Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Descubra quais são os tipos de empreendedorismo Descubra quais são os tipos de empreendedorismo

Descubra quais são os tipos de empreendedorismo

De uns anos para o atual, novas formas de trabalho foram surgindo. Uma delas está relacionada com quando a pessoa é o próprio chefe, o dono do respectivo negócio e não atua dentro de uma empresa comandada por alguém, o que recebeu o nome de empreendedorismo e cada vez mais é visto como um caminho a seguir por milhares de brasileiros.

Por causa de sua expansão e intensa procura atualmente, há múltiplos tipos de empreendedorismo. Com as características que os definem individualmente, são diferentes perfis que se adequam melhor em cada um deles. Você tem curiosidade nesse assunto e busca qual é o formato ideal para seus interesses? Confira mais informações abaixo!

O que é empreendedorismo?

São variados fatores que envolvem a definição de o que é empreendedorismo. De forma resumida, poderíamos dizer que é tomar a decisão, e seguir com essa ação, de abrir a própria empresa. No entanto, é um assunto que está além disso: empreender envolve constantes desafios, buscas por soluções e um dia a dia de trabalho em que se está por conta própria.

Tais obstáculos e formas de se inovar estão presentes na jornada empreendedora justamente por ser uma situação de trabalho em que uma pessoa, ou um pequeno grupo, precisa realizar por conta todas as atividades de uma empresa completa, como captação de clientes, prospecção, cuidar do financeiro, dentre outras funções.

O empreendedorismo também é uma maneira de colocar a sua própria ideia em prática, seja de um produto ou serviço. Isso faz com que a criatividade esteja no dia a dia de trabalho, assim como a liberdade e autonomia para agir como for mais interessante para quem está por trás da empresa.

Quais são os tipos de empreendedorismo?

Engana-se quem acredita que o empreendedorismo representa apenas um único tipo. Afinal, por estar diretamente ligado com diferentes atuações e perfis de profissionais empreendedores, essa categoria é variada. Abaixo iremos mostrar para você quais são alguns dos tipos de empreendedorismo mais recorrentes entre os brasileiros.

Empreendedorismo individual

Considerado como o mais procurado por quem deseja iniciar o próprio negócio, o empreendedorismo individual é aquele que, como o nome já diz, é comandando por um único profissional. No Brasil,  há o MEI: Microempreendedor Individual, uma categoria que atende às necessidades dessas pessoas e as ajuda a formalizar sua atividade de trabalho. Outra opção é a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

Apesar de serem negócios relativamente pequenos, ambas requerem que o empreendedor individual cumpra com o pagamento de tributos e demais fatores financeiros por se tratar de uma empresa assim como qualquer outra.

Empreendedorismo social

O empreendedorismo social é o que atende ao perfil de profissionais que desejam causar um impacto positivo em determinado local por meio de atividades que não tenham necessariamente como foco o lucro a ser gerado, mas as causas sociais em prol de uma população ou grupo de pessoas.

Aqui, o dinheiro arrecadado costuma ser utilizado para promover melhorias em diversos setores sociais, como saúde, educação, cultura e até mesmo valorização da região. Com isso, há uma transformação nesta parte da sociedade e a empresa passa a ser quem possibilita esses resultados.

Empreendedorismo digital

Há anos se fala em digitalização, transformação digital e uso da tecnologia ou internet nos negócios, não é? Com isso, há o resultado do tipo de forma de empreender denominada de empreendedorismo digital e que atua de um jeito um pouco diferente dos demais.

Nesta classificação, as comercializações são feitas nos ambientes virtuais, como em lojas online, em redes sociais e ao usar conteúdos digitais. Além disso, os produtos ou serviços vendidos no empreendedorismo digital também podem ser virtuais, como e-books, cursos online, consultoria feita a distância ou outras alternativas.

O que atrai centenas de empreendedores brasileiros para essa categoria é o fato de possivelmente ser um pouco menos custoso por não precisar de espaço físico, como um estoque ou loja física, e por ser mais prático de alcançar um público maior, visto que a internet oferece mais facilidade para disseminar informações.

Empreendedorismo verde

Essa classificação de formatos de empreender é próxima ao empreendedorismo social, já que igualmente trabalha com impactos positivos, mas com foco no meio ambiente. A sustentabilidade está em pauta atualmente e profissionais têm buscado soluções para preservar os recursos naturais, entre demais fatores.

Essa atividade é chamada de empreendedorismo verde e tem sido cada vez mais fundamental para o comprometimento em cuidar do que temos ao nosso redor no planeta, como a água potável, as matas e florestas e o ecossistema da natureza como um todo.

Neste caso, o lucro é revertido em medidas de preservação ambiental e a operação do negócio busca afetar o menos possível o meio ambiente. Diversos profissionais, os quais se identificam com a causa, têm buscado como agir nesse setor com inovação e com a tecnologia como aliada, tendo o objetivo de agregar novas soluções.

Empreendedorismo de franquias

Quem deseja ter uma empresa, mas sem os desafios de começar um negócio desde o seu início, há a alternativa do empreendedorismo de franquias. Essa modalidade é ideal também para os profissionais que querem administrar um negócio, mas não têm ideia de novos serviços ou produtos, já que irão adquirir uma unidade de uma empresa existente.

O empreendedorismo de franquias tem a vantagem de que, na maioria das vezes, a unidade a ser aberta pelo profissional é de uma empresa previamente conhecida pelo público, independente do setor, o que aumenta as chances de retornar o investimento em menos tempo do que seria a criação de uma marca do zero.

Por exemplo, você pode adquirir uma franquia de uma marca de alimentação ou de uma loja de produtos de beleza, apresentando um novo ponto desse serviço ou comércio para o público que é fiel a empresa. Assim, os custos de abertura e manutenção da unidade serão repostos com uma possível maior facilidade do que seria no caso de um negócio diferente.

Empreendedorismo feminino

Você sabia que há um tipo de empreendedorismo voltado única e exclusivamente para mulheres? O empreendedorismo feminino tem ganhado espaço dentre a nossa sociedade por tratar de uma causa essencial, assim como as vertentes sociais e ambientais descritas acima, para a diversidade do mercado de trabalho.

Com atuação nos mais variados segmentos de negócios, o empreendedorismo feminino é, em sua maior parte, liderado ou criado por mulheres, o que aumenta a atuação profissional delas no mercado de trabalho como um todo. Outra característica que descreve esse formato de empreender é atuar em ações que tirem o público feminino de situações vulneráveis ou de risco.

Veja também: Desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho.

As ações do empreendedorismo feminino impactam no empoderamento das mulheres e na melhoria da igualdade de gênero, de forma que ajude os membros do público feminino a crescerem profissionalmente e pessoalmente, saírem da baixa renda e alcançarem novas oportunidades de negócios.

tipos de empreendedorismo

Como se tornar um empreendedor?

E aí, qual é o seu perfil profissional e qual dos tipos de empreendedorismo mais se adequa ao que você está buscando? Depois de responder a essa questão, saiba que para se tornar um empreendedor com uma carreira próspera, é necessário ir atrás de conhecimento. Para isso, a formação em uma boa instituição de ensino superior se faz essencial.

Fazer uma graduação ou pós-graduação de alto nível de ensino irá impactar em sua jornada como empreendedor, já que será uma das principais maneiras de aprender, assim como desenvolver, as habilidades, competências, conhecimentos e até mesmo o networking necessárias para criar o seu próprio negócio.

Para se tornar um empreendedor e seguir nesta carreira, não tem apenas uma graduação ou curso a ser feito como uma escolha certa. Isso porque profissionais das mais variadas áreas de conhecimento podem ingressar no caminho de abrir o próprio negócio, de Administração a Comunicação, ou áreas da Saúde ou de Exatas.

Considerando isso, o importante é optar por uma formação de qualidade que faça sentido para você e que tenha algum ponto de relação com o tipo de empreendedorismo e de negócio que você pretende ingressar, assim como com os papéis e atividades que irá exercer no cotidiano de trabalho.

As melhores graduações do país estão nas faculdades particulares parceiras do Pravaler. São mais de 500 instituições de ensino superior que vão te ajudar a encontrar o curso que tem tudo a ver com os seus interesses e a começar na jornada de empreendedor com a bagagem ideal para chegar mais longe.

E o melhor: o nosso financiamento estudantil é para todos, calouros ou veteranos, porque você pode fazer a contratação quando quiser ou precisar. O processo é totalmente online e sem burocracias, sem comprovação de renda e sem precisar usar a nota do Enem para ingressar na faculdade.

Ah, e as parcelas não se acumulam e você encontra soluções com a gente que tenham os menores valores possíveis, de forma que a mensalidade não seja um obstáculo para estudar e começar a ser um empreendedor.

Quer saber mais? Faça a sua simulação com a gente e descubra como estudar pagando menos. Vem com a gente!

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter