Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Tudo sobre bootcamp de programação Tudo sobre bootcamp de programação

Tudo sobre bootcamp de programação

O bootcamp tem se mostrado uma das formas mais rápidas e eficazes de aprender a programar do zero, para aqueles que buscam uma transição de carreira para a programação, por exemplo, é um ótimo caminho, visto que nessa modalidade o aprendizado é ágil e intensivo, por isso em pouco tempo o estudante está preparado para o mercado de trabalho. Quer entender melhor como surgiu e como funciona o bootcamp? Continue lendo esse artigo!

O que é Bootcamp de programação?

O Bootcamp é um programa de treinamento intensivo e focado em uma área específica de conhecimento ou habilidade. O termo originalmente veio do meio militar, mas foi adotado em contextos educacionais e profissionais para descrever cursos de curta duração e alta intensidade.

Eles são projetados para proporcionar um aprendizado rápido e prático, muitas vezes visando o desenvolvimento de habilidades técnicas, essa modalidade tem se popularizado muito em áreas como programação, design e marketing digital.

Bootcamp: Quando surgiu?

O termo bootcamp surgiu no contexto militar, por volta dos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época os campos de treinamento eram chamados de “boot camps”, por causa dos uniformes que os recrutas costumavam usar, principalmente as botas (boots). Nesses boot camps, as abordagens e os treinamentos eram focados e intensivos para preparar os recrutas para o serviço militar rapidamente.

O bootcamp moderno, por outro lado, é mais recente, os primeiros cursos voltados para a área de tecnologia e programação surgiram por volta de 2010, no Vale do Silício, quando eles adotaram o termo e a metodologia usada no meio militar para treinar profissionais para trabalhar com programação e desenvolvimento de software.

Como funciona o Bootcamp de programação?

Esse modelo de curso foi feito para ter uma curta duração, por isso no começo os alunos terão algumas aulas teóricas, que cobrem os fundamentos da programação, como linguagens, algoritmos e estruturas de dados. Em seguida, eles passam a aplicar esse conhecimento em projetos práticos, muitas vezes em colaboração com colegas.

Os bootcamps geralmente oferecem suporte individualizado, incluindo mentoria com instrutores experientes, para ajudar os alunos a superar desafios técnicos e desenvolver suas habilidades.

Além disso, também é comum que os estudantes sejam preparados para entrevistas de emprego e recebam ajuda para criação de portfólios, já que um dos objetivos é preparar os alunos para entrar no mercado de trabalho de desenvolvimento de software.

Duração

Geralmente, os bootcamps têm duração de 8 a 16 semanas, mas pode variar de acordo com o formato do curso. Por ter esse formato de curta duração ele tem se popularizado entre pessoas que buscam uma transição de carreira ou um aprimoramento profissional rápido.

Como eles oferecem uma abordagem concentrada, com aulas práticas e projetos reais, isso permite que os alunos adquiram habilidades de programação e estejam prontos para o mercado de trabalho. Alguns bootcamps oferecem opções em tempo integral, enquanto outros são mais flexíveis, permitindo que os alunos escolham entre horários integrais ou parciais, o que pode afetar a duração total do programa.

Certificações

Uma dúvida muito comum entre pessoas interessadas em fazer bootcamps é sobre as certificações: se o aluno vai receber um certificado, como ele é visto no mercado e se é bem aceito em vagas de programação. E a resposta é sim, após finalizar todo o programa, com aulas teóricas, práticas e avaliações, o estudante recebe uma certificação.

O prestígio vai depender de qual foi a instituição que o aluno escolheu para realizar o curso, mas geralmente essas certificações são muito bem aceitas no mercado de programação e desenvolvimento e software. Por ser uma modalidade de aprendizado mais ágil, o estudante pode fazer mais de um bootcamp e se tornar um profissional mais completo.

Graduações para aprender programação

Um outro caminho para quem deseja entrar no mercado de trabalho de programação e desenvolvimento é optar pela graduação. Diferentemente do bootcamp que vai te ensinar habilidade específicas, a graduação é uma forma de ter um currículo mais amplo, visto que durante todo o período do curso, o estudante tem contato com diversos tópicos dentro da área de ciências da computação.

Caso o aluno opte por cursas ciências de dados, por exemplo, ele sairá da graduação com o diploma de bacharel e um currículo mais completo, já ao se formar no bootcamp ele terá uma certificação que comprova as habilidades específicas que foram adquiridas e treinadas durante o curso.

Se você tem vontade de fazer um curso de graduação para começar a trabalhar com programação, o financiamento estudantil do Pravaler pode te ajudar. Com o Pravaler você tem muito menos burocracia e todo o processo é feito de forma digital. Faça uma simulação e dê o primeiro passo em direção ao seu futuro!

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados