Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
5 dicas para você se tornar um freelancer 5 dicas para você se tornar um freelancer

5 dicas para você se tornar um freelancer

Entrar na faculdade é um grande passo para qualquer um de nós. Alguns estudantes têm que trabalhar para pagar integral ou parcialmente a mensalidade; outros têm auxílio dos pais; e outros ainda têm auxílio de programas como Prouni e Fies para ingressar e se manter no ensino superior.

Mas e se a grana apertar? Será que não há nada a ser feito para ter um extra ao final do mês e ajudar na manutenção dos estudos? Vem com a gente e fique por dentro de como se tornar uma freelancer!

O que é o trabalho de freelancer?

Freelancer é um profissional que trabalha para si, sendo ele seu próprio chefe. Todo o trabalho consiste em produção e ele recebe de acordo com a quantidade que produz.

Existem freelancers que trabalham com produção de texto, revisão de trabalhos acadêmicos e fotografias. Nesse último caso, por exemplo, o profissional pode trabalhar em eventos, fazendo books fotográficos, cobrindo alguma notícia e, posteriormente, vendendo seus registros aos canais interessados em divulgá-los.

Tais profissionais podem optar por serem pessoas jurídicas (emitem nota fiscal pelo trabalho prestado) ou não.

Qual é o salário de um freelancer?

Hoje quem trabalha como freelancer ganha em média um salário de R$ 1.749,00. Mas, é importante dizer que o salário de um freelancer pode variar bastante, dependendo de uma série de fatores, como o tipo de trabalho realiza, sua experiência, habilidades, localização geográfica, demanda por seus serviços e a quantidade de horas que ele trabalha.

Como freelancer, é comum que você defina sua própria taxa horária ou valor por projeto, com base em seus custos de vida, tempo necessário para concluir o trabalho e valor que você traz para seus clientes. Algumas áreas, como programação e design gráfico, tendem a pagar salários mais altos do que outras, como redação e tradução.

É importante lembrar que, como freelancer, você é responsável por pagar seus próprios impostos e benefícios, como seguro de saúde e aposentadoria. Portanto, você deve levar esses custos em consideração ao definir sua taxa horária ou valor por projeto.

Que curso fazer para ser freelancer?

Não há um curso específico que seja necessário para se tornar um freelancer. No entanto, ter habilidades e conhecimentos específicos em uma área pode ajudá-lo a encontrar trabalho como freelancer e construir sua carreira.

Algumas áreas em que é comum trabalhar como freelancer incluem:

Independentemente da área em que você escolher trabalhar, é importante ser autodisciplinado, ter habilidades de comunicação sólidas e capacidade de gerenciar projetos e prazos. Existem cursos que podem ajudar no dia a dia de trabalho como curso de Gestão do Tempo e Produtividade, Priorização de Tarefas e Organização, além dos cursos para se especializar na sua própria área de atuação

Qual a carga horária de um freelancer?

A carga horária de um freelancer pode variar muito, pois depende de vários fatores, como a quantidade de trabalho que o freelancer deseja ou tem disponível, a complexidade dos projetos que está trabalhando e as necessidades de seus clientes.

Um dos benefícios de trabalhar como freelancer é a capacidade de definir sua própria carga horária, o que permite a flexibilidade de trabalhar mais ou menos, dependendo de sua situação pessoal e profissional.

Alguns freelancers optam por trabalhar em tempo integral, dedicando 40 horas ou mais por semana ao trabalho. Outros preferem trabalhar em meio período, dedicando cerca de 20 horas ou menos por semana a seus projetos. Alguns trabalham apenas em projetos ocasionais e escolhem trabalhar apenas algumas horas por mês. Também existe os freelancers que conciliam com um trabalho fixo, e usam o trabalho de freelancer para conseguir uma renda extra.

Independentemente do número de horas, é importante gerenciar bem seu tempo e conseguir cumprir os prazos. Isso requer habilidades de gerenciamento de tempo e um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Dicas para se tornar um freelancer

Que tal aproveitar o pouco tempo que a faculdade libera para aprender novas funções e, com isso, ainda levar uma graninha e conhecimento para casa? Seguem algumas dicas para iniciar e manter uma carreira de freelancer:

Abuse da internet

Ela é a sua grande aliada e é por meio dela que você fará a divulgação de seus serviços, captará clientes, conseguirá realizar pesquisas de forma rápida e segura. Crie perfis em redes sociais para auxiliarem na divulgação de seu trabalho como freelancer, inclusive em redes sociais que permitem a criação de um portfólio.

Organize seus pagamentos

Na grande parte do tempo, você não terá contato direto com seu cliente e, por isso, será necessário o uso de plataformas seguras para realização de pagamentos por trabalho feito. Tudo deve ser estipulado e acordado entre o cliente e o freelancer, antes da realização do trabalho, em um contrato. Busque a ajuda de um advogado.

Tenha disciplina

Não é porque você vai trabalhar em casa que pode ficar relaxado. Sem disciplina, o plano de ser um freelancer vai por água abaixo. Então, crie um calendário de produção de com as brechas que a faculdade dá.

Sua produção se dará em casa? Na faculdade? Independentemente do local escolhido, estipule horário para tudo: acordar, pesquisar e realizar o trabalho, comer… Fora suas outras atividades, como estudar e ir à faculdade.

Busque aprimoramento

Tenha em mente que nem sempre você terá clientela e freelas para fazer. Aproveite esses momentos de baixa na produção para se atualizar, pesquisar e estudar mais sobre o seu trabalho.

Mantenha o equilíbrio

“Equilíbrio” é a palavra-chave para um freelancer, pois ele tem que saber suportar pressão quanto aos prazos de entrega. Fora isso, há o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

O freelancer, em certos momentos, tem que focar sua atenção e dedicação, exclusivamente, à faculdade e, em outros momentos, à produção ou, ainda, à vida familiar.

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter