Como estudar de maneira gratuita para o Enem? Como estudar de maneira gratuita para o Enem?

Como estudar de maneira gratuita para o Enem?

Os maiores vestibulares do Brasil estão cada vez mais próximos e você deve estar se perguntando como pode começar a estudar para eles sem sair de casa por conta da quarentena e, claro, sem que isso pese no seu bolso.

Por isso, nós separamos alguns dos principais canais que podem te ajudar a estudar para os vestibulares do país e, principalmente, para o Enem.

Fique de olho nas nossas dicas abaixo!

Como funciona o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é o maior exame de ingresso em universidades do país. Ele é constituído pelo Inep, um órgão institucional em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

O exame é realizado por meio de uma prova que dura dois domingos consecutivos, em que são cobrados os principais temas do Ensino Médio. Qualquer aluno que já tenha se formado no Ensino Médio pode participar da prova, independentemente de ter estudado em escola pública ou privada.

Entenda mais como você pode estudar e se sair bem nas provas do Enem!

O que estudar para o Enem?

A prova do Enem cobra os principais assuntos ensinados no Ensino Médio, separados por área do conhecimento. Veja como elas são abordadas e os temas que você deverá estudar:

Ciências Humanas e suas Tecnologias

A área de Ciências Humanas e suas Tecnologias cobra as seguintes matérias:

  • Geografia
  • História
  • Filosofia
  • Sociologia

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, são cobradas as seguintes disciplinas:

  • Química
  • Biologia
  • Física

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

A área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é um compilado das seguintes matérias:

  • Português
  • Língua Estrangeira

No momento da inscrição, o aluno deve indicar qual língua deverá constar em sua prova: inglês ou espanhol. Assim, o estudante pode ter uma vantagem escolhendo aquela que possui maior familiaridade.

Matemática e suas Tecnologias

Em Matemática e suas Tecnologias, o aluno vai encontrar subtópicos de matemática, que incluem:

  • Geometria
  • Logaritmos
  • Equações
  • Trigonometria

Redação

A redação do Enem é um dos pontos mais importantes do exame. Ela acontece no segundo domingo e, por conta dela, o aluno ganha mais 30 minutos para finalizar a prova.

É sugerido um tema, geralmente voltado para atualidades, e o aluno deve redigir um texto dissertativo de, no máximo, 30 linhas.

Sites gratuitos para estudar para o Enem

Agora que você já entendeu quais são os principais assuntos que caem no Enem, veja abaixo como estudar para a prova de maneira gratuita, utilizando sites e aplicativos voltados para atender as necessidades do aluno.

Stoodi Portas Abertas

O Stoodi de portas abertas é a oportunidade ideal para quem quer saber exatamente o que estudar para o Enem, sem enrolação e de maneira assertiva.

O Stoodi é um curso preparatório para o Enem que disponibiliza videoaulas e exercícios de maneira gratuita para o vestibulando. Por conta do coronavírus, o Stoodi abriu a plataforma para todos que desejarem durante o período de quarentena.

Não deixe de conferir! Além das aulas, você pode encontrar outras ofertas, como um cronograma de estudos Enem e até correção de redação online.

App prova

O App Prova é um aplicativo que disponibiliza um enorme banco de exercícios antigos de diversos vestibulares do país. Ele é ideal para você treinar ao máximo todas as questões que puder.

Além disso, o aplicativo também oferece um simulado gratuito com correção em tempo real. Você pode encontrar o app nas versões Android e iOS. Basta fazer o download e realizar o cadastro! ?

Banco de provas Inep

Se você quer entender como as provas do Enem funcionam, nada melhor do que o site oficial do exame para fornecer as edições anteriores, não é?

Por isso, no site do Inep você pode encontrar todas as últimas provas do Enem, imprimi-las e testar na sua casa como se realmente estivesse no exame, avaliando o seu conhecimento e o tempo de realização de cada exercício. É um treino que vale super a pena!

Khan Academy

Se você está procurando cursos gratuitos para estudar nesse período em casa, a Khan Academy é perfeita pra você. No site, uma série de matérias são oferecidas gratuitamente, entre elas matemática, português, finanças e demais assuntos que podem ser de grande utilidade.

Para ter acesso, é só realizar o cadastro no site e aproveitar os diversos temas com professores especialistas!

FGV Ensino médio

A FGV é uma das faculdades com maior autoridade no país e tem disponibilizado conteúdo em EAD gratuito com materiais do Ensino Médio, com especialistas preparados para ministrar as videoaulas.

Basta acessar o site e fazer o cadastro.

Gostou dessas dicas? Então aproveite essas ferramentas gratuitas para dar aquele up em seus estudos!

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.