Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Curso de Moda: saiba como se tornar Estilista Curso de Moda: saiba como se tornar Estilista

Curso de Moda: saiba como se tornar Estilista

Você tem estilo, gosta do mundo fashion e tem criatividade para compor ou criar looks? Então o curso de moda deve ser uma ótima opção para você. O curso superior na área de moda pode te preparar de diversas formas e proporcionar um leque de oportunidades em um mercado de trabalho em franca expansão. Afinal, todas as pessoas, de todas as classes sociais, estão de certo modo envolvidas com a moda.

Além disso, o profissional de moda pode atuar em diversos segmentos, várias funções, se beneficiando dos conhecimentos adquiridos durante a graduação.

A seguir vamos falar um pouco mais sobre o mercado de trabalho para estes profissionais, quanto ganham, como funcionam os cursos, quais faculdades apresentam as melhores formações, além de diversas outras dicas e insights que serão importantes para você que almeja seguir esta carreira.

O que faz o profissional de moda?

O profissional de moda pode atuar na criação de roupas, estampas, acessórios, joias e demais itens, levando em conta critérios estéticos, ergonômicos, além, é claro, de pensar sempre nas tendências do setor.

Ainda pode trabalhar como gestor em empresas de confecção, lojas, ateliers etc, estabelecendo estratégias de marketing e promoção de vendas, realizando pesquisas com o mercado consumidor, adquirindo matérias primas, desenhando novas peças, gerenciando compras e até mesmo montando vitrines e exposições, chamando a atenção dos clientes e criando o desejo pela compra.

O profissional formado em design de moda acaba sendo muito versátil, podendo atuar em diversas empresas e funções. A seguir, listamos e explicamos melhor algumas delas.

Gerenciamento de coleções

O designer de moda pode trabalhar gerenciando a compra de coleções de roupas e acessórios para lojas, além de coordenar de diversas maneiras os setores e equipes, tanto em indústria têxtil como em magazines, orientando para as tendências da moda e estratégias mais eficazes para a divulgação e venda.

Consultoria de moda

Este profissional pode prestar assessoria para pessoas e empresas, ajudando os clientes a combinar roupas, cores, estilos, montar looks, gerenciar vitrines, mostrar tendências e oportunidades do setor, etc.

Gerenciamento

Formados nessa área conseguem aprender sobre atividades gerenciais em ateliers, lojas e outros setores do ramo, podendo desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais, além da produção, divulgação e comercialização.

Design/estilismo

Criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).

Fotografia

O designer de moda possui capacidade de acompanhar e ajudar a produzir fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.

Modelagem

Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.

Produção

Este profissional pode atuar como produtor de desfiles, catálogos, campanhas publicitárias, produções audiovisuais, editoriais de revista, entre outros tipos de produções artísticas.

Visual Merchandising

Trabalha com vitrine, comunicação visual da loja, coordenação de cores e disposição das araras, cuidando de todos os itens presentes no ambiente, visando a venda e, claro, o bem-estar do cliente.

Como é o curso de Design de Moda?

Existem diversos cursos de moda espalhados pelo Brasil inteiro, cada qual com suas metodologias de ensino e particularidades. No entanto, a maioria segue um padrão.

Bacharelado em Moda

Nos cursos de bacharelado ,que geralmente duram quatro anos, existe maior ênfase e abrangência da parte teórica, possuindo disciplinas como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo. Como disciplinas mais comuns, podemos citar:

  • História da Indumentária
  • História do Design
  • Teorias e Técnicas da Comunicação
  • Tecnologia da Confecção
  • Tecnologia Têxtil
  • Ilustração Gráfica
  • Produção de Moda
  • Produção de Vídeo
  • Fotografia

Os cursos com ênfase na área de design e modelagem propõem como trabalho de conclusão de curso a criação ou o desenvolvimento de uma coleção de moda. Já aqueles focados em negócios e gestão exigem dos formandos a elaboração de um plano de negócios com ações para o fortalecimento de marcas e a comercialização dos produtos.

Tecnólogo em Moda

Já os cursos para formação de tecnólogos, que geralmente duram dois anos, contam com duas vertentes principais: alguns se voltam especificamente para as atividades industriais, enquanto outros dão maior ênfase à criação. Nestes cursos o currículo costuma ter mais disciplinas práticas, com oficinas nas quais você aprende as diversas técnicas de estilismo, de desenvolvimento de coleções, modelagem, corte e costura. Veja algumas das disciplinas mais comuns:

  • Estratégias de Marketing
  • Planejamento e Criação de Coleções
  • Desenvolvimento de Estampas
  • Desenho Expressivo
  • Design do Vestuário
  • Modelagem
  • Oficina e Laboratório de moda

Matérias como administração, gestão de processos produtivos, tecnologia do vestuário e mercadologia visam preparar o aluno para atuar no gerenciamento de todo o processo industrial, desde a compra de matéria-prima até a colocação do produto no mercado.

Tecnólogo ou bacharel, qual curso de moda escolher?

Ao pesquisar os cursos de graduação disponíveis você vai se deparar com aqueles voltados para formação de tecnólogos, com duração mais curta, e os bacharelados, mais longos.

O primeiro ponto a analisar durante a escolha entre os dois é se certificar que o curso que você deseja fazer é habilitado pelo Ministério da Educação. Assim, seu diploma, seja tecnólogo ou bacharel, será válido na hora de buscar oportunidades futuras.

A seguir, o que você deve analisar é o seu objetivo com relação a esse curso e as particularidades em cada uma destas formações. O bacharel costuma seguir para a área de criação, mas é bom lembrar que a indústria busca o profissional que, além de criativo, seja capaz de interagir com as demais áreas da empresa, como a produção e a área técnica.

Este profissional pode ser contratado por grandes indústrias do mercado de trabalho em moda que estão interessadas em melhorar sua imagem, por vezes abalada por práticas nocivas, como a baixa remuneração de costureiros.

Enquanto o bacharel costuma ter mais oportunidades em funções de criação, gerência e coordenação, o tecnólogo é mais procurado para a área operacional e as tarefas administrativas, já que os cursos de tecnologia costumam ser mais práticos.

Qual faculdade de moda escolher?

Agora que você já tem um panorama completo de como funciona o curso de moda e seu mercado, qual faculdade escolher? Existem diversas delas espalhadas pelo Brasil. No entanto, separamos quatro delas, que estão bem colocadas no Ranking Universitário Folha, que avalia e elenca as melhores faculdades do país:

Você pode ingressar em qualquer uma delas pagando pouco, financiando seus estudos através do crédito estudantil privado Pravaler. Fale conosco e entenda como é fácil fazer a faculdade dos seus sonhos agora mesmo!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter