Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
MBA: saiba tudo sobre essa pós-graduação MBA: saiba tudo sobre essa pós-graduação

MBA: saiba tudo sobre essa pós-graduação

Se você já está no mercado de trabalho e quer aumentar seus conhecimentos nas áreas de gestão de empresas e gestão de projetos, o Master of Business Administration, mais conhecido pela sigla MBA é a opção ideal.

Profissionais que têm essa pós-graduação no currículo, sem dúvidas, saem na frente na hora de uma seleção de emprego. Especialistas das mais diversas áreas do mercado têm buscado essa o MBA para se destacarem no mercado.

Para quem tem interesse nesse tipo de curso, está no lugar certo! Preparamos um conteúdo bem legal para te ajudar a tomar essa decisão. Fica com a gente!

O que é o MBA?

O MBA (Master of Business Administration) é um grau de pós-graduação focado em gestores de empresas e gestores de projetos, porém atrai também pessoas de várias outras disciplinas acadêmicas. O MBA, no Brasil, passou a ser considerado uma especialização de uma pós-graduação lato sensu.

Quem obtém a certificação do MBA, não recebe titulação de mestre, como no mestrado. Hoje em dia o MBA está desvinculado do caráter estreitamente de pesquisa da pós-graduação stricto sensu e visa preparar profissionais que, preferencialmente já estão no mercado de trabalho em nível gerencial, com no mínimo, três anos de formados, e que exercerão sua profissão de maneira prática, enquanto a pós-graduação de MBA stricto sensu visa a formar acadêmicos.

Como é um curso de MBA?

A carga horária mínima de um MBA estipulada pelo MEC (Ministério da Educação) é 360 horas-aula, divididas entre um ou dois anos de estudos. A entidade que certifica esses cursos no Brasil é a Associação Nacional de MBA (Anamba), que possui dois padrões de certificados.

O primeiro é o Padrão Global, com carga horária mínima de 480 horas-aula, com experiência profissional prévia de pelo menos três anos exigida e docência de pelo menos 75% dentro do mercado de trabalho. O outro é o Padrão Brasil, com 360 horas-aula, sem exigência de experiência profissional do aluno e pelo menos 50% dos professores ativos no mercado.

MBA Online

Existem diversas instituições de ensino que oferecem cursos de pós-graduação MBA nas mais diferentes modalidades – uUma delas é a online. Nessa modalidade o estudante pode assistir as aulas onde e quando quiser.

O profissional que optar pelo MBA online terá a sua disposição professores qualificados e preparados para auxiliá-lo a tomar as melhores decisões para uma prática coorporativa eficiente.

Além disso, o MBA na modalidade de ensino a distância, exige o mesmo comprometimento e responsabilidade com o curso e com seus professores. Para concluir o MBA online o aluno deve, assim como na modalidade presencial, escrever uma monografia ou TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), e somente após a aprovação da banca examinadora, ele recebe o certificado de conclusão de curso.

MBA Presencial

Quem optar por cursar o MBA na modalidade presencial, precisa adicionar em sua agenda os encontros regulares que acontecem com uma certa frequência (seja semanal, quinzenal ou mensal) para assistir às aulas, realizar atividades e apresentar trabalhos.

Se você é uma pessoa que gosta da interação presencial, essa é a melhor opção. Além disso, os encontros presenciais aumentam as possibilidades de troca de experiências o que acaba aumentando sua rede de contatos profissionais.

Um outro ponto importante é que muitas pessoas não conseguem se autodisciplinar para estudar por conta própria, sem o ambiente da sala de aula e o apoio presencial do professor. Então, se você tem esse perfil, essa é a melhor opção para ser escolhida.

Qual a diferença entre pós e MBA?

Os cursos de pós-graduação oferecem uma grade de disciplinas mais direcionadas e especificas para a área escolhida, já os cursos de MBA tem grades de disciplinas mais abrangentes. Além disso, MBA é um curso de formação de executivos em áreas como Finanças, Marketing e Recursos Humanos, já a pós-graduação é uma formação destinada à especialização em determinada área.

Apesar do nome, no Brasil, nenhum dos dois cursos dão uma certificação de mestre, diferentemente de países como Portugal e França.

Quem pode fazer um MBA?

Já vimos que o MBA é um modelo de pós-graduação. Portanto, só pode ser iniciado a partir do momento em que você concluir o ensino superior. Ou seja, é preciso ter, em mãos, o diploma de graduação.

Caso você já tenha se formado no curso superior, basta encontrar a opção de MBA que mais esteja de acordo com seus objetivos profissionais para dar início à pós. No entanto, se ainda está na graduação, é possível se preparar para começar a se especializar assim que concluir a faculdade.

Quanto tempo dura o curso de MBA?

Para esse tipo de curso o MEC exige que o aluno conclua uma carga horária com no mínimo 360 horas. Como o formato dos cursos são definidos pelas instituições de ensino superior que dividem os cursos em semestres (um período de seis meses) você pode levar cerca de 1 ou 2 anos para concluir deu MBA.

Tem TCC no MBA?

Talvez seja esse um dos pontos mais importantes para ser levado em consideração na hora de escolher a universidade e o curso que você vai cursar o MBA.

De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), no Parecer CNE/CES 146/2002: “No conjunto das Diretrizes Curriculares Nacionais e das Diretrizes Curriculares Gerais dos Cursos de Graduação e Pós-graduação, a Monografia/Trabalho de Conclusão de Curso vêm sendo concebidos ora como um conteúdo curricular opcional, ora como obrigatório. Nos cursos objeto do presente Parecer, a Monografia se insere no eixo dos conteúdos curriculares opcionais, cuja adequação aos currículos e aos cursos ficará a cargo de cada Instituição que assim optar, por seus colegiados superiores acadêmicos.”.

Diante isto, podemos entender que a entrega do TCC é optativa e cabe a universidade decidir se exige ou não. Caberá a cada instituição julgar a importância do trabalho para a formação do estudante, no entanto, como vemos no setor da educação há muitas décadas, boa parte – ou a maioria – impõe o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso como fundamental e obrigatório para completar a graduação.

Principais instituições para estudar MBA

Antes de investir em um curso de MBA alguns pontos precisam ser analisados. Afinal, verificar a nota do curso e da universidade no MEC, o nível de instrução dos professores e a estrutura das universidades fará toda a diferença na hora de tirar o seu sonho da MBA do papel.

Levando em consideração todos os pontos mencionados acima, listamos algumas das principais instituições que oferecem cursos de MBA no Brasil.

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV)
  • Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP)
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Universidade Estácio de Sá
  • Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper)

Quais os cursos de MBA mais procurados?

A gente sabe que escolher um curso de pós-graduação não é uma das decisões mais fáceis. Desde o começo desse texto nosso objetivo é guiar você à melhor decisão.

Como mencionamos acima, o investimento em um curso de MBA não é um dos investimentos mais baixos que você vai fazer na vida. Não é mesmo? Por isso, criamos uma lista com os cursos de MBA mais pesquisados nos últimos tempos. Acompanhe.

MBA em Gestão de Pessoas

O MBA em Gestão de Pessoas é voltado para o desenvolvimento de pessoas que exercem ou pretendem exercer o papel de liderança em suas empresas. Pensado para a formação de líderes das seguintes áreas de negócios: RH, Finanças, Marketing, entre outras.

O curso tem como objetivo promover a reflexão, agregar conhecimentos relevantes e estimular a troca ente os profissionais das áreas. Ao final, você será capaz de:

  • Compreender e desenvolver seu papel como líder;
  • Entender como a gestão de pessoas se relaciona com a estratégia organizacional;
  • Construir uma equipe de alta performance;
  • Ampliar seu nível de autoconhecimento e gestão das emoções;
  • Promover mudanças e gerenciar conflitos interpessoais;
  • Gerenciar projetos de inovação;
  • Implementar práticas de diversidade e inclusão;
  • Incorporar as tendências nas práticas de gestão de pessoas;
  • Reconhecer a importância do humano dentro dos espaços organizacionais.

Se você é um profissional que já atua em cargos de liderança ou que pretende exercer posição de gestão de pessoas em quaisquer áreas do negócio, esse curso é ideal para você.

MBA em Gestão de Projetos

O mundo está em constante transformação e cada vez mais as empresas estão em busca de profissionais para conduzir as suas equipes em direção a inovação de projetos. Se você quer crescer na sua própria área de atuação ou ingressar nessa carreira no futuro, as habilidades e ferramentas de gestão de processos são imprescindíveis.

O MBA em Gestão de Processos te levará para além das habilidades técnicas e vai te ajudar a desenvolver também habilidades interpessoais, de liderança e a visão de negócios. Um profissional que apresenta essas características, sem dúvidas, sai na frente em uma seleção de emprego.

Aprenda a construir um contexto ágil (não adianta mudar o nome da equipe para squad e fazer sprints sem conseguir aplicar de fato a abordagem ágil!), utilizar o scrum, definir metas e gerenciá-las baseadas no OKR, desenvolver seu time de projetos e fazer entregas de real valor para o negócio.

Ao final do MBA de Gestão de Processos você será capaz de:

  • Compreender a natureza dos problemas a serem resolvidos pelo projeto e escolher a abordagem mais adequada;
  • Diferenciar as abordagens preditiva e adaptativa/ágil e combiná-las quando necessário;
  • Aplicar a abordagem e ferramentas coerentes com a natureza dos seus projetos;
  • Gerenciar um projeto do início ao fim, gerenciando o time de projetos e garantindo as entregas de valor para o negócio;
  • Ampliar seu nível de autoconhecimento, gestão das emoções e de relacionamentos interpessoais;
  • Promover a mudança e gerenciar conflitos;
  • Construir e gerir equipes de projetos de alto desempenho;
  • Ter visão de negócios e tomar decisões coerentes com o contexto organizacional e do projeto.

Se você é um profissional que quer aplicar o pensamento e as ferramentas de gestão de projetos na sua própria área de atuação ou se você deseja ingressar nessa área, esse é o curso ideal.

MBA em Gestão Empresarial

Com o mercado em constante evolução se faz necessário o uso contínuo de ferramentas e estratégias que assegurem às empresas a estabilidade comercial e financeira que se faz cada vez mais essencial para a vida saudável de um negócio empresarial.

O MBA em Gestão Empresarial é indicado para profissionais de diversas áreas, com diferentes formações, isso porque em algum momento da carreira ele irá assumir um cargo de diretor ou gestor. Para quem se encontra nesse momento, ou pretende alcançar tais cargos em breve, contar com essa formação no currículo fará toda a diferença na hora de passar em um processo seletivo ou se destacar para uma promoção dentro da empresa.

Ao final do curso o profissional será capaz de:

  • Analisar o mercado, os clientes e os cenários macro e microeconômicos;
  • Propor soluções estratégicas para a empresa;
  • Analisar a saúde econômico-financeira da empresa para tomada de decisões de investimento, maximizadoras da relação risco e retorno dos investidores;
  • Criar cultura e ambiente de inovação;
  • Tomar decisões fundamentadas com uso eficiente de dados e informações;
  • Utilizar a tecnologia para ganho de produtividade e acesso eficiente de mercados;
  • Liderar pessoas, negociando com efetividade e gerenciando conflitos;
  • Identificar direitos básicos, práticas abusivas e sanções previstas na Lei n° 8078/90, assim como questões ligadas ao compliance e à proteção de dados;
  • Avaliar os riscos sociais, ambientais e de governança para as organizações;
  • Propor planos mitigadores de riscos para as organizações;
  • Coordenar a gestão da cadeia de suprimentos desde o planejamento até a implantação;
  • Mapear processos, mensurando e controlando resultados;
  • Propor ações corretivas e de melhoria para processos.

Se você é um empreendedor que pretende abrir o próprio negócio ou um profissional que atua ou pretende atuar na área da Gestão Empresarial, em funções gerenciais ou executivas de empresas públicas/privadas, esse curso é ideal para você.

MBA em Marketing

Em um mundo cada vez mais competitivo, torna-se imprescindível que os profissionais da área de mercados aprimorem suas técnicas para o alcance do sucesso empresarial. As novas relações entre as empresas e os ambientes em que se inserem, bem como o surgimento de clientes cada vez mais exigentes, são alguns dos aspectos que demandam do gestor de Marketing maior preparo na elaboração de estratégias e no planejamento de ações.

O MBA em Marketing visa preparar profissionais para atuarem nas áreas de marketing e estratégia. O conteúdo ministrado permite ao estudante o domínio das técnicas de marketing e sua utilização como um importante instrumento de gestão para as empresas que atuam nos ambientes complexos e em transformação.

Ao final do curso o profissional será capaz de:

  • Analisar fatores do ambiente de marketing que afetam os negócios de uma organização e identificar oportunidades de melhoria de performance;
  • Elaborar estratégias e ações de marketing consistentes que gerem vantagens competitivas para a organização e que tenham significado para os clientes;
  • Gerenciar equipes multifuncionais, estimulando seu desenvolvimento com atitudes éticas e responsáveis nos processos de gestão de pessoas;
  • Analisar dados e resultados de forma objetiva;
  • Selecionar, propor e implementar métricas de marketing adequadas ao contexto de cada negócio e empresa.

Se você é um profissional de qualquer área ou um empreendedor que necessita aprofundar os conhecimentos na área do Marketing, visando ampliar seu campo de visão para uma tomada de decisões cada vez mais eficaz, esse curso é ideal para você.

MBA em Finanças

Para ser bem-sucedido na área de finanças corporativas ou no mercado financeiro e de capitais, é preciso ter conhecimentos que garantam resultados significativos e sustentáveis à organização.

O MBA em Finanças capacita os profissionais para a resolução de problemas, gestão de riscos e tomada de decisão de forma fundamentada. Neste curso, o aluno aprende, por exemplo, a analisar planilhas para entender os indicadores gerais de uma organização e compará-los com o desempenho de outras empresas; usar ferramentas quantitativas para tomar decisões; e definir estratégias de captação de recursos alinhadas com o mercado financeiro e de capitais.

Ao final do curso você será capaz de:

  • Compreender as organizações de forma estratégica e sistêmica;
  • Desenvolver o pensamento analítico e aprimorar sua capacidade de resolução de problemas com foco em resultados;
  • Aprimorar seu processo de tomada de decisão e gestão de risco;
  • Liderar e empreender projetos e mudanças internas e/ou externas.

Se você é um profissional que busca conhecimentos sólidos na área financeira e visa encontrar caminhos para aplicar conteúdos e ferramentas aprendidos em suas atividades, esse é o curso ideal para você.

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter