Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia

Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia

Com o mundo cada vez mais tecnológico, as diferentes áreas também sofreram por transformações, como a implantação de novas tecnologias e automatização de processos. Para garantir a eficiência dessas novas ferramentas, os profissionais vêm buscando mais informações e capacitação. Nesse momento, os cursos técnicos se fazem necessários e contam com uma vasta lista de possibilidades para expandir os conhecimentos de quem atua nesse mercado.

Esse é um campo que oferece diversas opções de atuação aos seus profissionais, com boas oportunidades de trabalho no mercado, especialmente em indústrias e com prestadores de serviços na área de alimentação. Quem quer trabalhar na área de alimentos já tem alternativas interessantes às tradicionais graduações de nutrição e de engenharia de alimentos.

Mas, afinal, do que se trata o eixo tecnológico de produção alimentícia?

Este curso aborda tecnologias relacionadas ao beneficiamento e à industrialização de alimentos e bebidas. Abrange ações de planejamento, operação, implantação e gerenciamento, além de aplicar metodologias das normas de segurança e qualidade dos processos físicos, químicos e biológicos de elaboração ou industrialização de produtos de origem vegetal e animal.

O profissional que se formar neste eixo, estará pronto para atuar com ética e responsabilidade social e ambiental em indústrias de alimentos, zelando a produção saudável e higiênica de todo o processo.

Se você se identificou e tem interesse em ingressar ou quer se aperfeiçoar no mercado de alimentos, mas não tem conhecimento de todas as possibilidades e áreas, a gente pode te ajudar! Listamos os principais setores desse núcleo de atividade. Confira!

Cursos técnicos do Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia

Técnico em Agroindústria


O profissional que optar por essa área irá atuar na aplicação de tecnologias voltadas à conservação e ao processamento das matérias-primas de origem animal e vegetal. Além disso, irá implantar, executar e avaliar os programas preventivos de segurança do trabalho, de gestão de resíduos, de diminuição do impacto ambiental e de higienização da produção agroindustrial. O interessado neste eixo também será responsável por realizar análises laboratoriais de alimentos e desenvolver técnicas de mercado de produtos e consumo, produzindo insumos para a agroindústria e inovação tecnológica.

Técnico em Alimentos


Planeja e coordena atividades relacionadas à produção alimentícia, à aquisição e manutenção de equipamentos. É o responsável por executar e supervisionar o processamento e conservação das matérias-primas e produtos da indústria alimentícia e bebidas e, também, realizar análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.

Além disso, implanta programas de controle de qualidade e realiza a instalação e manutenção de equipamentos, aplicando soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolver produtos e processos no mercado.

Técnico em Apicultura


Um técnico em apicultura atua em apiários – criação de abelhas para a colheita de mel ou polinização de culturas agrícolas – e demais estabelecimentos, processando e comercializando produtos como mel, própolis, cera, geleia real e demais produtos da apicultura. Também pode trabalhar em instituições de ensino e pesquisa ou como consultor técnico.

Técnico em Cervejaria


Como citamos, este eixo não aborda somente alimentos, mas também bebidas. Quem optar por essa especialização, irá desenvolver técnicas mercadológicas de produtos e insumos para a indústria cervejeira, por meio de inovações tecnológicas e manutenção de equipamentos. Também poderá supervisionar atividades de fabricação de cervejas, trituração do malte, maturação, filtração e sustentação do produto, além de realizar análises químicas, físicas, biológicas e sensoriais.

Técnico em Confeitaria


Dedicado aos confeiteiros de plantão, pra quem gosta de produzir biscoitos, doces, bolos, tortas, sorvetes e sobremesas em geral. O curso ensina a utilizar de boas práticas de manipulação de alimentos, identificar a embalagem adequada e a planejar e executar a aquisição e manutenção de equipamentos utilizados na produção de doces.

O profissional terá a oportunidade de trabalhar em confeitarias, restaurantes, meios de hospedagens ou poderá ter seu próprio empreendimento.

Técnico em Panificação


É o responsável por realizar o planejamento e execução de produção de pães, massas e salgados e por fazer a manutenção e aquisição dos equipamentos. Opera equipamentos utilizados no processo e efetua controle de qualidade, de estoque, custos e consumo do estabelecimento.

O técnico em panificação poderá trabalhar em restaurantes, meios de hospedagens, padarias, refeitórios, catering e bufês. Também podem atuar como profissionais autônomos e donos do próprio negócio, como padarias, por exemplo.

Técnico em Processamento de Pescado


Neste curso técnico, o aluno aprende a processar e transformar pescados para fins de beneficiamento e comercialização. Para isso, vai conhecer produtos, equipamentos, utensílios e instrumentos para desenvolver atividades operacionais de processamento de pescado (recepção, lavagem e classificação).

Estudará também regras de controle de qualidade, saúde e higiene e processos da indústria de alimentos. Assim, estará pronto para atuar em agroindústrias de processamento de pescado, fábrica de conserva de pescado, instituições ligadas à pesca, laboratórios de controle de qualidade e empresas de consultoria.

Técnico em Viticultura e Enologia


Você sabia que viticultura é a ciência que estuda a produção da uva e que enologia estuda tudo que está relacionado com a produção e conservação de vinho? Então, o profissional que optar por atuar nesse ramo será o responsável por desenvolver e controlar os processos de cultivo da uva, selecionar suas variedades para produção de vinho e seus derivados e realizar ensaios físicos e análises químicas, sensoriais e microbiológicas.

Se interessou? Conheça os campos de atuação: indústrias de vinhos e espumantes, empresas do setor vitivinícola, laboratórios de controle de qualidade de produtos vitivinícolas, instituições de ensino ou pesquisa, consultorias ou ter um empreendimento próprio.

Quem pode fazer um curso do eixo Tecnológico de Produção Alimentícia?

Para se matricular em um curso técnico, o candidato pode estar cursando o ensino médio ou pode optar para depois que o concluir – em algumas instituições é requisito ter 18 anos, em outras, a partir dos 16 anos. Para a obtenção do diploma técnico, é necessária a conclusão do ensino médio.

A dica é, antes de realizar a sua inscrição no curso, conferir as informações na instituição de ensino desejada e avaliar se você atende a todos os requisitos de acesso ao curso.

Vale ressaltar que, caso ainda não tenha concluído todas as etapas da educação básica, você pode completar através do do EJA (Educação para jovens e adultos) ou do Encceja (Exame Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Encontrou a melhor opção para a sua carreira no eixo de produção alimentícia?

Então invista em um curso técnico no setor e aumente suas chances de ingressar no mercado de trabalho. A modalidade de ensino trará mais aperfeiçoamento estratégico e técnico, ampliará a sua visão na profissão escolhida e acrescentará seu currículo. Nós temos um artigo onde falamos um pouquinho mais sobre a importância de fazer um curso técnico, dá uma conferida!

Ah, e não se esqueça de pesquisar uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) que ofereça o curso técnico que deseja. Escolha uma escola que ofereça uma grade que corresponda às suas expectativas e necessidades. Acesse o portal Sistec e procure uma instituição de ensino qualificada para seus estudos!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter