Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

3 coisas que podem atrapalhar os estudos pré-vestibular

Não tem jeito. Quem ainda não passou por ele, vai passar: o ano do vestibular é pesado, exige dedicação e esforço, mas a recompensa faz valer todos os dias de estudo.

Para quem já sabe o curso e a instituição para a qual vai prestar vestibular, concentrar-se nos estudos pode ser menos complicado. Agora, para quem não tem a definição mas mesmo assim precisa se preparar, a questão psicológica pode ser um fator a mais que precisa ser trabalhado para que os estudos rendam e que o objetivo do tão sonhado ingresso no curso superior seja conquistado.

Independentemente da situação, é preciso traçar uma nova rotina no ano de vestibular e tomar uma série de cuidados para ter o melhor aproveitamento dos estudos. No post de hoje, listamos algumas coisas que podem lhe atrapalhar e, que portanto, devem ser evitadas. Confira!

O que pode atrapalhar os estudos pré-vestibular?

Não definir uma rotina de estudos

A disciplina é a melhor amiga de um vestibulando. Por isso, use-a a seu favor! Estabelecer uma rotina de estudos é o primeiro passo para conquistar a sua vaga na universidade. Seja qual for a sua atividade, reserve pelo menos um período do dia para os estudos. O ideal é que seja de dia, já que estamos mais dispostos e a nossa mente mais descansada para absorver as informações.

Mas se você trabalha, não desanime: use a noite da melhor forma e não prejudique o seu descanso para poder trabalhar bem no dia seguinte.

Além de definir um período, é preciso também estabelecer um cronograma de estudos com as matérias e o tempo reservado para cada uma delas. Há quem prefira começar por aquelas que têm mais facilidade e outros que encaram as mais difíceis de primeira. Faça testes para descobrir como você rende mais, encontre o seu ritmo e comprometa-se com os estudos.

Não fazer pausas para descanso

Quanto mais estudar, melhor, certo? Errado. Mais importante do que a quantidade do estudo, é preciso que ele tenha qualidade – e isso depende bastante das pausas. O ideal é que, a cada 50 minutos de foco nos estudos, você faça uma pausa de 10 para que o seu rendimento não caia e você consiga realmente absorver o conteúdo.

Veja também: 11 canais do YouTube que podem ajudar nos seus estudos.

Outra questão importante quando o assunto são as pausas é que é preciso dedicar-se aos estudos, mas eles não devem extinguir os momentos de lazer, que são essenciais para o bem-estar e para manter a produtividade. Aqui, o ideal é ater-se ao planejamento definido.

Não ter um local adequado para os estudos

No que diz respeito ao estudo qualitativo, o ambiente em que se está interfere muito. Para que um local seja adequado para estudar, ele precisa ser tranquilo – sem barulhos que impeçam a concentração -, além de ter uma mesa e cadeira confortável, bem como um iluminação adequada.

Se você estuda no quarto, por exemplo, mantenha longe tudo aquilo que possa trazer distração, como smartphone, computador, videogame e televisão. A produtividade exige concentração e assim é mais fácil que os estudos para o vestibular fluam.

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter