Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Infraestrutura Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Infraestrutura

Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Infraestrutura

O investimento em empresas que atuam no mercado de infraestrutura está crescendo e chamando atenção de muitos investidores interessados em expandir seus negócios. Há quem diga que apostar nessas organizações é uma das decisões mais inteligentes, já que se trata de um dos setores que mais vem sendo beneficiado no país.

Graças a retomada de uma série de obras que estavam paradas no Brasil, é fácil entender o porquê esse segmento está se tornando um dos mais atrativos. Para acompanhar esse crescimento, os profissionais vêm buscando mais informações e capacitação. Nesse momento, os cursos técnicos se fazem necessários e contam com uma vasta lista de possibilidades para expandir os conhecimentos de quem atua nesse mercado.

Continue nesse artigo e descubra quais são os cursos técnicos do Eixo Tecnológico de Infraestrutura!

Cursos técnicos do Eixo Tecnológico de Infraestrutura

O eixo tecnológico de infraestrutura é o eixo que estuda as tecnologias relacionadas à construção civil e ao transporte. Abrange planejamento, manutenção, operação e gerenciamento de soluções tecnológicas para construções civis, topografia, geotécnica, recursos hídricos, saneamento, hidráulica, transporte de pessoas e bens e controle de trânsito.

Os cursos que pertencem a este eixo tecnológico são relacionados a obras civis e ao transporte e o profissional formado na área tem como objetivo geral elaborar e implantar projetos de redes, instalar, testar e realizar manutenções preventivas e corretivas de sistemas.

Se você tem interesse em ingressar ou quer se aperfeiçoar no mercado de infraestrutura, mas não tem conhecimento de todas as possibilidades e áreas, vamos te ajudar nessa! Listamos os principais setores desse núcleo de atividade. Confira!

Técnico Aeroportuário

Se você é apaixonado pelo mundo da aviação e o dia a dia nos aeroportos, mas não sonha em ser um piloto de avião, saiba que essa é uma das possibilidades que você pode seguir. Para quem costuma viajar ou para quem sempre olha para o céu e vê a quantidade de aviões pelos ares, nem imagina o tamanho da estrutura e da equipe responsável por garantir que tudo ocorra com eficiência e normalidade.

Você pode ser parte desta equipe! Neste eixo, o profissional tem como papel inspecionar e garantir a manutenção de instalações e equipamentos, realizar a reparação de sistemas aeroportuários quanto à segurança e funcionamento, controlar e coordenar o trânsito de pessoas e viaturas na área operacional, supervisionar o carregamento e o descarregamento de aeronaves, auxiliar na operação de solo e sinalização de aeronaves e controlar o combustível de aeronaves.

Sabe aquelas pessoas que organizam o acesso às salas de entrada restrita e controlam a gestão de elevadores e passarelas nos aeroportos? Também são agentes aeroportuário.

Técnico em Agrimensura

Antes de tudo, o que é agrimensura? É a técnica de medição de terras e campos. Ao longo do tempo, a agrimensura se tornou um dos ramos da engenharia e utiliza de ferramentas da topografia como instrumentos para auxiliar nos trabalhos, aplicado a construções que irão alterar o ambiente, sendo possível coordenar e executar levantamentos topográficos, geodésicos, batimétricos, cartográficos e fotogramétricos.

O técnico em agrimensura será o responsável por executar levantamentos geodésicos e topográficos por meio de equipamentos e métodos específicos, fazer a locação de obras de sistemas de transporte, civis, industriais e rurais, efetuar aerotriangulação, desenvolver fotografias aéreas para a elaboração de produtos cartográficos em diferentes sistemas de referências e projeções.

Além disso, interpreta dados de sensoriamento remoto, fotos terrestres e fotos aéreas de modo integrado a dados de cartas, mapas e plantas. Utiliza ferramentas de geoprocessamento, identifica elementos na superfície e pontos de apoio para georreferenciamento e amarração, coleta dados geométricos e organiza e supervisiona ações de levantamento e mapeamento.

Técnico em Carpintaria

Um profissional formado como carpinteiro deve manusear todo o tipo de madeira para as mais diversas finalidades, sendo que uma pessoa que atue nesta área poderá criar móveis e até mesmo ferramentas diversas.

Normalmente o carpinteiro executa estruturas em madeira e em fibra de vidro para obras civis, palcos, cenários, carrocerias, carretas e embarcações. Coordena montagem, manutenção e controle da produção de produtos, executa o controle de danos e avarias em instalações por meio de escoramentos em paredes/tetos e tamponamentos e opera máquinas e ferramentas de carpintaria.

Técnico em Desenho de Construção Civil

O técnico em desenho de construção civil é quem desenvolve atividades relacionadas ao estudo do planejamento de projetos e de obras, sob a ótica de aspectos técnico-econômicos, socioambientais, urbanísticos, históricos e legais. É ele quem analisa projetos e define a metodologia de trabalho, dimensionando a equipe de desenhistas e determinando os prazos para a elaboração dos projetos.

Também elabora orçamentos para execução de serviços de projetos técnicos e de obras, executa desenhos técnicos de projetos de arquitetura, estrutura, saneamento, instalações hidráulicas, elétricas, gás, ar condicionado, incêndio, redes de esgoto, águas pluviais, abastecimento de água, cartográficos e de estradas, de acordo com legislação específica e conforme limites regulamentares e normativas ambientais na área da construção civil.

No mercado de trabalho, pode atuar em empresas de engenharia e arquitetura, escritórios de projetos de arquitetura, engenharia civil e/ ou infraestrutura e de instalações, imobiliárias e construtoras ou atuar como profissional autônomo.

Técnico em Edificações

Já pensou em ser o braço direto de engenheiros e arquitetos em obras civis? Da fundação de uma obra até seu acabamento, o técnico em edificações tem importância fundamental. Ele tem que estar de olhos bem abertos para que tudo corra bem e esteja dentro das normas.

O papel de quem se forma em edificações é desenvolver e executar projetos de obras, planejar a execução e a elaboração de orçamento, desenvolver projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações e coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações.

Técnico em Estradas

Como o próprio nome já diz, o técnico em estradas é quem executa o levantamento, projeto, construção, gerenciamento, manutenção e conservação de vias rodoviárias e ferroviárias, atendendo às necessidades técnicas da produção de bens e serviços.

Este profissional pode atuar implementando ações para melhoria da produtividade de máquinas e equipamentos e nos serviços pertinentes à infraestrutura de transportes. Além disso, supervisiona e executa ensaios de solos, agregados, misturas betuminosas e concretos, cuida dos do controle de custos e desenha e elabora projetos geométricos, de pavimentação, drenagem, sinalização, terraplenagem, loteamentos e obras.

Técnico em Geodésia e Cartografia

Manipula mapas analógicos e digitais para obtenção de informações espaciais, utiliza dados coletados por sensores orbitais e aéreos para produção cartográfica, coleta dados com a mediação de satélites artificiais para posicionamento terrestre e realiza o processamento digital de imagens, sistemas de informação geográfica e desenhos assistidos por computador por meio de softwares de geoprocessamento.
Quem se forma nesse eixo poderá trabalhar em instituições públicas e privadas, empresas de mapeamento e levantamento topográfico e geodésico e entidades ambientais. Também pode fazer parte das Forças Armadas ou administração pública.

Técnico em Geoprocessamento

A formação mais comum de quem opta por este curso é de graduação em geografia. A base do curso são matérias de ciências exatas, como matemática, física e geociências. A maior parte da grade curricular, porém, é voltada às disciplinas específicas da carreira, como tratamento de imagens de satélite e de radar, além de monitoramento ambiental.

O tecnólogo em geoprocessamento executa levantamentos e coletas de dados espaciais, realiza implantações no campo de projetos de sistemas de transporte, obras civis, industriais e rurais, cria produtos cartográficos a partir de fotos terrestres, aéreas e imagens de satélite. Além disso, cria modelos de fenômenos ambientais, presta assistência técnica na compra, venda e utilização de equipamentos especializados, realiza perícias técnicas através de ferramentas de geoprocessamento.

Técnico em Hidrologia

Hidrologia é a ciência que estuda a distribuição da água no planeta, atualmente ligada à qualidade da água, ecologia, poluição e descontaminação. Então, o hidrotécnico é um profissional capacitado para cumprir as seguintes tarefas: instalação, operação e manutenção de equipamentos destinados à medição de níveis e vazão em rios, lagos e estuários.

Também faz a manutenção de equipamentos para registro de correntes, marés, ondas e outras características marítimas., executa o levantamento de bacias hidrográficas em campo e por meio de ferramentas cartográficas e desenvolve projetos de obras hidráulicas e da execução de estudos em modelos reduzidos.

Técnico em Portos

Com o crescimento da demanda no setor portuário brasileiro, houve um aumento na procura por profissionais qualificados para as funções ao trabalho nos portos. O curso técnico em portos surgiu para capacitar e qualificar os trabalhadores da área.

Durante o curso, o estudante entra em contato com disciplinas diretamente ligadas ao trabalho nos portos e após a formação estará apto para atuar nas seguintes funções: desenvolver atividades nas operações portuárias, controlar e coordenar operações de transportes em geral, supervisionar operações de embarque, transbordo e desembarque de cargas e o agenciamento de embarcações, entre outras atividades.

Técnico em Saneamento

Saneamento ambiental é um conjunto de práticas e serviços que ajudam na melhoria e preservação do meio ambiente, da saúde pública e do bem-estar da população. Então, podemos dizer, que gostar de geografia, matemática, física, química e biologia e ter grande compreensão do meio ambiente são características fundamentais para um bom profissional de saneamento ambiental.

Entre outras atividades, o tecnólogo em saneamento pode ser responsável por: projetos e obras de aterro sanitários, disposição e reciclagem de resíduos em unidades de compostagem, projetos de obras de sistemas e estação de tratamento de águas (captação, transporte, tratamento e distribuição) e de esgotos (coleta, transporte, tratamento e disposição final). É este profissional que também executa e fiscaliza obras de drenagem urbana e estrutura o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras.

Técnico em Trânsito

A principal atividade desse campo é realizar procedimentos de gestão, planejamento, fiscalização e operação do trânsito. Além de organizar a operação do tráfego urbano e o controle da manutenção de equipamentos de tráfego, o monitoramento do trânsito e das vias públicas, a fiscalização de trânsito e de veículos.

Um técnico em trânsito poderá trabalhar em órgãos gestores de trânsito, empresas operadoras de transporte público, dentro de formação de condutores ou empresas de sinalização viária.

Técnico em Transporte Aquaviário

Basicamente, o técnico em transporte aquaviário é quem opera, coordena e fiscaliza o transporte aquaviário de pessoas e de cargas. Mas, e o que é um transporte aquaviário? Consiste na locomoção de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, em oceanos, mares, lagos, rios ou canais.

Este profissional poderá atuar em empresas de navegação, cabotagem, apoio portuário, apoio portuário/dragagem, apoio marítimo, ou empresas de transporte fluvial de passageiros, veículos e cargas, agências marítimas, agências de navegação.

Técnico em Transporte de Cargas

O curso técnico em transportes de cargas tem como objetivo principal a formação de um profissional apto a controlar os processos de acondicionamento, embalagem e movimentação de cargas. No mercado de trabalho, as possibilidades de atuação são em empresas de logística e transportes de cargas, terminais de cargas ou órgãos fiscalizadores do transporte de cargas.

Técnico em Transporte Dutoviário

O transporte dutoviário vem se revelando como uma das formas econômicas de transporte para grandes volumes quando comparados com os ferroviário e rodoviário. Algumas características são atribuídas ao transporte dutoviário como, agilidade, segurança, baixa flexibilidade e capacidade de fluxo.

Um profissional desta área fiscaliza esse tipo e gerencia a infraestrutura deste tipo de transporte, trabalha no planejamento, execução e controle de atividades ligadas às operações de transporte por dutos, fiscaliza a movimentação de cargas por dutos e opera terminais de transporte dutoviário.

Técnico em Transporte Metroferroviário

É quem atua na coordenação da circulação de veículos metroferroviários, controla os programas e horários de circulação de trens, administra e controla as atividades de pátios e terminais, atua nos centros de controle e presta serviços de apoio ao usuário e supervisão de equipe de trabalho. Os campos de atuação são: instituições do sistema de transporte metroferroviário, concessionárias ou órgãos de controle e regulação.

Técnico em Transporte Rodoviário

Sabe aquela pessoa que organiza a logística do transporte e do tráfego? É um técnico em transporte rodoviário, que administra e controla a frota de veículos no transporte rodoviário de cargas e passageiros. Geralmente, trabalham em empresas de transporte urbano, empresas de transporte de cargas, empresas de operação e gestão de vias rodoviárias, ferroviárias e dutovias.

Quem pode fazer um curso do eixo tecnológico de Infraestrutura?

Para se matricular em um curso técnico, o candidato pode estar cursando o ensino médio ou pode optar para depois que o concluir – em algumas instituições é requisito ter 18 anos, em outras, a partir dos 16 anos. Para a obtenção do diploma técnico, é necessária a conclusão do ensino médio.

A dica é, antes de realizar a sua inscrição no curso, conferir as informações na instituição de ensino desejada e avaliar se você atende a todos os requisitos de acesso ao curso.

Vale ressaltar que, caso ainda não tenha concluído todas as etapas da educação básica, você pode completar através do do EJA (Educação para jovens e adultos) ou do Encceja (Exame Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

E aí, se identificou com algum dos cursos? Saiba que essa modalidade de ensino trará ainda mais aperfeiçoamento estratégico e técnico, ampliará a sua visão na profissão escolhida e ampliará seu currículo, uma vez que garante ao aluno um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter