Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Veja quais são os 5 melhores tipos de músicas para estudar Veja quais são os 5 melhores tipos de músicas para estudar

Veja quais são os 5 melhores tipos de músicas para estudar

Na hora de estudar, muitas pessoas sentem dificuldades para se concentrar e realmente mergulhar de cabeça nas matérias. Mas o que pode ser difícil para você nem sempre é complicado para os outros. Isso porque cada um de nós tem um método de estudo. Há pessoas que são mais auditivas e outras que são mais visuais.

Nesse caso, a música pode ser tanto um incentivo quanto uma ferramenta prejudicial. Para o perfil de estudante auditivo, a música é uma excelente forma de concentração, um catalisador que impede que você se distraia com outros detalhes. Já para os estudantes visuais, a música é sinônimo de distração completa. Continue lendo e saiba mais sobre a combinação entre música e estudos!

Devo ou não ouvir música enquanto estudo?

Tudo depende do seu perfil e do seu modo de estudo. Às vezes, você consegue até ouvir as músicas e estudar. Assim, a melodia faz com que você entre em harmonia com os estudos, facilitando a absorção do do conteúdo, que é o mais importante. Além das músicas clássicas, as músicas ambientais – que representam o som da natureza, por exemplo – são sempre muito bem-vindas, porque não causam nenhuma interferência na hora do estudo.

Alguns anos atrás, uma pesquisa financiada pelo Spotify mostrou que os estudantes que ouviam música clássica na hora do estudo conseguiam melhorar o desempenho em até 12% nas provas de matemática. O estudo foi feito na Grã-Bretanha e confirmou que estudar ouvindo música ajuda a aprimorar o aprendizado.

Um fato interessante é a escala tonal das músicas e do compasso usado. Por exemplo, dependendo do número de batidas por minuto, as frequências sonoras ativam regiões do cérebro que promovem o bem-estar, o relaxamento e incentivam até mesmo a liberdade criativa. Alguns especialistas dizem que a música clássica de Beethoven estimula a nossa imaginação e a concentração.

Quais são os melhores tipos de música para estudar?

A escolha da música para estudar pode variar de acordo com as preferências pessoais de cada estudante, mas geralmente é recomendável que você escolha músicas que possam promover a concentração e o foco. Veja abaixo quais são:

Música clássica

Muitas pessoas acham que a música clássica, como as composições de Bach, Mozart, Beethoven e Chopin, é ideal para estudar devido à sua natureza tranquila e sem letra, que pode ajudar a manter o foco. A música clássica muitas vezes apresenta melodias suaves e harmoniosas, que cria um ambiente calmo e sereno, ideal para concentração.

Veja tambémVeja como aplicar o método de estudo de Harvard

As composições clássicas frequentemente têm estruturas rítmicas previsíveis e repetitivas, o que pode ajudar a manter um ritmo constante de estudo sem interrupções inesperadas.

Música ambiente

A música ambiente, como sons da natureza, pode criar um ambiente calmo e propício para o estudo, reduzindo o estresse e promovendo a concentração. Certos tipos de música ambiente, como música inspirada na natureza, podem estimular a criatividade e a imaginação, ajudando a tornar o processo de estudo mais agradável e inspirador.

Música instrumental

A música instrumental oferece uma ampla opção de estilos e emoções, permitindo que você escolha músicas que se adequem ao seu estado de espírito e às demandas específicas de cada sessão de estudo. Gêneros instrumentais como jazz instrumental, música instrumental contemporânea ou trilhas sonoras de filmes podem ser boas opções, já que muitas vezes não têm letras e oferecem uma variedade de estilos para escolher.

Sem letras para distrair, a atenção do estudante pode se concentrar exclusivamente na música em si, criando uma experiência auditiva mais imersiva e profunda.

Música eletrônica instrumental

Certas formas de música eletrônica, como downtempo, ambient e chillout, podem fornecer um ritmo constante e relaxante que ajuda a manter o foco e a energia durante o estudo. A música eletrônica muitas vezes incorpora sons e texturas únicos que podem estimular o pensamento criativo e a resolução de problemas, tornando o estudo mais dinâmico e estimulante.

Música de meditação e yoga

Músicas projetadas para meditação, relaxamento ou práticas de yoga geralmente têm uma qualidade calmante que pode ser benéfica para o estudo. A música de meditação e yoga é projetada para induzir um estado de relaxamento profundo, o que pode ser benéfico para reduzir o estresse e a ansiedade.

Esses tipos de música muitas vezes enfatizam padrões rítmicos que se alinham com a respiração e o movimento do corpo, o que pode ajudar a criar um senso de calma e equilíbrio durante o estudo.


Como você pode observar, ouvir música na hora dos estudos pode aprimorar o desempenho de um estudante.

Entretanto, é preciso sempre observar se você é um estudante do tipo auditivo ou visual para encontrar o que funciona melhor para você. Algumas pessoas podem preferir estudar em completo silêncio, enquanto outras podem se beneficiar de uma trilha sonora suave ao fundo. O mais importante é escolher música que ajude a criar um ambiente propício para o estudo e que não cause distração. Que tal fazer um teste?

Comece com música clássica para se acostumar com a melodia e se concentrar no que está bem à sua frente. Assim, você se adapta a esse ambiente, trazendo mais agilidade e facilidade a esse momento tão importante, já que não perderá tempo com distrações!

Agora que você já sabe quais são os melhores tipos de músicas para estudar, leia também sobre:

Texto escrito por: PRAVALER
x

Conquiste seu diploma pagando menos na faculdade.

Simule o seu financiamento estudantil e veja como sua mensalidade pode reduzir.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter