Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Genética: conceito, função, características e mais! Genética: conceito, função, características e mais!

Genética: conceito, função, características e mais!

Nas aulas de Biologia tem um assunto que nunca fica de fora: os estudos sobre genética. Essa é a área das Ciências Biológicas responsável por explicar a fundo as características que definem os genes dos seres humanos e de outros seres vivos, sobre como acontece a transmissão dessas particularidades e muito mais.

Quem está na fase de pré-vestibular e está revisando os conhecimentos que são cobrados nas avaliações das universidades precisa entender os pontos que envolvem os conceitos de genética. Se você se identificou com esse momento e está procurando mais informações sobre este tema, continue lendo o nosso artigo para entender mais!

O que é genética?

A maioria das pessoas já ouviu falar sobre as características que são passadas de pai para filho e que acompanham as gerações de uma família, por exemplo. Isso pode acontecer tanto com aspectos físicos, influenciando em aparências parecidas, quanto em casos de doenças e demais situações de saúde.

Pois bem, saiba que é a genética o ramo da Biologia dedicado a estudar as questões de hereditariedade, isto é, de como é feita a transmissão dos genes de uma pessoa, ou outro ser vivo da natureza, para o seu descendente, também podendo ser chamada de herança biológica.

Quais são os conceitos básicos da genética?

Entender os conceitos que estão envolvidos em um determinado assunto, como os de genética dentro da Biologia, é essencial para que seja possível ter uma visão geral do tema ao estudar para o vestibular. Por isso, selecionamos os pontos básicos que devem estar presentes em seus resumos. Olha só:

Genes e DNA

Tendo como foco o DNA, essa área de estudo e pesquisa das Ciências Biológicas procura compreender, além de explicar, o modo como ocorre a sintetização de proteínas a fim de darem origem às células que irão carregar os genes.

O conceito de DNA é a informação de que se trata de uma molécula de ácido desoxirribonucleico que tem o papel de transportar a informação genética dos organismos, de forma que os genes sejam reconhecidos como os segmentos do DNA que aparecem em certos pontos dos cromossomos e que tem a função de determinar a síntese proteica.

Cromossomos

Um segundo conceito de grande importância dentro da genética se trata dos cromossomos: que é uma molécula de DNA já condensada e enrolada em proteínas. Existem diferentes categorias de cromossomos, como os que são chamados de sexuais (X ou Y) que definem o sexo biológico do ser humano ou os homólogos, aqueles que têm o mesmo conjunto de lócus (a posição ocupada por um gene no cromossomo).

Mutação genética

O material genético do organismo ou de vírus, isto é, o genoma, podem mudar, sendo o que é reconhecido como mutação genética. Esse processo acontece quando algum agente mutagênico faz uma alteração induzida ou natural no genoma, o que ocorre em três níveis: cromossômica, molecular e genômica.

As mutações genéticas são as motivadoras de variabilidade genética, algo que está diretamente conectado com a evolução dos seres vivos.

Como funciona a genética humana?

A principal parte do funcionamento da genética humana é por causa dos encontros dos gametas óvulo e espermatozóides. Neles estão reunidas as informações genéticas do homem (cromossomo Y) e da mulher (cromossomo X) e, ao se misturarem no óvulo fecundado irão dar origem ao DNA do novo indivíduo, o bebê a ser gestado na barriga da mulher.

Nesta etapa vai acontecer a transmissão da herança genética de cada genitor, sendo 50% de cada um. Isso faz com que o ser humano em formação receba características hereditárias, como a aparência dos pais, condições de saúde que são passadas para as próximas gerações, predisposição para alguns traços de comportamentos e outras particularidades.

É importante saber também sobre a existência dos genes dominantes e dos genes recessivos. Os primeiros são, como a sua denominação já diz, os mais fortes e terão predominância no processo de transmissão dos genes, enquanto os recessivos ficam para trás e podem não fazer parte do DNA do bebê.

Quem é considerado o pai da genética?

Todo assunto das Ciências Biológicas ou das Ciências Humanas têm um, ou mais, pesquisadores como os responsáveis pela descoberta em questão. No caso da genética foi o monge Gregor Johann Mendel. Ele é reconhecido por essa descoberta por causa de um trabalho que publicou em 1866 a respeito de experimentos feitos com ervilhas.

O título de seu artigo era Experimentos em hibridização de plantas e consolidava as conclusões referentes aos testes realizados em seu laboratório. Esse material foi o ponto de partida para que posteriormente ficaram conhecidas as chamadas 1ª Lei de Mendel e 2ª Lei de Mendel.

Após Mendel, outros pesquisadores renomados deram continuidade aos seus experimentos e estudos, como Correns, Tschesmak, De Vries e Morgan. Foram feitas novas descobertas com base em outros testes até chegar ao que sabemos hoje.

Questões de genética que caem no vestibular

Agora que você ficou sabendo sobre o que é genética e quais são os seus conceitos, que tal conferir como esse assunto aparece nas questões dos principais vestibulares? Veja o exemplo a seguir:

(Enem Digital 2020) Alterações no genoma podem ser ocasionadas por falhas nos mecanismos de cópia e manutenção do DNA, que ocorrem aleatoriamente. Assim, a cada ciclo de replicação do DNA, existe uma taxa de erro mais ou menos constante de troca de nucleotídeos, independente da espécie. Partindo-se desses pressupostos, foi construída uma árvore filogenética de alguns mamíferos, conforme a figura, na qual o comprimento da linha horizontal é proporcional ao tempo de surgimento da espécie a partir de seu ancestral mais próximo.

ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. Nova York: Garland Publisher, 2008.

Qual espécie é geneticamente mais semelhante ao seu ancestral mais próximo?

  1. Cavalo
  2. Ovelha
  3. Veado
  4. Porco
  5. Vaca

Resposta certa: E

 

Gostou? Continue estudando sobre genética para garantir ainda mais pontos no Enem e nos demais processos seletivos das universidades brasileiras. Inclua essas informações no seu resumo de Biologia e não deixe de fazer simulados para praticar os seus conhecimentos, combinado? Conte com a gente na sua jornada acadêmica!

CTA simule seu financiamento - Dicas de Estudos

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter