Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como funciona um cursinho pré-vestibular? Como funciona um cursinho pré-vestibular?

Como funciona um cursinho pré-vestibular?

Os alunos que disputam vagas no ensino superior precisam apenas da certificação do ensino médio para participarem dos processos seletivos. Entretanto, eles podem recorrer aos conhecidos cursinhos pré-vestibulares para se prepararem melhor e assim conquistarem resultados mais satisfatórios.

Tamanha se tornou a importância dos cursinhos que hoje eles são procurados por diferentes perfis de estudantes, tanto aqueles que fizeram o ensino médio com qualidade em boas escolas, quanto os que, por algum motivo, não o fizeram. Saiba mais sobre um cursinho pré-vestibular e aprenda a escolher o mais adequado para os seus interesses.

Como funciona um cursinho pré-vestibular?

De maneira geral, um cursinho pré-vestibular é um curso preparatório para o vestibular. Ele pode ser oferecido por instituições de ensino sob as mais variadas formas, como o curso extensivo, com duração de um ano, o semiextensivo, que leva um semestre para ser concluído e as turmas de maio, modelo intermediário de preparação.

Como são montados com foco nas aprovações, os cursinhos são diferentes dos cursos oficiais de ensino médio, embora sejam pensados de acordo com o conteúdo programático dele.

Na prática, o importante do cursinho pré-vestibular é preparar o aluno para que ele conquiste resultados nos vestibulares e Enem, enquanto para as escolas de ensino médio, o objetivo vai além disso, ou seja, elas atuam com foco na formação do indivíduo, tendo em vista elementos com a sociabilização, por exemplo.

É por isso que os cursinhos não são parte da formação oficial do estudante brasileiro. Eles são optativos, podendo o candidato que se considera preparado, fazer a prova do vestibular mesmo sem eles. Entretanto, os cursinhos reúnem especialistas que geralmente potencializam as chances do candidato, uma vez que se dedicam exclusivamente a isso.

Tipos de cursinho pré-vestibular

A maneira como as aulas serão ministradas e o método de ensino depende de cada instituição. É possível fazer cursinhos nas modalidades presencial e online, sendo esta uma solução cada vez mais procurada em virtude da evolução da tecnologia.

Existem cursinhos pagos, iniciativas de instituições de ensino que podem trabalhar exclusivamente com pré-vestibulares ou também com ensino médio, e cursinhos gratuitos, geralmente oferecidos por grupos interessados no trabalho voluntário.

Com a popularização do ensino a distância, hoje o aluno pode até conciliar diferentes tipos de preparações de acordo com os seus interesses. Por exemplo, ele pode fazer um curso extensivo para estudar todas as matérias de primeira fase do vestibular que lhe interessa e paralelamente fazer um curso online de determinada matéria específica com maior peso em uma eventual segunda fase.

Cursinho pré-vestibular online

Entre as opções disponíveis em ambiente digital, talvez a mais conhecida seja o site Descomplica, uma iniciativa completa, que permite a preparação direcionada do aluno para o curso ou a área de seu interesse.

Além dele, destaque também para o Stoodi, uma plataforma mais focada na otimização de tempo e orientação estruturada do estudo do aluno. Assim, ele pode personalizar seus estudos de acordo com seus interesses e se preparar para concursos específicos com maior qualidade.

Outra opção é o Me Salva, por conta de seus planos completos para Enem e demais vestibulares, planos para Engenharia, redação e reforço escolar.

O Kuadro também acumula aprovações. São mais de 400 nos principais processos seletivos do Brasil em apenas 3 anos. Turmas como de intensivo, Medicina, ITA-IME, entre outras, são organizadas por tutores pedagógicos, responsáveis por tornar mais fácil o processo de aprendizagem do aluno.

Cursinho pré-vestibular gratuito

Existem também os cursinhos gratuitos, como os organizados por estudantes de grandes universidades. É o caso do famoso cursinho da Poli USP, um projeto sem fins lucrativos que hoje já beneficia mais de 170 mil alunos em três unidades na cidade de São Paulo, tendo uma média de 60% de aprovações.

É possível encontrar cursinhos assistenciais nas mais variadas cidades, geralmente organizados por estudantes universitários. Nesse caso, o sistema é de voluntariado, podendo os professores serem alunos de faculdades ou professores de outros cursinhos particulares.

Como esses cursinhos conseguem bons resultados em termos de aprovações, é natural que sejam concorridos. Por isso, existem os chamados “vestibulinhos”, que são processos seletivos realizados por essas entidades para selecionarem novos alunos.

Também é possível fazer cursinhos gratuitos online, como o Curso Enem Gratuito e obter bolsas de estudo em cursinhos pagos, como o Anglo e o Poliedro.

Qual o melhor curso preparatório para vestibular?

De forma geral, um cursinho pré-vestibular é feito após a conclusão do ensino médio e antes do início do curso superior pelo estudante, entretanto, como não se trata de um curso obrigatório, isso não é uma regra. O aluno pode fazer cursinho antes de concluir o ensino médio e até durante o curso superior, caso seja de seu interesse ser aprovado em outra instituição.

Cursinhos mais específicos seguem um direcionamento de acordo com as necessidades de seus alunos. São os casos dos preparatórios voltados para o curso de medicina, por exemplo.

As instituições também podem formar turmas específicas dentro de um mesmo curso. Funciona assim: o estudante faz a matrícula no extensivo de uma escola e paga um valor a mais para participar da turma de exatas, humanas ou biológicas. Assim, ele pode assistir às aulas do extensivo junto com o restante da turma e posteriormente ter aulas exclusivas sobre os temas mais importantes para a vaga que almeja.

Entre as principais instituições estão algumas escolas tradicionais e outras iniciativas coletivas. Conheça as opções mais conhecidas.

Anglo

O Anglo é um dos grupos educacionais mais importantes do Brasil. Instituição privada, reúne franquias espalhadas por todo o território nacional, além de apresentar altos índices de aprovação.

Poliedro

O Poliedro é uma instituição de ensino que ganhou força na preparação de alunos para o vestibular do ITA, em São José dos Campos. Com o sucesso alcançado, a rede se expandiu, espalhando sua metodologia por demais centros do país.

Objetivo

O Objetivo, assim como o Anglo, é outro dos mais tradicionais grupos de ensino do Brasil. Reconhecido tanto pela qualidade na formação dos alunos de ensino fundamental e médio quanto pela boa preparação para o vestibular, a instituição é referência em aprovações.

COC

O COC é um grupo que cresceu consideravelmente nos últimos anos. Com metodologia e materiais próprios, uma das características do cursinho é simplificar o processo para o aluno até o dia do exame.

Etapa

Com mais de 40 anos de atuação no mercado, o Etapa se destaca entre os grupos educacionais que atuam no país. Tendo como base o sistema Etapa, toda a estrutura oferecida pelos estudantes é planejada de maneira coerente, visando o passo adiante na vida do aluno.

O que estudar para ingressar em um curso pré-vestibular?

Os vestibulinhos representam uma ótima oportunidade para o aluno entrar em cursinhos gratuitos ou diminuir os custos com cursinhos pagos. Geralmente, instituições como o COC e o Anglo realizam uma prova de conhecimentos gerais sobre o ensino médio.

Participantes com as maiores pontuações conseguem bolsas de estudos integrais e os demais podem abater o custo final do cursinho de acordo com a pontuação obtida na avaliação. Para cursinhos gratuitos, a prova serve para selecionar os alunos para o período seguinte.

Assim, o ideal é estudar o conteúdo de primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, pois é com base nele que as questões são preparadas, ainda que a exigência seja menor em relação às provas de vestibular.

Principais cidades com cursinho pré-vestibular

Curitiba

Curitiba reúne algumas das principais faculdades do país, como a Universidade Federal do Paraná. Por isso, existem boas ofertas de cursinhos preparatórios na cidade. É o caso do Elite Curitiba, do Curso Positivo e do SEB Dom Bosco.

São Paulo

A capital paulista é onde se encontra a maior universidade brasileira, a Universidade de São Paulo. Por isso, a oferta de instituições de ensino é farta tanta para cursos pagos quanto gratuitos. Entre eles se destacam o Etapa, o Objetivo e o Anglo.

Campinas

Em virtude da presença de instituições renomadas como a Unicamp e a PUCCamp, Campinas é outra cidade que se destaca pela quantidade de bons cursinhos. Além dos tradicionais, destaque também para as iniciativas gratuitas para os estudantes, como é o caso do Proceu Conhecimento e Cursinho Popular Flor de Maio.

Salvador

Devido ao interesse em instituições como a Universidade Federal da Bahia, os estudantes de Salvador costumam recorrer a cursinhos como o Gregor Mendel e o Único.

Goiânia

Indicados para quem busca aprovação em instituições como a Universidade Estadual de Goiás, os cursinhos do Colégio TEO e o Curso Enem do Colégio Fractal.

Quanto custa um cursinho pré-vestibular?

Os preços de um cursinho pré-vestibular variam. Você pode ter gasto zero, caso opte por uma iniciativa gratuita ou consiga uma bolsa no vestibulinho. Em instituições particulares, como as mais tradicionais, o preço vai de R$ 300 a R$ 1.000, podendo ser diminuído por meio de concurso de bolsas ou aumentado, como nos casos de turmas específicas (Medicina, Engenharia, entre outras).

A dica é você procurar saber junto à sua instituição de interesse, quais são as possibilidades de desconto, pois mesmo cursinhos mais caros podem beneficiar estudantes por desempenho.

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter