Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Teste MBTI: para que serve este teste de personalidade? Teste MBTI: para que serve este teste de personalidade?

Teste MBTI: para que serve este teste de personalidade?

Você já ouviu falar sobre o teste MBTI? Provavelmente com esse termo técnico, não. Mas com certeza ao longo da sua vida, você já se deparou com algum teste de personalidade, seja para descobrir qual a sua carreira ideal, ou o parceiro que mais se encaixa no seu perfil.

Fato é que, ao longo dos anos, diversas ferramentas foram sendo descobertas com o intuito de conhecer o próximo, ou a si mesmo, e quais são as suas necessidades humanas. E esse é o caso do teste de MBTI. Criado na metade do século XX, o teste MBTI é capaz de identificar até 16 tipos de personalidades diferentes, e vem sendo muito utilizado, principalmente, por empresas e equipes de recursos humanos.

Para entender melhor o que é esse teste de personalidade e para que serve, preparamos um artigo completo com todas as informações. Ah, mas já te adiantamos que, além de muito eficaz, o teste MBTI é confiável. Então, vem com a gente!

O que é o teste de MBTI?

Sua origem vem das siglas em inglês Myers-Briggs Type Indicator, ou para o português como “tipologia de Myers-Briggs”. Esse instrumento foi desenvolvido ainda durante a Segunda Guerra Mundial por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers, baseado nas teorias de Carl Gustav Jung sobre os tipos de personalidade, que, a partir da leitura feita pela mãe e filha, criaram o teste conhecido hoje como MBTI.

Assim como o teórico, Katherine e Isabel acreditavam que cada ser humano tem suas diferenças e que, de certa forma, elas impactam em suas relações.

Fato é que, o objetivo de ambas era na verdade, auxiliar mulheres que trabalhavam em indústrias e entender em qual função elas seriam mais eficientes, e também ajudar na promoção da paz mundial ao fazer as pessoas entenderem suas diferenças individuais e sua importância para a sociedade.

Mas afinal, como essa ideia, surgida ainda durante uma guerra, é aplicada no nosso dia a dia? Toda a popularidade já vista atualmente se dá pela eficiência que esta ferramenta proporciona ao classificar e identificar 16 tipos de personalidades diferentes, e entre elas, suas características, como, comportamento, estilo e entre vários outros aspectos.

Para que serve o teste de MBTI?

Como mencionamos, o teste de MBTI é um indicador que vem sendo amplamente utilizado por corporações, que buscam por meio desta ferramenta, identificar a personalidade de cada indivíduo.

Em termos simples, o teste MBTI serve, principalmente, para entender como um profissional ou colaborador se comporta dentro de uma organização/empresa. Dessa forma, é possível detectar como é o modo de trabalho de cada um, sua maneira de se comunicar, além de suas ações diante de determinados acontecimentos.

Vale salientar ainda que, esse instrumento não é recomendado para utilização em processos seletivos e entrevistas de emprego, e sim, para orientação, aconselhamento de carreira, desenvolvimento pessoal ou coletivo dentro de uma corporação.

Como funciona o teste MBTI?

O teste de personalidade MBTI funciona por meio de um questionário que pode ser aplicado tanto de forma impressa como digital. Ele consiste em uma série de perguntas que são respondidas de acordo com a seguinte escala:

  • Concordo totalmente
  • Discordo totalmente
  • Indiferente
  • Concordo parcialmente
  • Discordo parcialmente

Após o preenchimento, os dados passam por uma tabulação, e em seguida, é gerado um relatório com os resultados, que a partir disso, trazem uma avaliação sobre os pontos fortes e fracos de cada personalidade.

Os resultados finais são constituídos por uma combinação de quatro letras, dentre oito possíveis, que devem estabelecer uma classificação lógica de cada perfil, e são elas:

  • Fonte de energia: extrovertido (E) e introvertido (I);
  • Modo de perceber o mundo: sensoriais (S) e intuitivo (N);
  • Maneira de avaliação, julgamento, organização e decisão: racionalistas (T) e sentimentais (F);
  • Estilo de vida: julgadores (J) e perceptivos (P).

Ao final, cada pessoa receberá uma sigla com quatro letras, por exemplo, INTP (introvertido, intuitivo, racionalista e perceptivo), e é a partir desse resultado que se tem a personalidade de um indivíduo, no quesito logístico. Falaremos mais adiante sobre essas nomenclaturas.

Quais são os tipos de personalidade?

Se você chegou até aqui, deve estar ansioso para saber o que são, de fato, esses testes na prática.

É interessante destacar que, entre esses, existem outros questionários, como por exemplo o teste de perfil comportamental, que buscam de alguma forma, agregar mudanças, sejam elas comportamentais, de desenvolvimento profissional, entre outros, que podem ser eficazes para sua trajetória. Fica a dica!

Mas, se tratando de MBTI teste, agora você vai conhecer as 16 personalidades que resultam das combinações de letras que explicamos anteriormente.

Vale dizer, novamente, que essa classificação é apenas o ponto inicial do teste, e é indispensável a compreensão dele, pois, a partir da interpretação é possível entender o que cada um desses perfis significa, a fim de melhorar suas relações, seja no ambiente de trabalho ou não.

Os 16 tipos de personalidades possíveis a partir do teste MBTI são:

  • INTP: Lógico
  • INTJ: Arquiteto
  • ENTJ: Comandante
  • ENTP: Inovador
  • INFJ: Advogado
  • INFP: Mediador
  • ENFJ: Protagonista
  • ENFP: Ativista
  • ISTJ: Logístico
  • ISFJ: Defensor
  • ESTJ: Executivo
  • ESFJ: Cônsul
  • ISTP: Virtuoso
  • ISFP: Aventureiro
  • ESTP: Empresário
  • ESFP: Animador

A partir das personalidades, o teste permite ainda, dividi-los em grupos para melhor entendimento. Veja a seguir.

Analistas

É composto pelos grupos: arquiteto, lógico, comandante e inovador. São considerados pragmáticos e racionais, além de independentes.

Diplomatas

Nessa categoria estão: advogado, mediador, protagonista e ativista. Também chamados de “idealistas”, os diplomatas têm seu foco direcionado principalmente a empatia e cooperação. São ótimos ao aconselhar, além de serem bons mediadores de conflitos.

Exploradores

Fazem parte os grupos: virtuoso, aventureiro, empresário e animador. Os exploradores são denominados como “artesões”, são eles que são habilidosos e sobretudo, são indivíduos que sabem tomar decisões rápidas.

Sentinelas

Formam os sentinelas: logístico, defensor, executivo e cônsul. São também conhecidos como “guardiões”, e caracterizam indivíduos trabalhadores e que possuem facilidade para lidar com hierarquia e organização.

E você? Conhecia o teste MBTI? Compartilhe esse conteúdo e torne essa informação mais acessível!

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter