Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como estudar para o Enem online gratuitamente? Como estudar para o Enem online gratuitamente?

Como estudar para o Enem online gratuitamente?

Para garantir boa nota no Enem é necessário que o estudante esteja bastante preparado a cerca dos assuntos que serão abordados neste que é o maior vestibular do Brasil. Esta preparação é feita por meio de estudos em livros, apostilas ou videoaula online. Estas duas últimas opções têm-se tornando bem corriqueira no dia a dia dos estudantes, pois é uma opção gratuita e didática.

Embora seja bem didático e intuitivo, estudar online para o Enem é uma tarefa e tanto, pois exige que o candidato se concentre unicamente naquela atividade. Portanto, estudar para o Enem de graça online requer foco e concentração. Além disso, força de vontade para conquistar sua vaga numa universidade federal ou ter acesso aos programas do governo como Sisu, Prouni e Fies. Então, quer saber como estudar para o Enem? Veja nossas dicas nesse artigo!

Como estudar para o Enem?

Videosaulas do Enem

As videosaulas têm sido muito requisitadas pelos estudantes que estão se preparando para o Enem. Isto porque é muito mais interessante assistir um vídeo com ilustrações sobre genética do que ler um artigo sobre num livro de biologia, por exemplo. Uma das maiores plataformas que abriga esse conteúdo gratuito é o Youtube, basta apenas uma simples pesquisada para achar vários canais que se dedicam exclusivamente a preparar alunos para o Enem.

Veja também: Que matérias devo estudar para o Enem?

Com vídeos novos todos os dias, o canal do Descomplica, por exemplo, oferece uma diversa gama de videosaulas voltadas para Enem e vestibulares. Além disso, dispõe de vídeos que debatem assuntos que provavelmente podem cair como tema da redação do Enem.

Apostilas do Enem

Estudar com o uso de apostilas é uma outra forma de estudar para o Enem com eficácia e, principalmente, de forma gratuita. Não é difícil de encontrar em sites especializados no próprio exame do ensino médio e também em concursos públicos. Geralmente, são distribuídas no formato PDF, por isso exigirá que o estudante tenha em seu computador um software que abra esse tipo de arquivo.

Simulados do Enem

Uma prova simulada é um conjunto de questões organizadas no mesmo formato de um determinado exame, seja o Enem ou os

como a Fuvest, ITA, entre outros. Normalmente, são utilizadas as mesmas questões que estiveram presentes nos vestibulares anteriores.

O simulado do Enem, portanto, tem exatamente o mesmo formato das provas aplicadas em outras edições: 180 questões, distribuídas entre as quatro áreas de conhecimento, além da redação. Para ajudar nessa jornada rumo à universidade, montamos uma série de simulados do Enem online. Bora começar a treinar?

Sites gratuitos para estudar online para o Enem

Veja abaixo como estudar para a prova de maneira gratuita, utilizando sites e aplicativos voltados para atender as necessidades do aluno.

Stoodi Portas Abertas

O Stoodi de portas abertas é a oportunidade ideal para quem quer saber exatamente o que estudar para o Enem, sem enrolação e de maneira assertiva.

O Stoodi é um curso preparatório para o Enem que disponibiliza videoaulas e exercícios de maneira gratuita para o vestibulando. Por conta do coronavírus, o Stoodi abriu a plataforma para todos que desejarem durante o período de quarentena. Além das aulas, você pode encontrar outras ofertas, como um cronograma de estudos Enem e até correção de redação online.

App prova

O App Prova é um aplicativo para estudar para o Enem que disponibiliza um enorme banco de exercícios antigos de diversos vestibulares do país. Ele é ideal para você treinar ao máximo todas as questões que puder.

Além disso, o aplicativo também oferece um simulado gratuito com correção em tempo real. Você pode encontrar o app nas versões Android e iOS. Basta fazer o download e realizar o cadastro.

Banco de provas Inep

Se você quer entender como as provas do Enem funcionam, nada melhor do que o site oficial do exame para fornecer as edições anteriores, não é?

Por isso, no site do Inep você pode encontrar todas as últimas provas do Enem, imprimi-las e testar na sua casa como se realmente estivesse no exame, avaliando o seu conhecimento e o tempo de realização de cada exercício. É um treino que vale super a pena!

Khan Academy

Se você está procurando cursos gratuitos para estudar nesse período em casa, a Khan Academy é perfeita pra você. No site, uma série de matérias são oferecidas gratuitamente, entre elas matemática, português, finanças e demais assuntos que podem ser de grande utilidade.

Para ter acesso, é só realizar o cadastro no site e aproveitar os diversos temas com professores especialistas!

FGV Ensino médio

A FGV é uma das faculdades com maior autoridade no país e tem disponibilizado conteúdo online gratuito com materiais do Ensino Médio, com especialistas preparados para ministrar as videoaulas. Basta acessar o site, fazer o cadastro e começar a estudar online para o Enem!

Preparaê

O Preparaê é um aplicativo com centenas de questões para você treinar para o Enem e vestibulares. Além de acessar a resolução das questões, o estudante ainda consegue acompanhar seu desempenho em cada assunto, vendo quantas questões acertou e quantas errou. Dessa forma, fica muito mais fácil saber onde focar os estudos!

Além disso, todos os usuários do Preparaê estão automaticamente inscritos e tem direito de fazer o ENAE, o maior pré-Enem gratuito do Brasil! Com o ENAE, você faz um exame similar ao Enem, recebe a correção, tem acesso ao gabarito comentado e os melhores colocados podem ganhar bolsas de estudos em mais de 100 universidades do Brasil!

Gostou dessas dicas? Então aproveite essas ferramentas gratuitas para dar aquele up em seus estudos!

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter