Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Descubra quais são os mitos e fatos sobre financiamento estudantil Descubra quais são os mitos e fatos sobre financiamento estudantil

Descubra quais são os mitos e fatos sobre financiamento estudantil

Que não ter dinheiro para pagar as mensalidades da educação superior deixou de ser um motivo para não estudar, isso você já sabe. Hoje em dia, há diversas formas de conseguir uma ajuda financeira para pagar o seu curso dos sonhos na faculdade que sempre quis: bolsas de estudos, desconto por desempenho ou mesmo um financiamento para estudantes.

No caso do financiamento, existem algumas alternativas bem conhecidas, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do governo federal com iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e o Pravaler, o maior crédito estudantil privado do país, que já ajudou mais de 300 mil alunos na conquista do diploma de ensino superior e possui parceria com mais de 500 instituições.

Porém, apesar de bem conhecido pelos estudantes, ainda existem muitas dúvidas a respeito do financiamento estudantil, principalmente depois das regras do Novo Fies que entraram em vigor em 2018. Por isso, resolvemos escrever esse artigo para desvendar as verdades e os mitos sobre esse assunto. Vamos lá?

Mitos sobre o financiamento estudantil

Atualmente, muitos estudantes enfrentam o desafio financeiro de custear seus estudos superiores. Felizmente, existem opções como o financiamento estudantil, que podem tornar esse sonho uma realidade. No entanto, há uma série de mitos que cercam esse tema, causando confusão e incertezas nos estudantes e suas famílias. Fique conosco e descubra quais são!

Todo financiamento estudantil é público

MITO. Apesar de terem o mesmo objetivo de colocar ainda mais alunos no ensino superior, nem todos os financiamentos estudantis existentes são públicos. Existe o Fies, que é do governo federal, mas também há alternativas privadas, como o Pravaler.

CTA Estude O Que Quiser Com O Pravaler

Existe só uma modalidade de financiamento estudantil

MITO. Na verdade, com o novo formato do Fies, o benefício ficou dividido entre Fies e P-Fies. O primeiro, destinado para estudantes com renda familiar bruta de até três salários mínimos per capita, é uma solução sem juros. Porém, as vagas são limitadas.

Todos os alunos podem estudar com o Fies

MITO. Infelizmente nem todo mundo pode estudar usando o Fies. Para participar, o estudante precisa ter alguns pré-requisitos: ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ter tirado pelo menos 450 pontos na prova e não ter zerado a redação. Além disso, é preciso também comprovar renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.

Com o P-Fies, é possível financiar os estudos mesmo sem ter feito o Enem, o que é uma boa alternativa para quem perdeu a data do exame ou não conseguiu atingir a nota mínima. Há também outro diferencial na modalidade: para participar, o aluno deve comprovar renda familiar mensal per capita de três a cinco salários mínimos, o que abrange ainda mais estudantes.

Posso financiar o meu curso a distância com o Fies

MITO. Infelizmente, o financiamento público só é permitido para cursos de graduação presencial. A boa notícia é que, com o Pravaler, é possível financiar cursos na modalidade a distância. Fazer uma faculdade EAD é uma possibilidade para quem não tem tempo suficiente ou quer conciliar o trabalho com os estudos, uma vez que o aluno é quem escolhe quando e onde estudar.

Além disso, um diploma de graduação a distância possui o mesmo valor que o de um curso presencial diante do mercado de trabalho, basta que ele seja reconhecido pelo MEC.

Fatos sobre o financiamento estudantil

Embora o financiamento estudantil envolva assumir um parcelamento, é importante compreender que esse parcelamento é um investimento em sua educação e, consequentemente, em seu futuro. É uma maneira de obter os recursos necessários para cursar uma faculdade ou universidade quando não se dispõe dos fundos imediatos. Além disso, os programas de financiamento estudantil geralmente oferecem condições de pagamento flexíveis e prazos estendidos para reembolso, permitindo que você gerencie sua dívida de acordo com sua situação financeira após a formatura.

Veja a seguir todos os fatos sobre o financiamento estudantil!

Financiamento estudantil é diferente de bolsa de estudos

FATO. Diferente das bolsas de estudos que dão descontos nas mensalidades para facilitar o pagamento do curso para os alunos, o financiamento estudantil funciona como um crédito universitário: o aluno contrata esse crédito de uma instituição financeira – pública ou privada – e depois precisa devolver o dinheiro. Muitas das vezes, esse pagamento vem com juros ou correções monetárias, mas também há a possibilidade de financiar um curso com juro zero.

O Fies tem parceria com iniciativas privadas

FATO. Com o Novo Fies, o programa passou a contar com parcerias de instituições privadas como o Pravaler, abrangendo ainda mais estudantes que querem fazer faculdade.

Essa é uma ótima oportunidade aos alunos que não apresentaram os requisitos necessários para participar do Fies público, uma vez que as vagas são limitadas. Para contar com a opção privada, é importante entrar no site do Fies Seleção e informar no SisFies que também há interesse em outras modalidades do financiamento estudantil.

Consigo financiar minha graduação mesmo sem ter feito o Enem

FATO. Ter realizado o Enem e atingido a nota mínima, é um pré-requisito para participar do financiamento estudantil público – o Fies. Para conseguir o financiamento do Pravaler, basta estar matriculado na faculdade e comprovar renda (você + seu fiador) de 2x o valor da mensalidade do curso que você deseja estudar.

Pra facilitar, você pode fazer uma simulação de financiamento estudantil no nosso site sem compromisso e descobrir quanto irá pagar na parcela!

Pravaler Pagamento Financiamento Parcelamento


Como você leu acima, não é por falta de grana que o sonho de conquistar um diploma de ensino superior vai ficar para trás, uma vez que já existem maneiras de conseguir uma ajuda financeira para pagar as mensalidades. Entre elas, o financiamento estudantil tem sido o mais procurado pelos estudantes de todo o país, pois a taxa de juros é baixa (e muitas vezes pode ser até sem juros) e os benefícios são atrativos.

Com o Pravaler, é possível estudar em instituições de ensino renomadas, como Anhembi Morumbi, Estácio e Mackenzie pagando menos nas mensalidades. Essa é uma ótima oportunidade para ingressar em cursos que, geralmente, possuem o valor da mensalidades mais elevado, como é o caso de Medicina, Direito e Odontologia.

Curtiu nosso artigo sobre as verdades e os mitos sobre financiamento estudantil? Agora que você já conhece o Pravaler, faça uma simulação e veja que o seu sonho de estudar está cada vez mais próximo.

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter