O glamour do curso de moda

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Por PRAVALER

O glamour do curso de moda

Você já pensou em fazer o curso de Moda? Adora acompanhar desfiles e basta dar uma olhada rápida para perceber se sua amiga está in ou out com aquela roupa que ela está achando o máximo, não é mesmo? Neste post, vamos dar uma analisada como deve ser, de fato, o perfil do profissional de Moda e como é esse mercado. São tantas as possibilidades dentro dele que é impossível você não se encaixar.

Com um curso de moda, você poderá trabalhar com roupas masculinas, femininas ou infantis, o que lhe garante inúmeras possibilidades. Veja só: você pode trabalhar na indústria têxtil (tecidos, confecções, cama, mesa e banho, etc) e nas indústrias de couro (calçados, bolsas, etc) e de acessórios (bolsas de tecido ou de couro, lenços, chapéus, etc).

Também pode trabalhar no comércio (produção de vitrines, etc), em prestação de serviços (desenho de moda em Corel Draw, ilustrações de moda em Photoshop, etc). Pode até montar o seu próprio negócio, com base nos conhecimentos que adquirir. Até em moda para pet shops você pode pensar! Deu para ter uma ideia do universo que espera você?

Segundo os especialistas, esse profissional deve apresentar características de curiosidade, criatividade, gosto pela pesquisa e também espírito empreendedor. Também é necessário que seja alguém antenado para observar o dia a dia da moda, entender o que as pessoas querem vestir em cada uma das faixas etárias. Para isso, não basta devorar revistas de moda ou design; é preciso saber enxergar as pessoas nas ruas.

Tecnólogo ou bacharel?

A primeira coisa a definir é se você vai querer fazer um curso de maior ou de menor duração – ou seja, se vai querer ser um bacharel ou um tecnólogo. O currículo dos cursos de bacharelado, com duração de quatro anos, são mais abrangentes e enfatizam a parte teórica. O conteúdo varia de acordo com a habilitação escolhida, mas em geral você estudará história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo.

Se escolher um curso de moda com ênfase em design e modelagem, provavelmente no seu trabalho de conclusão de curso deverá criar ou desenvolver uma coleção inteira. Se você se propuser a trabalhar em negócios ou gestão de moda, é esperado que possam solicitar para o seu TCC um plano de negócios com ações de fortalecimento e comercialização de uma marca.

Para a formação de tecnólogos, os cursos de moda têm uma duração média de três anos. Normalmente, esses cursos possuem duas vertentes: uma para atendimento direto à indústria têxtil e a outra para a indústria de moda. São currículos mais práticos, com oficinas para ensino de técnicas de estilismo, modelagem, corte e costura e desenvolvimento de coleções.

Entre as disciplinas dos cursos de moda para os tecnólogos, constam administração, gestão de processos, tecnologias do vestuário e até mercadologia. O objetivo é preparar o aluno para o gerenciamento de todo o processo industrial, da aquisição de matéria-prima até a colocação do produto no mercado.

Mercado de trabalho

Você está preocupado com a facilidade para encontrar emprego após se formar? Os analistas afirmam que o mercado de moda continua crescendo, mesmo com a retração econômica. De acordo com o instituto de pesquisa Global Language Monitor, tanto o Rio de Janeiro quanto São Paulo estão entre os 25 maiores centros fashion do mundo.  

É lógico que as outras grandes capitais brasileiras também estão atingindo esse patamar. Mas não se engane com o glamour aparente. A maior parte dos empregos para as pessoas que fazem um curso de Moda está nas operações ligadas à produção têxtil ou nas operações vinculadas ao gerenciamento de produtos. 

As vagas para criadores de moda, das grandes coleções, são em menor número. O importante é que os salários iniciais são interessantes. Segundo o Guia do Estudante, os assistentes de estilo começam com cerca de R$ 1.000,00 e os estilistas, com R$ 2.500,00.

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Categoria: Cursos

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