Decidir por uma graduação não é tarefa fácil, ainda mais quando as opções são áreas próximas, como Marketing e Publicidade e Propaganda.
Ao chegar na hora de escolher uma carreira, diversos estudantes se perguntam: é melhor fazer Marketing ou Publicidade e Propaganda? Embora esses cursos estejam relacionados e, muitas vezes, atuem em conjunto dentro das empresas, cada um tem sua proposta, perfil de estudante e mercado de trabalho específicos.
Neste artigo que preparamos a seguir, você vai entender as principais diferenças, o que se estuda em cada graduação, além de informações sobre salários e valores de faculdades, para ajudar a tomar a melhor decisão.
Neste artigo você vai encontrar:
Marketing ou Publicidade: quais as diferenças?
Apesar de complementares, Marketing e Publicidade e Propaganda não são a mesma coisa. A diferença principal está no foco de atuação, já que o Marketing é mais estratégico, voltado para análise de mercado, comportamento do consumidor, planejamento e resultados de vendas.
Por outro lado, a Publicidade e Propaganda trabalha a criação e comunicação, transformando ideias em campanhas que despertam o interesse do público.
Ou seja, enquanto o Marketing busca entender quem é o cliente e o que ele deseja, a Publicidade transforma esse conhecimento em mensagens criativas para gerar conexão.
O que faz um profissional de Marketing?
O profissional de Marketing atua na gestão de marcas, produtos e serviços. Ele analisa dados de mercado, cria estratégias de posicionamento, desenvolve planos de vendas e acompanha indicadores de desempenho.
Veja também: Mercado de trabalho em Marketing Digital – conheça as principais áreas de atuação
As suas principais atividades incluem:
- Pesquisa de mercado e análise de concorrência;
- Desenvolvimento de estratégias de preço e distribuição;
- Planejamento de campanhas de mídia digital e offline;
- Gestão de redes sociais e performance de anúncios;
- Relacionamento com clientes e fidelização.
Portanto, com base nessas características e na visão completa da formação, pode-se dizer que não é verdade que quem se forma em Marketing é publicitário. Isso porque o publicitário tem foco criativo, enquanto o profissional de Marketing é mais voltado à gestão e análise estratégica.
O que faz um publicitário?
Então, como está acima, o publicitário é o responsável por transformar estratégias em comunicação criativa. Esse é o profissional responsável por criar campanhas, peças gráficas, roteiros, slogans e desenvolver conteúdos capazes de conectar marcas e pessoas.
Veja também: Mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda – saiba onde trabalhar
Entre suas principais funções estão:
- Criação de campanhas publicitárias;
- Produção de peças gráficas, vídeos e roteiros;
- Planejamento de mídia e escolha de canais de comunicação;
- Criação de identidade visual e gestão de marca;
- Redação publicitária e storytelling.
Dessa forma, é uma área muito ligada à criatividade e ao contato direto com tendências culturais, artísticas e comportamentais.
Como escolher entre os dois cursos?
A escolha entre Marketing ou Publicidade e Propaganda depende principalmente do perfil do estudante e das expectativas de carreira.
Perfil do estudante de Marketing
O aluno de Marketing geralmente tem afinidade com números, gestão e análise de dados. É curioso em entender o comportamento das pessoas e busca transformar insights em estratégias. Habilidades como organização, raciocínio lógico e visão de negócios são valorizadas.
Perfil do estudante de Publicidade e Propaganda
O estudante de Publicidade e Propaganda costuma ter um perfil mais criativo, comunicativo e inovador. Quem gosta de design, audiovisual, redação e criação de ideias para engajar pessoas encontra nesse curso um caminho ideal.
O que se estuda no curso de Marketing?
A grade curricular de Marketing é bastante voltada para negócios e estratégias. Alguns conteúdos comuns são:
- Administração e gestão empresarial;
- Comportamento do consumidor;
- Estratégias de preço e distribuição;
- Marketing digital, SEO e mídias sociais;
- Planejamento de vendas e relacionamento com clientes.
É um curso que mistura conceitos de gestão com ferramentas modernas de comunicação digital.
O que se estuda no curso de Publicidade e Propaganda?
Já a graduação em Publicidade e Propaganda tem uma pegada criativa e prática. Entre as disciplinas estão:
- Teoria da comunicação e mídia;
- Criação publicitária e direção de arte;
- Produção audiovisual, rádio e TV;
- Redação publicitária e design gráfico;
- Planejamento e gestão de campanhas.
A ideia é preparar o estudante para atuar em agências de publicidade, departamentos de marketing ou como freelancer criativo.
Mercado de trabalho em Marketing
O mercado de Marketing é bastante amplo. Profissionais podem atuar em empresas de diferentes setores, startups, consultorias, comércio eletrônico ou até abrir o próprio negócio.
Com a transformação digital, áreas como Marketing Digital, Business Intelligence e Growth Hacking estão em alta.
E quando surge a dúvida relacionada com qual ganha mais, Publicidade e Propaganda ou Marketing, a resposta é que depende da área e da experiência. No geral, profissionais de marketing tendem a ter maiores oportunidades em cargos estratégicos e de gestão, o que pode refletir em salários mais altos ao longo da carreira.
Mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda
Já o mercado de Publicidade e Propaganda é dinâmico e competitivo. Muitos publicitários trabalham em agências de comunicação, produtoras de vídeo, departamentos de marketing ou de forma autônoma.
Segundo pesquisas salariais, a média no início da carreira gira em torno de R$ 2.500 a R$ 3.500. Já cargos mais especializados e criativos podem ultrapassar R$ 8 mil, dependendo do porte da empresa e da região. Assim, respondendo à dúvida sobre qual é o salário de um publicitário, a verdade é que a média varia bastante, mas há boas perspectivas para quem se destaca no mercado.
Onde estudar Marketing?
Se você deseja cursar Marketing, é possível encontrar graduações em universidades públicas e privadas de todo o Brasil. O valor de uma faculdade de Marketing pode variar entre R$ 600 a R$ 1.500 por mês, dependendo da instituição e da modalidade (presencial ou EAD).
Veja também: Conheça as melhores faculdades de Comunicação e Artes do Brasil
Para quem busca acessibilidade, existem opções de financiamento estudantil privado, bolsas de estudo e descontos em mensalidades. Aqui no Pravaler, por exemplo, temos parceria com faculdades particulares renomadas, como Anhembi Morumbi, Unisinos, UniRitter, FMU e muitas outras.
Onde estudar Publicidade e Propaganda?
A graduação em Publicidade e Propaganda também está presente em diversas universidades, geralmente na modalidade presencial, por ser um curso muito prático. As mensalidades variam de R$ 800 a R$ 2.000 mensais.
Assim como no Marketing, é possível contar com programas de bolsa e financiamento estudantil para viabilizar o sonho de cursar a faculdade. Por exemplo, você pode estudar na Universidade São Judas Tadeu, UNISUL, UNISINOS, Mackenzie e diversas outras faculdades particulares que são parceiras do Pravaler.
Agora que você chegou aqui, vale reforçar que não existe um curso melhor que o outro, pois tudo depende do seu perfil, dos seus objetivos e de onde você se imagina no futuro.
E se a preocupação for com os custos, tanto em Marketing quanto em Publicidade e Propaganda é possível contar com soluções de financiamento estudantil privado, como o Pravaler, que ajuda milhares de estudantes a conquistar a graduação sem pesar no bolso.