Como Manter O Foco Como Manter O Foco

Desenvolvedor – descubra como manter o foco no Home Office

A rotina de muitos desenvolvedores tem como benefício o home office. Alguns aproveitam desse benefício para se concentrar mais no silêncio de casa, outros já se distraem com muita facilidade. Se você se encaixa nesta última categoria, vai conhecer algumas dicas de como manter o foco nesse dia de trabalho longe do escritório.

Algumas dicas são bem óbvias, mas exige muita disciplina do desenvolvedor para serem aplicadas. Manter a televisão ligada ou o celular muito perto vão te fazer dispersar a sua atenção para uma das telas (ou até para as duas). Ou seja, vamos cortar essas distrações no momento de trabalho.

Mas essa não é a única sugestão de como manter o foco no home office. Separamos a seguir algumas outras que também são bem efetivas e vão te ajudar no dia a dia.

Mantenha um horário de trabalho

Você pode se permitir acordar mais tarde nesses dias, afinal, já vai economizar o tempo de deslocamento até a empresa, porém tenha um horário fixo de trabalho. Você pode começar às oito ou dez, caso isso seja indiferente para sua empresa, mas lembre-se de cumprir a carga horário diária.

Estabelecer que você vai trabalhar das 8h às 17h ou das 10h às 19h também te ajuda a acabar o seu trabalho mais cedo. Pensa comigo, você começou às 8h, mas enrolou para ver aquele programa matinal na televisão, depois voltou às 10h, parou 11h porque se distraiu com o telefonema de um parente, foi almoçar 12h, e quando se deu conta, perdeu quase toda a manhã de trabalho. Para compensar, você acaba trabalhando até depois do horário previsto.

Tenha em mente o que você faria se estivesse no escritório

“Eu me perguntava: se eu estivesse em um escritório, faria essa tarefa durante o dia? Se a resposta fosse não, sabia que precisava fazer essa atividade antes ou depois do horário de trabalho”, diz a coach Elizabeth Grace Saunders para o artigo How to Stay Focused When You’re Working from Home para a Harvard Business Review.

É importante você estruturar bem o seu dia de home office. Quais são as tarefas que você precisa fazer naquele dia? Quais são os prazos de entrega? Quanto tempo você leva para cada atividade?

Deixe todas as pendências que não são relacionadas ao seu trabalho para depois do expediente. Você ainda vai economizar o tempo de deslocamento, e vai ganhar umas horas para suas atividades pessoais.

Pense no ambiente de trabalho

Em algumas áreas é bem comum que o colaborador pegue seu notebook e fique no sofá com as pernas esticadas. Você já fez isso? Embora possa gerar um conforto momentâneo, isso pode ser prejudicial ao longo do dia, principalmente para desenvolvedores que precisam de apoio de uma segunda tela. No final do dia você provavelmente vai sentir dores nas costas.

Opte por ter uma mesa e uma cadeira confortável na sua casa, assim você poderá simular o ambiente de trabalho e vai perceber como manter o foco se torna mais fácil. Além disso, aproveite e evite ficar de pijama o dia todo. Assim você mostra para o seu cérebro que está preparado para começar a trabalhar, e deixa toda a preguiça de lado.

Cuide da iluminação

Trabalhar em um ambiente muito escuro não vai trazer bons resultados. Além de causar mais sono, pode prejudicar sua visão. Escolha um ambiente bem iluminado, e se sua casa permitir, opte por ficar perto da luz natural.

Deixe claro a hora que vai parar

As tarefas nunca vão parar de chegar, certo? Por isso, é importante você se disciplinar e estabelecer a hora de parar. o No escritório, você se levanta, vai para casa e, a partir desse momento, não te passam mais to do’s para aquele dia. Em um dia de home office, é importante se desconectar no fim do dia.

Pode ser que a primeira vez que você fizer home office, você ainda não consiga se concentrar totalmente, mas é importante insistir para conseguir produzir com qualidade dentro de casa. Se você seguir essas dicas de como manter o foco, rapidamente vai perceber que fazer home office pode ser muito mais produtivo para sua semana. Além de garantir algumas horinhas extras de sono, não é?

Leia também Feedback: como fazer e aplicar com seu time

Categoria: Carreira Pravaler

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.