Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Transição de carreira: 8 dicas para quem quer mudar os rumos da profissão Transição de carreira: 8 dicas para quem quer mudar os rumos da profissão

Transição de carreira: 8 dicas para quem quer mudar os rumos da profissão

Depois de alguns anos em uma carreira profissional, você pode perceber que é hora de mudar os rumos. Seja porque você viu que não está exatamente na área que queria estar, porque prefere outro cargo ou porque surgiu uma nova oportunidade, não importa: fazer uma transição de carreira pode ser bem difícil.

Mas não é impossível, desde que você saiba bem o que está fazendo. Para isso, nós temos algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer essa mudança com mais tranquilidade!

O que é transição de carreira?

A transição de carreira diz respeito a migração de uma profissão para outra. Pode acontecer de um profissional realizar uma graduação, mas acabar atuando em uma área diferente. Essa transição pode ser planejada ou ocorrer naturalmente, de acordo com promoções ou processos seletivos realizados internamente na empresa que uma pessoa trabalha.

No caso da transição de carreira planejada, é muito importante que sejam feitos os seguintes questionamentos:

  • Você quer mesmo mudar de carreira ou apenas de ambiente de trabalho?
  • Você não gosta da sua profissão ou da sua liderança direta?
  • Existem outras áreas de especialização que você goste mais?
  • Que cursos você precisa fazer para começar a sua nova carreira?

Algumas vezes, a mudança pode ser influenciada por um ambiente de trabalho ruim. Aqui podem ser citados inúmeros motivos: os seus colegas adotarem um comportamento extremamente competitivo, a falta de organização, o excesso de pressão ou até um salário baixo. Estes são exemplos de fatores que podem contribuir para que você se sinta profissionalmente frustrado ou infeliz com a sua carreira. Por isso, é muito importante analisar o que você não gosta no que você faz atualmente. É o ambiente em que você trabalha ou são as suas atividades?

Da mesma forma, é preciso saber se não é do seu líder direto que você não gosta. Um gerente ou coordenador que não sabe liderar os seus colaboradores não contribui para que o trabalho flua de forma organizada. Existem ainda chefes que não sabem ouvir opiniões divergentes e chefes que têm problemas de comunicação de uma forma geral. Isso pode fazer com que o trabalho pareça mais difícil do que é.

Dicas para realizar a transição de carreira

Um levantamento do LinkedIn realizada em 2023 mostra que 60% dos trabalhadores cogitam mudar de emprego. Uma outra pesquisa mostra o mesmo resultado: 25% dos brasileiros planejam deixar seus empregos nos próximos 12 meses, segundo a Global Hopes and Fears 2023.

O que muitos desses trabalhadores procuram é a satisfação e bem-estar com o trabalho. Uma transição de carreira pode promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, que tantos procuram, além de melhor remuneração em áreas mais valorizadas no mercado atual.

Veja abaixo 8 passos para você fazer sua mudança de carreira:

Faça uma autoavaliação

O primeiro passo é pensar em si mesmo. Pense a fundo em todas as atividades, projetos, aulas e trabalhos dos quais participou na vida. Quais foram as que você mais gostou? Com quais você mais se identificou? Tem algum que você queira fazer mais? Quais são as habilidades necessárias nessas atividades?

Escreva o que fez bem para você nessas atividades e quais foram as características que o ajudaram a se sair bem. Foi porque você ajudou outras pessoas? Ou porque você pode se expressar artisticamente? Ou foi a interação com crianças? Procure pensar em quais dessas atividades você gostaria de fazer de novo, como gostaria de modificá-las, etc. Isso vai ajudá-lo a se conhecer melhor!

Comece a selecionar opções

Nesse segundo passo, você começa fazendo uma lista de carreiras pelas quais se interessa, sem pensar muito sobre o assunto. Apenas anote aquelas profissões que sempre lhe interessaram. Depois de fazer isso, comece a pesquisar sobre cada uma delas. E pesquise a fundo: descubra todos os passos a serem seguidos para chegar naquela profissão. Pense no que você tem que estudar, trabalhar e desenvolver para chegar lá. Veja se é possível fazer isso e se você está disposto.


 

Nesse momento, também é legal pesquisar currículos de faculdades, se você for um estudante que vai prestar vestibular. Vendo os currículos, você vai ter uma ideia do tipo de disciplina ensinada, vai descobrir se é isso que quer estudar e, com certeza, já vai eliminar algumas dessas possibilidades.

Conheça seus objetivos profissionais

Mudar os rumos de sua carreira fica mais fácil quando você sabe para onde está indo. Você pode querer ter seu próprio negócio, começar em uma área completamente diferente ou subir dois cargos em sua empresa atual. O importante é que você saiba disso! Tenha muito claro em sua mente onde você quer chegar e quais são suas metas de curto, médio e longo prazo. Sabendo disso, você não só pode fazer um planejamento, mas também consegue manter sua motivação!

Converse com um profissional da área

Essa é uma etapa importante que muitas pessoas pulam. Conversar com um profissional da área é uma maneira de se informar de verdade sobre a profissão. Tire todas as dúvidas práticas que tiver. Pergunte do salário, plano de carreira, das atividades profissionais do dia a dia. Aproveite para conhecer um pouco mais da empresa em que ele trabalha ou do trabalho como profissional autônomo.

Se for possível, tente fazer um job shadow, que nada mais é do que acompanhar um profissional em seu dia de trabalho para ver como funciona. Fazendo isso, você pode ver de perto como é a rotina de quem segue essa carreira. Você só precisa encontrar um profissional e uma empresa dispostos a deixá-lo fazer isso!

Faça seu planejamento

Agora que já compreende seus objetivos, é hora de começar seu planejamento! Pesquise bastante para saber o que é necessário para entrar em sua nova área. Fazer uma nova graduação? Uma especialização profissional? Procure os eventos referentes à nova área, em que você possa conhecer novos contatos e se informar. Esquematize seu plano, coloque metas e datas. Seja organizado para não se perder em seus objetivos!

Depois de ter suas metas determinadas e um planejamento, não adianta nada ficar de braços cruzados! Faça os cursos que deve fazer, compareça a eventos, aumente sua rede de contatos, conheça profissionais da área e elabore um currículo atualizado. Em fim, mexa-se! Não tem como você conseguir se inserir em um novo mercado, uma nova área ou um novo cargo se não trabalhar duro para isso!

Faça testes vocacionais

Há muitos sites na internet que disponibilizam testes vocacionais para você encontrar carreiras com as quais se identifique mais. Seus gostos e personalidade, assim como a sua afinidade por alguma área, irão ajudar a definir qual profissão tem a ver com você. É legal, porque esses testes fazem perguntas aleatórias, com o objetivo de conhecer o seu modo de pensar em diversas situações. Nas escolas, é comum também fazer esse teste acompanhado de um pedagogo para ajuda a definir sua área de interesse.

Aqui no Pravaler, oferecemos 2 testes de carreira: testes vocacional e o match de carreira. Faça e descubra quais profissões mais combinam com você!

CTA teste vocacional

Crie uma nova rede de contatos

Quando passamos muito tempo em uma determinada área, muitas vezes deixamos de ver a importância de estabelecer contatos e relacionamentos com os profissionais ao nosso redor – o chamado networking. Aproveite seu recomeço para conhecer profissionais que possam ajudá-lo, informá-lo e ser seus mentores em sua nova jornada. Participe de eventos, congressos e debates. Utilize as redes sociais para se afiliar a grupos de discussão. Você vai conhecer seus futuros colegas e, além disso, pode conhecer pessoas que vão virar grandes amigos no futuro!

Não desanime

Como foi dito antes, começar de novo em uma nova área ou mudar os rumos de sua carreira profissional pode ser difícil, até mesmo exaustivo. Por isso, é muito importante que você não desista! Tenha o seu objetivo em mente e caminhe na direção dele, mesmo que seja a passos curtos e lentos. Quando você alcançá-lo, vai se agradecer por nunca ter desanimado!

Essas são nossas dicas valiosas para quem quer mudar o rumo da carreira. Vai ser uma aventura cheia de dificuldades e de bons momentos. Tente manter a cabeça erguida e seus objetivos em mente. Trabalhe bastante, estude, se informe e aumente sua rede de contatos. Divirta-se em sua nova jornada e boa sorte!

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter