Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Quero Bolsa e Prouni: onde procurar por bolsas de estudos? Quero Bolsa e Prouni: onde procurar por bolsas de estudos?

Quero Bolsa e Prouni: onde procurar por bolsas de estudos?

Se você está em dúvida sobre a possibilidade de usar o Quero Bolsa e Prouni juntos, nós vamos te explicar tudo em detalhes para que saiba como esses programas funcionam. Continue acompanhando o conteúdo a seguir!

O que é o Quero Bolsa?

O Quero Bolsa é onde você pode encontrar bolsas de estudo para escolas, cursos de graduação, pós-graduação, além de idiomas e técnico com mais de 6.000 parceiros. Nesta plataforma você compara as mensalidades e descontos com facilidade.

Além disso, o Quero Bolsa não é um financiamento. Ou seja, você escolhe a sua bolsa de estudos sem precisar comprovar a sua renda ou passar por uma análise de crédito. Sem burocracias e com facilidade, os estudantes podem escolher a opção que mais gostarem e já se matricularem no curso.

Para usar o Quero Bolsa, é preciso que você seja um estudante que vai começar o curso desde o início e com tudo o que precisa para entrar no ensino superior. Dessa forma, se você já estiver matriculado ou cursando a faculdade, você não pode conseguir uma bolsa de estudos.

Como funciona o Quero Bolsa?

Com o Quero Bolsa, você contrata bolsa de estudos e começar a estudar com desconto na mensalidade até o final do curso. Entenda como funciona o Quero Bolsa:

  1. Busque e escolha a bolsa que for melhor para você;
  2. Leia e se informe sobre os detalhes;
  3. Clique em “Garantir esta bolsa” e pague a taxa de adesão;
  4. Daí, faça o processo seletivo na faculdade e matricule-se.
  5. Pronto! Você já vai poder começar a estudar.

Agora vamos ajudar você a entender como funciona o Prouni. Assim, você tira as suas dúvidas sobre esse processo também.

O que é o Prouni?

Criado em 2014 como uma iniciativa do governo federal, o Prouni é uma maneira de possibilitar que os jovens de baixa renda estudem em instituições privadas com bolsas parciais ou integrais.

O Programa de Universidade para Todos fica aberto para inscrições a cada semestre, isto é, duas vezes por ano. Esta é uma maneira de estudantes que não têm recursos financeiros para pagar por uma faculdade privada possam estudar, sendo a porta de entrada para o mercado de trabalho e para suas carreiras como bons profissionais.

Como funciona o Prouni?

Para entender como funciona o Prouni, saiba que não tem nenhuma complicação. A informação principal que você deve saber é que cada aluno pode concorrer a duas modalidades de bolsas, sendo a integral de 100% e a parcial de 50%. Estes descontos são aplicados no valor da mensalidade do curso escolhido da faculdade.

Quem tem interesse em conseguir os descontos na mensalidade precisa passar por algumas etapas, assim como comprovar a renda familiar e algumas informações socioeconômicas que indicarão se o estudante preenche os requisitos do programa.

Além disso, é preciso que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tenha sido feito. A nota tirada na prova será usada no processo seletivo do Prouni e o estudante precisa ter igual ou acima de 450 pontos nas provas, e a redação não pode ter nota igual a zero.

É a partir do resultado individual do Enem que o estudante inscrito no Prouni começa a concorrer pela bolsa, já que o programa é automatizado para relacionar as melhores notas no exame com as vagas disponíveis.

Cada candidato concorre com os demais que tenham marcado as mesmas opções de faculdade, curso, modalidade e campus, e no cadastro do processo seletivo do Prouni pode escolher até cinco instituições de ensino superior privadas.

Como conseguir uma bolsa de estudos no Prouni?

Agora que você já entendeu como funciona o Prouni, provavelmente está pensando “beleza, e como faço para conseguir uma bolsa?”. Então, vamos à explicação: os estudantes precisam estar adequados a uma série de requisitos para ganhar bolsa do Prouni, como ter renda familiar mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa para concorrer a bolsa de 100% e de até três salários-mínimos por pessoa para a bolsa de 50%.

Outro requisito importante é ter uma nota no Enem do ano anterior maior do que a nota de corte estipulada pelo Prouni para a escolha de curso, instituição de ensino superior, modalidade e demais opções. Em seguida, após a sua inscrição, é preciso acompanhar o resultado do Prouni das classificações de alunos por vagas.

Também é preciso que tenha completado o Ensino Médio em uma escola da rede pública ou em uma privada, mas como estudante bolsista nesta segunda, seja pessoa com deficiência ou professor da rede pública de ensino de acordo com alguns critérios.

Posso usar o Quero Bolsa e Prouni juntos?

Caso a sua bolsa não seja integral, você pode se perguntar “posso usar Quero Bolsa e Prouni juntos?”. É importante saber que os impeditivos de usar os descontos do Quero Bolsa são os seguintes: já estar matriculado na faculdade em questão, estar no meio do curso ou ter algum vínculo com a instituição de ensino superior.

Dessa forma, usar o Quero Bolsa e Prouni juntos é algo que pode depender da sua situação, ou seja, se já está matriculado ou não, por exemplo. Outro ponto de atenção está relacionado com o fato de que um bolsista do Prouni também pode estar inscrito em outra faculdade, correndo o risco de perder o benefício governamental.

Veja também: Bolsa do Prouni – 5 situações que podem fazer você perder o benefício.

Esperamos que tenhamos respondido à sua questão de “posso ter Quero Bolsa e Prouni”. Que tal agora entender sobre onde encontrar a melhor bolsa de estudos? Vamos lá!

Qual é a melhor forma de procurar bolsa de estudos?

A graduação que você deseja com a bolsa de estudos ideal pode estar mais perto do que você imagina. Para quem quer entender qual é a melhor maneira de achar esse benefício, temos uma dica: a plataforma Amigo Edu.

Com ela, você, estudante, pode fazer o vestibular, encontrar a faculdade que deseja e com o preço que cabe no seu bolso e muito mais. Aproveite para ir atrás da bolsa de estudos que é melhor para você e comece a estudar agora mesmo!

Cta Clube De Beneficios Bolsa De Estudos Amigo Edu

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter