Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Bolsa do Prouni: 5 situações que podem fazer você perder o benefício Bolsa do Prouni: 5 situações que podem fazer você perder o benefício

Bolsa do Prouni: 5 situações que podem fazer você perder o benefício

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um dos programas mais famosos do governo federal. Essa é a oportunidade de milhares de estudantes brasileiros tentarem uma bolsa do Prouni – integral ou parcial – em universidades particulares, utilizando a nota do Enem.

Engana-se, porém, quem pensa que a parte mais difícil é ser aprovado no Prouni. O estudante deve se atentar às regras exigidas para continuar no programa durante todo o curso de graduação. Veremos com mais detalhes abaixo situações que podem fazer com que o estudante perca a bolsa do Prouni ao longo do curso.

Regras do Prouni para não perder a bolsa

O Prouni tem como objetivo oferecer bolsas de estudos parciais ou integrais para estudantes de escolas públicas ou para bolsistas de colégios particulares. Para participar do programa, primeiramente, é necessário realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja também: Entenda como funciona o Prouni na prática!

São aceitas as notas de todas as edições do Enem a partir de 2010, desde que o estudante tenha atingido pontuação mínima de 450 pontos na prova, ter atingido nota acima de zero na redação e comprovar renda específica para cada categoria de bolsa. A concorrência, porém, é acirrada: alguns cursos chegam a ter nota de corte em 800, exemplo do curso de medicina.

“É muito comum o estudante, após beneficiar-se de algum programa do governo, esquecer que existem requisitos que devem ser cumpridos ao longo do curso. Às vezes, por uma besteira, o estudante atrapalha seu desenvolvimento e perde a bolsa”, afirma Rafael Baddini, sócio-diretor do Pravaler, maior fintech de soluções financeiras para educação do Brasil.

Se você possui todos os requisitos para ganhar bolsa do Prouni e já foi beneficiado, fique ligado nos 5 motivos que fazem o estudante perder o benefício ao longo do curso.

Situações que te fazem perder a bolsa do Prouni

Evasão escolar

O aluno do Prouni precisa comparecer às aulas. Ele perderá o direito à bolsa do prouni se faltar a mais de 25% das aulas por período, de acordo com a grade curricular, sendo considerado como “evasão escolar”.

“Mas, se eu trancar a faculdade perco a bolsa do Prouni?” Não. Um bolsista do Prouni, seja com bolsa parcial ou integral, poderá solicitar o trancamento da matrícula, de acordo com as normas da instituição de ensino. Durante o período trancado, o estudante terá a suspensão do benefício da bolsa e terá descontado o seu prazo de utilização.

Aprovação em menos 75% das matérias

Tanto para quem estuda com bolsa integral, quanto com bolsa parcial, todos devem ter aprovação de, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas. Caso contrário, o aluno terá sua bolsa de estudos cancelada.

Dentre os 25% de margem para reprovação, o aluno poderá pegar a famosa Dependência (DP), Neste caso, a instituição de ensino não poderá cobrar pela matéria, pois, pelas regras da bolsa integral do Prouni, não existe a inclusão de nenhum valor, nem mesmo de matérias repetidas.

Matrícula em outra instituição de ensino superior

O Prouni tem como premissa dar acesso ao ensino superior para alunos que não têm condições financeiras. Caso um beneficiário esteja matriculado em outra instituição de ensino pública ou privada, o Governo Federal entende que esta pessoa não precisa do benefício.

Mudança socioeconômica

No momento de solicitação do benefício, o estudante precisa comprovar sua renda mensal familiar para cumprir os requisitos de cada categoria de bolsa de estudos do programa. Caso, no meio do curso, esta situação socioeconômica mude – ou seja, se a renda familiar aumentar a ponto de ultrapassar os pré-requisitos da bolsa -, o Prouni pode cancelar o benefício. Conforme citamos anteriormente, a renda para ganhar a bolsa do Prouni deve estar de acordo com os requisitos do programa.

Perda do prazo de matrícula

Assim como todos os alunos, é preciso ficar atento às datas de matrícula e rematrícula. O bolsista que, por algum motivo, não conseguir cumprir com os prazos da instituição de ensino em questão, estará sujeito ao cancelamento da bolsa.

“É extremamente importante que o aluno leia com atenção todas as regras no manual do Prouni. Só assim ele estará seguro e não corre o risco de perder o benefício”, finaliza Baddini.

Além desses motivos listados, vale lembrar que existem outras situações que podem levar o estudante a perder a bolsa do Prouni, como decisão de ordem judicial ou falsificação de documentos para a matrícula.

Vale ressaltar que para encontrar bolsas de estudos, é possível recorrer a outras alternativas, como o Amigo Edu. No site do Amigo Edu você encontra bolsa de estudos para cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres com até 80% de desconto. Além disso, é possível conseguir bolsa para todas as modalidades de ensino: presencial, semipresencial e EAD.

Cta Ead Presencial Semipresencial Bolsa De Estudos Amigo Edu

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: ProuniPra saber
x

Estude com mensalidade reduzida e pague menos por mês.

Com o Pravaler, você financia o curso que quer fazer, contrata quando quiser e paga menos na mensalidade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter