Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
IA: estude e seja mais produtivo com o ChatGPT! IA: estude e seja mais produtivo com o ChatGPT!

IA: estude e seja mais produtivo com o ChatGPT!

As IAs (inteligências artificiais), como o ChatGPT, estão revolucionando a forma como estudamos, trabalhamos e realizamos tarefas de uma forma geral. Com alguns comandos simples e objetivos é possível utilizar essas ferramentas para otimizar o seu dia e organizar a sua agenda. São diversas as formas de incluir as IAs na sua rotina, quer ver algumas dicas? Continue lendo esse artigo!

O que é inteligência artificial?

As inteligências artificiais (IAs) são sistemas computacionais projetados para imitar a capacidade humana de aprender, raciocinar e resolver problemas. Elas desempenham um papel crescente em várias indústrias, impulsionando a automação e a eficiência.

ChatGPT

O ChatGPT é um ótimo exemplo de IA que vem se popularizando desde o seu lançamento. Ele foi desenvolvido pela OpenAI, é um modelo de linguagem avançado que utiliza aprendizado profundo para compreender e gerar textos. Ele tem sido amplamente utilizado para responder perguntas, fornecer informações úteis e até mesmo auxiliar na criação de conteúdo.

Hoje temos as versões 3.5 e 4 disponíveis. A versão 3.5 é gratuita, basta que o usuário faça o seu cadastro no site. Já para ter a versão 4 você precisará pagar uma mensalidade de US$ 20. Algumas coisas mudaram entre as duas versões, na versão mais atual além de compreender textos, também é possível pedir que ele faça a interpretação de gráficos e imagens, fornecendo diversas análises e insights sobre o conteúdo.

O ChatGPT 4 foi otimizado para ter maior poder de síntese e de conexão entre as ideias, além de ter uma capacidade de gerar conteúdo mais rapidamente e de resolver questões complexas, como realizar operações matemáticas envolvendo geometria e álgebra.

Dicas para utilizar inteligência artificial para estudar

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de se organizar para estudar e as inteligências artificiais são excelentes ferramentas para testar os seus conhecimentos ou para trazer informações complementares ao assunto que está sendo estudado. É possível utilizar ferramentas especificas para fazer mapas mentais ou utilizar o ChatGPT para criar resumos, criar flashcards ou revisar um texto, por exemplo.

Mapas mentais

O GitMind é uma ferramenta que através de inteligência artificial gera mapas mentais, um ótimo método de estudo. O processo é simples e super intuitivo, você escreve qual é o tema que está estudando ou quer desenvolver o seu mapa mental e em alguns segundos o seu modelo será construído, dividindo o tema central em categorias e dando definições de fácil memorização.

Treine fazendo perguntas

Formule perguntas específicas sobre o conteúdo que você está estudando e use o ChatGPT para obter respostas detalhadas. Ele pode esclarecer conceitos e oferecer insights adicionais sobre o tema.

Resumos e explicações

Você pode pedir para que o ChatGPT crie resumos de um tema ou de um capítulo de um livro ou um artigo. Também é possível pedir que ele te explique melhor sobre um conceito abstrato e cite exemplos para esclarecer esse tema.

Criar flashcards

Um método que também é muito popular entre os estudantes é a utilização de flashcards. Você pode fazer perguntas para o ChatGPT e pedir que ele te forneça respostas concisas, essas respostas você pode usar em cartões ou flashcards para consultas e revisões de informações enquanto estuda.

Construir cronograma de estudos

Com o ChatGPT é possui definir objetivos e cria um cronograma de estudos que se adeque a sua rotina. Você pode pedir para que ele defina tópicos mais importantes dentro de um dos temas que você precisa estudar e, com base nesses temas, pedir para que ele monte um cronograma de estudos com datas e horas específicas para cada assunto, incluindo também pausas para descanso e outras atividades.

Como usar inteligência artificial para ser mais produtivo

Com as dicas e comandos certos é possível utilizar o ChatGPT para ser mais produtivo e eficaz no seu dia a dia, com ele é possível automatizar tarefas repetitivas, organizar sua lista de afazeres e criar textos para explicar um projeto, por exemplo.

Geração de conteúdo

Uma das tarefas que é possível fazer utilizando o ChatGPT é a criação de conteúdo. Criar um texto para descrever melhor um de seus projetos, escrever títulos e fazer rascunhos de ideias e artigos, esses são apenas alguns dos exemplos do que é possível fazer utilizando inteligência artificial. Basta utilizar prompts que pedem à ferramenta que crie um texto de forma objetiva sobre o tema que você gostaria de escrever.

Tradução e edição de textos

Utilizar comandos para fazer edições e traduções de textos também podem ser muito úteis, pedir para que ele revise um artigo em outro idioma, por exemplo.

Organização de tarefas

A ferramenta também pode ser uma grande aliada na hora de montar a sua agenda de tarefas, pedir para que ele organize uma listagem, encaixe afazeres na rotina do seu dia, tudo isso pode fazer com que você tenha mais tempo livre para focar em projetos maiores que demandam mais do seu tempo.

Automatização de tarefas repetitivas

Se você tem uma tarefa que precisa repetir frequentemente, você pode pedir para que o ChatGPT te ajude criando scripts ou automatizando partes do processo.

Você pode ainda pedir para que o próprio ChatGPT te dê mais dicas de como você pode otimizar o seu tempo e ser mais produtivo!

Gosta desse assunto e pensa em investir em uma carreira na área de tecnologia? Então não deixe de contar com o financiamento estudantil do Pravaler, uma opção com muito menos burocracia e muito mais simples, todo o processo é feito de forma digital. Faça uma simulação e estude em uma das melhores faculdades do Brasil!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter