Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Principais atividades de um Escritório de Contabilidade Principais atividades de um Escritório de Contabilidade

Principais atividades de um Escritório de Contabilidade

Se você está interessado em trabalhar num escritório de contabilidade, deve saber que esses espaços prestam diversos serviços contábeis para a gestão de negócios ou finanças pessoais.

A busca por uma equipe de Contabilidade é essencial para a saúde financeira das pequenas, médias e grandes empresas. Para isso, os escritórios têm demanda de profissionais capacitados a atuar nas áreas de legislação, controle, equilíbrio financeiro, entre outras.

Afinal, quais são as principais atividades de um escritório de contabilidade. Vamos conhecer?

Boa leitura!

Quais são as rotinas de um escritório de contabilidade?

A rotina em um escritório de contabilidade tem a ver com a cartela de clientes que acessam os serviços deste grupo de profissionais, e podem ser bastante variadas, desde balanços mensais, bimestrais ou trimestrais, até equilíbrio de taxas para o funcionamento de um CNPJ.

Os serviços contábeis oferecidos diariamente podem conter uma alta demanda, portanto, um escritório de contabilidade conta com profissionais de vários níveis, com funções específicas ou gerais, para garantir a absorção de todas as obrigações.

Quais são as principais funções de um escritório de contabilidade?

Afinal, quais atividades são desempenhadas em um escritório de contabilidade?

O número de funções e aplicações dos profissionais pode depender muito do tipo de cliente que se quer atingir. Algumas especializações garantem que o contador tenha facilidade em resolver as principais burocracias relacionadas ao tipo de negócio, desde impostos específicos até um checklist de pendências oficiais.

Uma das principais atribuições de um escritório de contabilidade é a gestão e regularização de empresas dos clientes. Essas ações visam a manutenção de todas as condições financeiras dos negócios, os tipos de contratos a serem elaborados para os colaboradores, o equilíbrio fiscal e a observação das legislações trabalhistas vigentes.

Continue a leitura deste artigo para conferir algumas das funções específicas dos escritórios de contabilidade.

Registrar

Os funcionários de um escritório de contabilidade têm, rotineiramente, a função de elaborar registros de todas as transações financeiras, balanços e prospecções para o futuro. Com o auxílio de um contador, empresários podem decidir sobre o manejo dos recursos, projetar alternativas para problemas surgidos durante a gestão do dinheiro e promover ajustes para maximizar os ganhos empresariais.

Estes registros devem contar com alto grau de organização, estando disponíveis para consulta sempre que houver necessidade.

Organizar

A organização dos negócios é uma das atribuições do escritório de contabilidade, que deve apresentar relatórios e caminhos para que os gestores das empresas consigam tocar os negócios em todos os meses do ano.

Esta organização perpassa, também, a área das soluções para os problemas identificados a cada diagnóstico. Assim, o cliente do escritório de contabilidade pode contar com os serviços para melhorar as estatísticas geradas a partir da consideração de todas as operações financeiras realizadas em um determinado período de tempo.

Demonstrar

Um escritório de contabilidade deve demonstrar, por meio de resultados palpáveis, os diferenciais e vantagens de contratar profissionais para gerir a área de contabilidade de um negócio. Essa demonstração pode acontecer de diversas formas, seja apresentando novos meios de agilizar os processos burocráticos, seja criando soluções inovadoras para melhorar a gestão dos negócios de clientes.

Além disso, um ponto fundamental para a decisão de contratar um escritório de contabilidade é a demonstração de ganhos em termos de economia de recursos, que devem garantir a busca pela saúde financeira das empresas, justificando a operação por mais tempo.

Analisar

Uma das principais funções de um escritório de contabilidade é a função analítica, que busca por meio de conhecimentos técnicos específicos apresentar cenários de dados para as projeções necessárias de uma empresa. Empresas sempre olham além no espaço temporal, verificando condições de mercado e decisões que podem garantir o funcionamento por meses, anos e até décadas.

Sendo assim, um corpo analítico garante o melhor tratamento de apresentação dos dados para a tomada de decisão.

Acompanhar

O acompanhamento é, por fim, uma função que torna o escritório de contabilidade essencial para o funcionamento de qualquer negócio.

Nesse sentido, os contadores sempre estarão atentos às movimentações financeiras de uma empresa, os anúncios do mercado, a política fiscal do governo, dentre outras variáveis que precisam ser monitoradas constantemente por profissionais capacitados.

Isto é necessário pois os contadores, assim como os médicos, devem ser procurados para o acompanhamento e prevenção dos piores cenários. Assim, garante-se que os negócios poderão ter uma curva de crescimento consistente, sem emergências e decisões abruptas para a continuidade do funcionamento.

CTA Pra Estudar O Que Sempre Sonhou Pravaler

Quais são os serviços contábeis mais procurados?

Apesar da ampla gama de possibilidades que um escritório de contabilidade apresenta, alguns serviços estão destacados como os principais na hora de acionar este grupo de profissionais.

Antes de te apresentar, vale a pena apontar que serviços contábeis são todos aqueles que envolvem as ações financeiras em geral, principalmente para manter um CNPJ regularizado, sem problemas pendentes.

Abertura e regularização de CNPJ

O CNPJ de uma empresa garante todos os direitos oferecidos às Pessoas Jurídicas. O conhecimento da regularização dele não é tão usual quanto parece, e os serviços contábeis podem ajudar nessa parte.

Este serviço pode garantir:

  • A classificação das atividades da empresa a partir da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas)
  • Definição da classificação da empresa, quanto ao porte, regime de tributos e natureza
  • Criação e preenchimento do CNPJ
  • Delimitação do endereço da empresa
  • Gestão dos processos burocráticos de abertura

Assessoria trabalhista

Os escritórios de contabilidade frequentemente oferecem serviços de assessoria trabalhista, visto que as empresas podem lidar com diferentes tipos de quadros de funcionário.

Entre esses serviços, estão:

  • Organizar e executar a folha de pagamento de todos os funcionários da empresa
  • Processar os valores das contas empresariais, garantindo os relatórios de transação
  • Emitir guias para o INSS, FGTS e IRRF

Além disso, o contador pode auxiliar na interpretação das leis de pagamento e contratação vigentes no período especificado.

Baixa de CNPJ

Quando já não se deseja seguir no ramo de negócios, o escritório de advocacia também atua com todo o processo para a baixa do CNPJ, que pode ser trabalhoso.

As exigências legais para encerrar uma empresa garante que toda a documentação esteja em ordem, além da ausência de dívidas. O contador pode atuar para agilizar todos os processos, tranquilizar os clientes e organizar todas as situações pendentes para o encerramento de uma empresa.

Veja também: Mercado de trabalho em Ciências Contábeis: onde o Contador pode trabalhar?

Como trabalhar em um escritório de contabilidade?

Agora que você já descobriu como funciona um escritório de contabilidade, pode surgir a dúvida: como trabalhar em um?

Uma boa dica para começar a sua pesquisa é descobrir as áreas mais valorizadas dentro das Ciências Contábeis. Assim, seus planos de formação vão acompanhar os objetivos profissionais e pessoais que mais fazem sentido para o seu futuro.

O essencial, antes de tudo, é adquirir um grau de formação para atuar em um escritório de contabilidade. Vamos acompanhar algumas opções:

Técnico em contabilidade

O curso técnico em contabilidade  atende às demandas de mercado por profissionais qualificados após uma formação rápida e eficaz.

Com duração média de 1 ano (dois semestres), o curso técnico em contabilidade é desenvolvido para o aprendizado, principalmente, das disciplinas de:

  • Comunicação empresarial;
  • Técnicas contábeis;
  • Matemática financeira;
  • Escrituração;
  • Normas brasileiras de contabilidade;
  • Economia e estrutura de mercados;
  • Conciliação de contas;
  • Contabilidade de custos;

Este curso é indicado para jovens a partir de 16 anos, e pode ser cursado simultaneamente ao ensino médio ou ao ensino superior. Além disso, o curso é oferecido nas modalidades EAD, semipresencial e presencial, e no mercado de trabalho, um técnico contábil pode ser remunerado com um valor entre R$2.000 e R$4.500 por mês.

Graduação em Ciências Contábeis

A graduação em Ciências Contábeis é a opção mais indicada para quem deseja atingir o grau de bacharel em Ciências Contábeis, e é oferecido em universidades brasileiras nas modalidades EAD, semipresencial e presencial.

Este curso possui, no geral, duração média de quatro anos, e forma profissionais aptos para atuar em escritórios de contabilidade, bancos, empresas do setor privado, dentre outras.

As formas de ingresso nesta opção de graduação incluem o uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ou a contratação de uma bolsa de estudos pública ou privada que pode ser oferecida por instituições de diferentes tipos.

Outra boa opção é contratar um financiamento estudantil, que na esfera pública é oferecida no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), ou por instituições como o Pravaler, o maior financiamento estudantil privado do país.

Pós-graduação em Ciências Contábeis

Para quem já está no mercado de trabalho, é possível se especializar nas Ciências Contábeis em cursos de lato sensu, com possibilidade de MBA, ou stricto sensu, para quem quer atuar no ambiente acadêmico.

Neste momento, é possível escolher as especializações que mais combinam com a área que se quer atuar dentro de um escritório de contabilidade ou nos negócios relacionados com a profissão.

Agora que você já tem uma série de opções de estudo, tá na hora de dar o passo seguinte! Financie seu curso com a gente. Aqui, você encontra juros mais baixos Pravaler.

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude Ciências Contábeis pagando menos por mês com o Pravaler.

Aproveite as vantagens do financiamento estudantil e faça o curso que você sempre sonhou.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter