Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como fazer o curso de Odontologia a distância? Como fazer o curso de Odontologia a distância?

Como fazer o curso de Odontologia a distância?

Com a flexibilidade que o ensino a distância proporciona, muitos estudantes têm buscado este meio para finalmente, conseguir o tão sonhado diploma. Com o curso de Odontologia não é diferente, pois está entre os que são mais requisitados e disputados no vestibular por se tratar de uma carreira ampla, que oferece boas perspectivas profissionais, tanto no setor privado como no público.

Mas, será que esta graduação é oferecida na modalidade EAD? Para saber sobre o curso de Odontologia a distância continue conosco. Vamos lá?

Faculdade de Odontologia

A duração do curso de Odontologia é de cinco anos, e conta com aulas práticas ainda no segundo ano da faculdade.

A grade curricular pode variar de uma universidade para outra, mas algumas disciplinas são obrigatórias e estipuladas pelo MEC (Ministério da Educação), ou seja, as instituições devem colocá-las no seu plano de ensino. As matérias introdutórias que normalmente são aplicadas, são: Bioquímica Geral, Farmacologia, Microbiologia, Histologia, Epidemiologia, entre outras.

Em todas as faculdades, o estágio é obrigatório, assim como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que como o próprio nome já diz, deve ser apresentado ao final do curso.

Odontologia a distância é reconhecido pelo MEC?

Se você pretende realizar o vestibular de Odontologia, é importante ter em mente que, essa graduação só é oferecida na modalidade presencial, embora existam diversas especializações no formato a distância, como também cursos livres de extensão para quem já é formado ou está cursando o ensino superior.

Diante das atuais resoluções do MEC, a grade curricular dessa graduação possui muitas aulas práticas que são necessárias para a formação na área, como por exemplo, atividades em laboratório, e por este motivo, não se torna reconhecida e nem autorizada para serem ofertadas nas instituições de ensino pelo país na modalidade EAD.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) também se posiciona contra essa possibilidade e proíbe os alunos que se formam nesta modalidade a se registrarem no conselho para exercer a profissão. Além disso, a resolução 197/2019 do CFO estabelece que o ensino a distância prejudica a qualidade da formação desse profissional, colocando em risco os serviços de cuidado à saúde bucal prestados aos pacientes.

Cursos de Odontologia a distância

Como mencionamos acima, a graduação em Odontologia EAD não existe, mas cursos de extensão sim. Eles servem basicamente para aprimorar os conhecimentos técnicos e científicos do profissional já formado na área ou complementar os estudos de quem está cursando.

Afinal, se manter atualizado é essencial e conhecimento nunca é demais, além de garantir um diferencial no mercado de Odontologia. Confira a seguir algumas opções para cursos de extensão que você pode encontrar na modalidade EAD:

  • Aperfeiçoamento em Cirurgia e Traumatologia buco-maxilo-facial;
  • Aperfeiçoamento em Dentística;
  • Aperfeiçoamento em Implantodontia;
  • Aperfeiçoamento em Prótese Fixa;
  • Cuidados Bucais na Gestação;
  • Interpretação Radiográfica e Tomografia Computadorizada em Odontologia;
  • Odontologia do Esporte: protetores bucais, entre diversos outros disponíveis pela internet.

Especialização em Odontologia a distância

Diferente da graduação em Odontologia, os cursos de especialização a distância na área são regulamentados e reconhecidos tanto pelo MEC, como pelo Conselho Federal de Odontologia, que possibilita ao profissional ter o registro oficial. Mas para isso, é necessário ser bacharel na área ou em outro setor da saúde, segundo os pré-requisitos.

As pós-graduações EAD em Odontologia podem proporcionar diversas especializações e alternativas de crescimento de carreira ao profissional, aumentam a possibilidade de destaque no mercado de trabalho, além de tornar o currículo mais atualizado e competitivo, pois nem sempre, apenas a graduação nesta área é o suficiente.

Veja também: Conheça as 10 áreas de Odontologia mais bem pagas do mercado.

O ensino a distância possui suas particularidades, em sua maioria, são positivas, como por exemplo: a flexibilidade para estudar de onde e quando quiser, ou seja, o aluno pode encaixar os estudos em sua rotina de trabalho; a questão financeira também acaba influenciando na decisão de estudar EAD, visto que em boa parte, as mensalidades dos cursos de graduação e pós-graduação online são mais acessíveis, portanto, cabem no orçamento dos estudantes.

Embora muitos alunos ainda fiquem receosos com o ensino totalmente virtual, o Ministério da Educação garante que a mesma qualidade que é oferecida presencialmente, é ofertada online, assim como a validação do diploma. Então, não precisa se preocupar!

Alguns cursos de pós-graduação que estão disponíveis para a realização nesta modalidade são:

  • Dentística
  • Odontologia do Trabalho
  • Odontologia Legal
  • Prótese Dentária
  • Radiologia Odontológica

Mas vale a pena ressaltar que, antes de decidir se especializar, é importante verificar se o seu curso de interesse para a pós em Odontologia é reconhecido e credenciado pelo MEC. Evite futuras frustrações, ok?

Mestrado em Odontologia a distância

Para quem busca melhores oportunidades no mercado de trabalho, o mestrado em Odontologia EAD pode ser uma ótima opção. Esse grau acadêmico é direcionado para o preparo de profissionais com foco em ensino e pesquisa, ou seja, o estudante terá uma formação pedagógica para atuar como professor, e além disso, terá o título de mestre que possibilita maior pontuação e destaque para análise de currículo em concurso público.

Isso é muito importante para quem quer ir além de atendimentos em consultórios odontológicos e busca os desafios da sala de aula. A especialização em Odontologia tem como objetivo focar os estudos em uma determinada área neste segmento. Mas, existem profissionais que preferem e se identificam com o lado mais teórico, e com isso, acabam optando por fazer o mestrado, que possui a duração de 24 meses (dois anos).

Melhores instituições que oferecem o curso de Odontologia

Decidir onde estudar é uma das escolhas mais importante da vida acadêmica, não é mesmo? Afinal, uma universidade conceituada e qualificada com boa pontuação no MEC, contribui de forma positiva ao seu currículo e carreira profissional. Pensando nisso, separamos as melhores instituições que oferecem o curso de Odontologia e ainda oferecem financiamento estudantil com o Pravaler, acompanhe:

Agora é com você!

Ainda não é possível se graduar em Odontologia a distância. Entretanto, se é a sua área de interesse, o Pravaler pode te ajudar a alcançar seus objetivos através do financiamento estudantil!

600x158 Odontologia

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter