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12 soft skills e hard skills necessárias para o mercado de trabalho 12 soft skills e hard skills necessárias para o mercado de trabalho

12 soft skills e hard skills necessárias para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho está sempre evoluindo e estar preparado para essas mudanças é fundamental para se destacar em cenários cada vez mais competitivos. Nesse sentido, é importante entender o quanto a Quarta Revolução Industrial, pautada especialmente pelo desenvolvimento tecnológico, modifica rapidamente a forma como se vive e, por consequência, a forma como se trabalha.

Porém, engana-se quem acredita que as habilidades mais procuradas nos profissionais do futuro baseiam-se somente no domínio de sistemas tecnológicos. Ao contrário, as chamadas soft skills e hard skills, estão firmadas em competências profundamente humanas e quase impossíveis de se automatizar, como colaboração, criatividade, empatia, persuasão, entre outras, fundamentais para a migração de atividades manuais e para tarefas intelectuais que serão dominantes nas próximas décadas.

A seguir, listamos 12 habilidades que serão cada vez mais necessárias para que o profissional consiga se encaixar nesse novo contexto. Acompanhe!

Soft skills e Hard skills

Essa nomenclatura já está estabelecida no mercado de trabalho e boa parte das empresas consideram as habilidades de seus colaboradores através dessa classificação. Por esse motivo, é importante entender quais são as diferenças entre ambas e como elas são trabalhadas no meio profissional. Veja abaixo o que são as soft skills e hard skills:

Soft skills

De forma geral, as soft skills são as habilidades ligadas ao seu temperamento, como aspectos interpessoais, capacidade de organização e liderança, empatia e outros traços que fazem parte da sua personalidade. São capacidades difíceis de mensurar, já que podem ser relativas e perceptíveis ou não, de acordo com cada pessoa com a qual você se relaciona.

Veja também: Os 5 melhores livros de gestão e liderança para se inspirar.

O soft skill cada vez mais será um fator decisivo no mercado de trabalho, já que é notável a predominância de aptidões mais “humanizadoras”, especialmente aquelas que se referem a construção de conexões entre os indivíduos e de um ambiente profissional saudável, diverso, criativo e resiliente em relação aos desafios e adaptações. Prova disso é que, de acordo com estudos realizados por empresas de consultoria em recursos humanos, a maior parte das demissões são causadas por fatores comportamentais, ou seja, de soft skill, que incluem problemas de conduta dos colaboradores e sua inabilidade de se situarem de acordo com os valores da empresa.

Hard skills

As hard skills, por sua vez, são as habilidades que podem ser classificadas e quantificadas, já que se trata de um acumulado de conhecimentos técnicos específicos para a função que você ocupa e que podem ter sido adquiridos na graduação, em cursos de especialização ou no dia a dia no trabalho.

Nesse sentido, uma dica fundamental: não mantenha seu foco apenas em habilidades técnicas – essas você certamente desenvolverá ao longo da jornada acadêmica e profissional. Invista também em autoconhecimento e aprendizados que norteiem o seu crescimento pessoal, de forma que você possa, ao longo da carreira, exercer influência positiva sobre si e outras pessoas com as quais você convive e estar preparado para diversas situações, positivas e negativas, que encontrará ao longo do caminho profissional.

Habilidades necessárias para o profissional do futuro

Comunicação

A capacidade de organizar suas ideias e transmiti-las claramente, de forma empática e eficiente, talvez seja considerada uma das mais importantes habilidades que o profissional do futuro precisa buscar, de forma que sua escrita e oratória tornam-se ferramentas de trabalho bastante valorizadas pelas empresas.

A capacidade de se comunicar, especialmente para líderes, é absolutamente necessária não apenas para explicar com clareza tarefas, objetivos e resultados, mas também para criar relações saudáveis entre os indivíduos.

Raciocínio crítico

Pensar de forma crítica, abrindo mão de crenças e opiniões pessoais para tecer discussões mais profundas sobre determinado assunto, é fundamental para encontrar soluções mais realistas e efetivas para projetos ou possíveis problemas encontrados na organização.

Veja também: O que importa mais no trabalho – inteligência lógica ou emocional?

Faz parte desta habilidade a capacidade de interpretar informações, ter novos insights e tomar decisões de forma estratégica a partir da análise de dados concretos e das premissas e objetivos do negócio.

Interesse e conhecimento em tecnologia

Possivelmente o seu trabalho estará atrelado de alguma forma à tecnologia. Por essa razão, é fundamental se atualizar frequentemente sobre os recursos disponíveis que podem impactar positivamente a sua rotina profissional e trazer novas perspectivas para sua área.

Inteligência emocional

Característica essencial em qualquer ambiente de trabalho. As exigências são cada vez mais intensas, as equipes cada dia mais enxutas e as cobranças por resultados maiores. Empresas buscam profissionais capazes de controlar suas emoções, absorver críticas e se manterem motivados para continuar a atuar da melhor maneira possível.

Inteligência emocional é a capacidade de entender a si e o outro e estabelecer formas saudáveis para se conectar com as pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, além da habilidade de controlar suas respostas emocionais frente a qualquer tipo de situação, sejam boas ou ruins.

É cada dia mais comum encontrar empresas que aplicam testes de personalidade em seus candidatos antes mesmo de entrevistas com o gestor. Essas “provas” auxiliam os psicólogos da área de recursos humanos a entenderem melhor como cada um se comportaria dentro da companhia e, assim, podem escolher aqueles que têm as personalidades que mais se encaixam no perfil da empresa.

Resiliência e resolução de problemas

A capacidade de solucionar problemas complexos relaciona uma série de outras habilidades de plano de fundo, como a resiliência, liderança, criatividade, raciocínio lógico e empatia, possibilitando que o profissional consiga desenvolver o pensamento estratégico para tomar decisões e solucionar problemas e conflitos.

Profissionais capazes de manter um bom desempenho em tempos difíceis são mais bem aceitos no mercado de trabalho. A resiliência é uma das características muito valorizadas pelos empregadores. Em uma entrevista de emprego, é muito comum se deparar com perguntas como “conte uma dificuldade vivenciada em sua vida profissional ou pessoal e como agiu para confrontar a situação?”.

Essa questão tem como principal função entender se você é capaz de agir em momentos de intensa pressão e como se comporta quando nem tudo sai como planejado. Resiliência é a famosa capacidade de se moldar ao ambiente e aprender a entregar o melhor, independente da situação.

Criatividade e inovação

Não é novidade para ninguém que ser criativo é essencial para o trabalho em qualquer área. Pessoas criativas tendem a resolver problemas com mais eficiência porque encontram a resposta mais rápido, já que enxergam mais de uma maneira de fazer as coisas. Além disso, criatividade é uma das características que nos separam das máquinas: nenhuma automação até agora foi capaz de substituir um ser humano criativo.

Habilidades matemáticas

Habilidades com cálculos, lógica e análise de dados e gráficos serão cada vez mais necessárias, já que a globalização de informações e análise de tendências se baseiam bastante nisso. Porém, habilidades matemáticas sozinhas não serão o suficiente, e trabalhos que dependem exclusivamente delas tendem a se tornar automatizados com o passar dos anos.

Negociação

Saber negociar é fundamental nos relacionamentos profissionais e humanos. Mesmo para ser um profissional autônomo, você deve saber negociar com seus clientes. Em uma empresa, saber negociar com seus líderes e colegas, entrando em acordos ou conciliando opiniões divergentes, mostra que você sabe lidar com qualquer situação.

Gestão de pessoas

Cada vez mais a gestão de pessoas se torna importante em qualquer segmento. Ser capaz de motivar, ensinar, identificar talentos e desenvolver as capacidades dos colaboradores é imprescindível para melhorar a produtividade, motivar equipes e responder de forma satisfatória aos anseios dos profissionais.

Diversidade e cultura

Integrar e valorizar as pessoas e suas diferenças tornou-se, felizmente, uma tendência do mercado de trabalho e deve se intensificar nos próximos anos. Empresas de diversos setores já despertaram para a necessidade de incluir diversos recortes sociais em seu quadro de colaboradores e assim abordar novas perspectivas para melhoria de produtos, serviços e clima organizacional.

Flexibilidade

Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ser um profissional flexível e adaptável pode ser um fator de sobrevivência no mercado de trabalho. Sem dúvida, a capacidade de se encaixar a novos contextos e tendências será uma habilidade altamente valorizadas pelas empresas nos próximos anos.

Quem é uma pessoa flexível e não precisa que outros profissionais fiquem sempre lhe dizendo o que fazer terá vantagens no ambiente profissional. Se você já tem essa habilidade, aperfeiçoe. Se não tem, desenvolva ao máximo.

Empreendedorismo

Ter uma visão empreendedora não é útil apenas para quem quer ter seu próprio negócio. No mercado de trabalho, essa perspectiva pode trazer inovação, melhorias importantes para produtos e serviços e redução de custos para as empresas – habilidades que podem ser diferenciais de destaque para a sua carreira profissional.

Prv Seo Infografico Soft Hard Skills

Vale ressaltar que muitas capacidades valorizadas no soft skill podem ser inatas (ou seja, já fazem parte da personalidade da pessoa), mas também podem ser aprendidas e aprimoradas. Existem diversos cursos, livros, palestras, conteúdos no LinkedIn e outros materiais disponíveis, inclusive gratuitos, que podem ajudar muito a desenvolver as habilidades descritas acima para que você possa construir uma trajetória profissional completa e alinhada com as expectativas do mercado de trabalho do futuro.

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Texto escrito por: PRAVALER
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