Conheça o curso de Filosofia

O homem começa a filosofar quando perde todas as certezas que tem. Quando tudo ao seu redor está se transformando e ele precisa se segurar para não cair. Isso ocorre porque o curso de filosofia pretende ser um saber sem suposições.

Todas as outras áreas de conhecimento são baseadas em um conjunto de premissas que não são discutidas. A filosofia, no entanto, afirma ser independente. Assim, as perguntas que a filosofia levanta e tenta responder são pontos críticos para o homem: o que eu sou e o que é o mundo?

Estas questões fundamentais são derivados de uma série de questões, como: o que é a vida, o que é bom, o que é o amor, o que é felicidade. Filosofar trata de responder a estas perguntas de uma sistemática objetiva, ou seja, independentemente de preferências pessoais. A filosofia pode ser o produto de uma crise externa, do que está ao nosso redor quando tudo parece hesitar e nada parece certo, ou uma crise interna, quando de repente começamos a duvidar de tudo que até ontem fazia sentido.

Conceitos filosóficos

O primeiro filósofo que se tem notícia foi o grego Sócrates, que viveu aproximadamente de 469 a 399 AC. Sócrates nasceu em Atenas e viveu nesta cidade a maior parte de sua vida. O que veio de seu pensamento foi transmitido pelo seu discípulo, Platão.

Sócrates introduz na filosofia a ideia de que, para além dos objetos do mundo físico, há valores intangíveis tais como a justiça, a moderação, a coragem e busca precisamente a definição desses conceitos.

Esta é a contribuição fundamental de Sócrates. Ele foi o primeiro filósofo a lidar com os problemas relativos ao homem comum. Sócrates pensou por meio do entendimento e da razão. Dessa forma, queria eliminar o mal, uma vez que, na sua opinião, o mal é o produto da ignorância. Ele ensinou que o homem sábio é aquele que sabe viver, que se conhece e sabe como controlar a si mesmo.

Segundo Sócrates, aquele que está feliz não se preocupa com a felicidade. Quando algo está faltando, então começamos a duvidar das aparências e buscar um apoio mais sólido para a nossa vida, um conhecimento que vai além do que é comumente oferecido pelo mundo.

O que buscamos é a filosofia, o conhecimento que parece inútil e, ao mesmo tempo é o mais importante, porque não tem nenhuma consequência prática além de nos ensinar a viver. Assim, começamos a crescer e a dominar intelectualmente partes menos desenvolvidas do nosso ser.

O homem é composto de corpo e alma (ou espírito), mas é o último que faz de nós homens, que nos diferencia dos outros animais. Para alguns filósofos importantes, o caminho para a filosofia é dar destaque ao nosso lado espiritual em detrimento de nossa parte animal.

Vida de acordo com a inteligência, Aristóteles nos diz, é o que oferece a maior felicidade, porque viver é o maior dom do homem.

Curso de Filosofia

O curso de fFilosofia pretende introduzir o aluno como um participante ativo da filosofia, que conhece os seus principais termos, temas e pensadores. Ele é projetado para dar-lhe o terreno comum e alcançar o entendimento e análise dos principais pensadores. Através da leitura de vários textos filosóficos, cria uma boa base para o aluno aumentar seu próprio conhecimento e pensar individualmente.

Ou seja, a filosofia é responsável pelo conhecimento da verdade, da mente, do ser humano, da realidade, do próprio conhecimento, moralidade, beleza, virtude, da existência da linguagem humana. E esta filosofia busca o conhecimento, de forma crítica e lógica, com base em argumentos racionais e no conhecimento de mestres da filosofia, como Platão, Kant Hegel.

Quer saber mais sobre este e outros cursos? Não deixe de acompanhar o nosso blog!

Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.