Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Veja a lista de faculdades reconhecidas pelo MEC Veja a lista de faculdades reconhecidas pelo MEC

Veja a lista de faculdades reconhecidas pelo MEC

Escolher onde estudar no ensino superior é uma decisão importante a ser tomada ao terminar o ensino médio. Afinal, a instituição escolhida para fazer a graduação da sua carreira de interesse poderá moldar e impactar o seu futuro profissional. Uma maneira de acertar na sua escolha é saber quais são as faculdades reconhecidas pelo MEC.

Quando uma faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação, ela tem um maior selo de validade e está garantido que essa instituição de ensino superior passou por um severo controle de qualidade. Assim, se você optar por estudar em uma faculdade reconhecida pelo MEC, o seu diploma também será válido e há maiores chances de o mercado de trabalho abrir as portas para você.

Quer saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC e conferir uma lista completa com várias opções de instituições de ensino superior, sendo presenciais e a distância? Então, continue acompanhando este conteúdo com boas dicas que preparamos para você!

Como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC?

O reconhecimento do MEC (Ministério da Educação) pode impactar no dia a dia de uma faculdade, de forma que ela busque ser ainda melhor e de qualidade para os seus estudantes matriculados. E essa é uma informação que todo jovem estudante universitário precisa saber, e que está disponibilizada no site do e-mec de forma gratuita.

Além disso, quando se trata de uma faculdade privada, todas as mensalidades pagas são um investimento em seu futuro profissional. Por esse motivo, ter a validação do MEC no curso escolhido faz com que você tenha mais garantia de que está investindo em uma boa instituição de ensino e que o seu diploma tem um grande peso no currículo.

Outro motivo para buscar as melhores faculdades que sejam reconhecidas pelo órgão público regulamentador é que se o seu desejo após a graduação for prestar concurso público na sua área ou até mesmo fazer uma pós-graduação, é preciso que o seu diploma seja válido segundo o MEC. Caso contrário, essas etapas seguintes da sua vida acadêmica e profissional estarão impedidas de acontecer.

Para ficar por dentro de como saber se uma faculdade é reconhecida pelo MEC, você pode seguir o passo a passo que iremos mostrar abaixo e ver se a universidade em que você estuda ou pretende estudar está inscrita nesse órgão do governo federal. Confira como checar essa informação:

  1. Entre no site oficial do e-mec;
  2. Clique na aba “Consulta Avançada”;
  3. Em seguida, na aba “Buscar por” escolha a opção “Instituição de Ensino Superior” ou “Curso de Graduação”;
  4. Ao optar pela pesquisa da instituição, uma caixa solicitando dados adicionais será aberta na sua tela;
  5. Depois, informe o nome ou sigla da instituição, seu estado (UF) e o seu município;
  6. Em “situação” clique na opção “Ativa”;
  7. Digite o código de verificação que aparecerá na caixa ao lado;
  8. Por fim, será exibida uma caixa com o nome da instituição. Clique e você será direcionado a uma nova página.

Para fazer essa pesquisa de um jeito mais rápido, facilitado e simples, prefira pesquisar pela universidade. Assim, menos informações são solicitadas e você confere o que deseja saber em poucos cliques.

Essa pesquisa também pode ser interessante de ser feita por alunos de vestibular que estão em dúvida entre qual instituição de ensino superior escolher, já que será possível comparar as notas concedidas pelo MEC e, assim, você poderá optar pela que tiver uma avaliação superior.

Quais são as melhores faculdades reconhecidas pelo MEC?

O Ministério da Educação realiza periodicamente rigorosas avaliações a fim de qualificar as instituições de ensino superior do país, dando notas de 1 a 5 para as faculdades e para os seus cursos, de acordo com os parâmetros que são avaliados.

Diversos critérios são analisados nessas avaliações, como o nível de formação do corpo docente, isto é, os professores do curso, a infraestrutura do campus oferecida e a sua qualidade, o plano de desenvolvimento pedagógico do curso, o investimento feito para pesquisas, a quantidade de cursos oferecidos e seus materiais, além de algumas outras características presentes no dia a dia das graduações.

Por isso, é comum que os estudantes escutem que certa faculdade recebeu nota 4, por exemplo, no MEC e que está em determinada posição do ranking do cenário nacional. Com notas altas, as instituições de ensino superior recebem um maior reconhecimento no mercado de trabalho e aumentam o seu renome.

Agora, que tal conferir a nossa lista com algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC? Veja abaixo, mas lembre-se que não estão por ordem de pontuação.

Faculdades presenciais reconhecidas pelo MEC

As faculdades presenciais fazem parte das rotinas de muitos estudantes, sendo um ponto de encontro entre o ensino e a troca com colegas de turma e com os professores. As estruturas físicas dessas instituições podem oferecer espaços que são aproveitados pelos alunos, como é o caso de laboratórios, bibliotecas, refeitórios e as próprias salas de aula.

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Centro Universitário Álvares Penteado (FECAP)
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Universidade de Brasília (UnB)
  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE)
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
  • Centro Universitário Ibmec (IBMEC)
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Faculdade de Administração de Empresas (FACAMP)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP)
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL)
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF SUL DE MINAS)
  • Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

E aí, alguma das faculdades que você quer estudar ou já estuda estão nessa relação? Em seguida, vamos dar uma olhada na lista de faculdades EAD reconhecidas pelo MEC, as quais podem ter custos menores para os estudantes, mas a mesma qualidade de uma graduação presencial.

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

Se você prefere uma maior flexibilidade e não quer se deslocar até o espaço físico, conhecer as faculdades a distância reconhecidas pelo MEC é fundamental. Essa modalidade de ensino tem feito cada vez mais sucesso entre os universitários que querem aproveitar os benefícios dessa alternativa de educação.

Além disso, as instituições de ensino que oferecem cursos a distância validadas pelo Ministério da Educação podem ser encontradas em diferentes opções de cursos de graduação, como em faculdade de Direito online reconhecida pelo MEC, em Administração, em Arquitetura, em Comunicação e muito mais. Assim, o peso do diploma de um curso a distância pode ser o mesmo de uma graduação presencial.

Como este é um segmento ainda em expansão, você pode encontrar as faculdades online reconhecidas pelo MEC no mesmo passo a passo que indicamos acima. No entanto, escolha a opção “EAD” em “Tipo de credenciamento”. Assim, a sua busca ficará restrita às instituições de ensino superior com ensino a distância.

Não deixe de optar por uma faculdade reconhecida pelo MEC e tenha um maior peso institucional em seu diploma ao terminar a sua graduação. E para estudar nas melhores instituições de ensino superior particulares do país, seja a distância ou presencial, use um financiamento estudantil que tem os valores que cabem no seu bolso.

No Pravaler você encontra a solução que procurava: as menores parcelas possíveis de crédito estudantil e até mesmo milhares de opções sem juros. Queremos estar com você ao longo de toda a jornada da vida universitária sem burocracia e sem parcelas que se acumulam. Afinal, nada deve impedir os seus sonhos profissionais e o início da sua carreira.

Se você quer descobrir agora mesmo as parcelas que você pagaria nas mais de 500 faculdades particulares que temos como as nossas grandes parceiras, faça a sua simulação em nosso site. Após encontrar a melhor opção para você e para o seu orçamento mensal, siga as outras simples etapas para fazer a contratação. É tudo online, rápido e fácil!

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter