de todos os países do globo.

Ela consiste em estar de pé, com o rosto voltado para a frente e com o olhar focado no horizonte, enquanto os braços ficam estendidos ao lado do corpo com as palmas das mãos viradas para a frente. As pernas devem permanecer juntas e os pés também se posicionam para a frente. É importante que a postura esteja totalmente ereta.

Questões de anatomia que caem no vestibular

Entender como uma matéria é cobrada nos vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser um diferencial no momento da prova real. Assim, praticar os seus conhecimentos, como os dos conteúdos de Biologia, com questões que já apareceram em processos seletivos anteriores é ideal para garantir que na data as suas chances de fazer mais pontos aumente.

Quer descobrir como os conteúdos de anatomia humana caem nos vestibulares? Trouxemos duas questões para você conferir:

1. (Enem 2019) O “The Kidney Project” é um projeto realizado por cientistas que pretendem desenvolver um rim biônico que executará a maioria das funções biológicas do órgão. O rim biônico possuirá duas partes que incorporam recentes avanços de nanotecnologia, filtração de membrana e biologia celular. Esse projeto significará uma grande melhoria na qualidade de vida para aquelas pessoas que dependem da hemodiálise para sobrevivência.

O dispositivo criado promoverá diretamente a:

    A) remoção de ureia
    B) excreção de lipídios
    C) síntese de vasopressina
    D) transformação de amônia
    E) fabricação de aldosterona

Resposta: A

2. (Enem 2018) Para serem absorvidos pelas células do intestino humano, os lipídios ingeridos precisam ser primeiramente emulsificados. Nessa etapa da digestão, torna-se necessária a ação dos ácidos biliares, visto que os lipídios apresentam uma natureza apolar e são insolúveis em água. Esses ácidos atuam no processo de modo a:

    A) hidrolisar os lipídios
    B) agir como detergentes
    C) tornar os lipídios anfifílicos
    D) promover a secreção de lipases
    E) estimular o trânsito intestinal dos lipídios

Resposta: B

E aí, o que você achou do nosso conteúdo sobre anatomia humana? Anote todas essas informações nos seus resumos, pratique as perguntas e respostas com simulados e mantenha a sua dedicação para se sair bem no dia da prova. Nós estamos nessa com você!

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter