Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
12 dicas para ir bem no vestibular! 12 dicas para ir bem no vestibular!

12 dicas para ir bem no vestibular!

Como sabemos, o vestibular é uma corrida onde todos querem chegar lá. Mas o caminho nem sempre é fácil. Pelo contrário: muita dedicação, força e foco devem ser aplicados para se obter o sucesso desejado.

Uma maneira positiva de dar o pontapé para o vestibular é começar focando nos números certos. E isso quer dizer se atentar não somente a quantas pessoas estarão competindo naquela prova. O aluno deve se sentir feliz e motivado em concorrer por aquelas vagas e manter o foco nisso, o que acarretará em melhores resultados. Não se intimidar com o obstáculo do vestibular é algo que precisa estar bem resolvido dentro do estudante.

Pensando nisso, separamos 12 dicas para ir bem no vestibular. Assim, você já pode começar a se preparar e conquistar a sua vaga tão desejada!

Dicas para ir bem no vestibular

Não basta somente ter um bom conhecimento das matérias para chegar a uma faculdade. É necessário contar com planejamento, dedicação e foco. Se você está pensando em como estudar para o vestibular sozinho, saiba que a caminhada não será fácil, exigindo doses redobradas de esforço. A boa notícia é que é possível alcançar o objetivo desejado desde que tenha força de vontade e disciplina.

Muitos vestibulandos se deixam levar pelo cansaço, desânimo gerado pela concorrência elevada no processo seletivo, dificuldades de aprendizado em algumas matérias e até mesmo distrações cotidianas que não são capazes de controlar. Por isso, é natural que cheguem desmotivados e sem confiança para fazer a prova, o que tende a influenciar bastante na performance e na classificação final.

Veja a seguir dicas para estudar de forma adequada e assimilar o conteúdo das disciplinas da melhor maneira possível.

1. Considere um cursinho pré-vestibular

Uma super ajuda é fazer a matrícula em um curso pré-vestibular que retoma conteúdos escolares, voltados especificamente para os vestibulares mais concorridos e com mais tradição na cidade ou no estado em que você mora.

É importante que você não perca nenhuma aula e preste bem atenção. Em todos os cursinhos as aulas são mais dinâmicas, para que não se pareçam com a escola. O professor do cursinho prende a sua atenção de forma mais interativa, ao contrário do professor da escola ou colégio, que implica certa obrigatoriedade.

Pergunte hoje! Pergunte amanhã! Pergunte sempre! Um dos principais erros durante as aulas é justamente não perguntar e levar as dúvidas para casa. Não tenha vergonha nem receio em perguntar, pois com certeza, a sua dúvida é a mesma de outras pessoas.

2. Estude as opções de vestibular

Atualmente, existem várias formas de ingressar no ensino superior. A principal delas ainda é prestando o vestibular tradicional, em que todos os candidatos fazem as provas no mesmo dia e o resultado sai algumas semanas depois. Em algumas instituições de ensino, você poderá escolher entre realizar a prova presencialmente ou fazer o vestibular online.

Outra opção bacana – disponível especialmente em universidades particulares – é o vestibular agendado. Nesse caso, o candidato pode escolher o dia e a hora que julgar mais convenientes para realizar as provas.

Também é possível usar a nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior para conquistar a tão sonhada vaga! Basta conferir se a instituição de ensino desejada trabalha com essa modalidade de ingresso. Viu quantas opções você tem? Agora é só identificar qual modalidade pode ser utilizada para ingressar no curso e instituição desejada e começar a se preparar!

3. Fique por dentro das atualidades

Se você faz cursinho desde o início do ano, provavelmente seus professores já falaram diversas vezes sobre a importância de se manter atualizado para prestar um bom vestibular, não é mesmo? Mas não custa reforçar!
Nas semanas anteriores ao vestibular, dedique um tempo maior das suas horas de estudos para as atualidades. Acompanhe portais jornalísticos, veja noticiários na TV e, se possível, leia editoriais de jornais ou revistas.

4. Utilize a internet a seu favor

Deixe um pouco de lado as redes sociais e utilize a internet para aprimorar seus estudos para o vestibular. No Youtube, por exemplo, é possível encontrar videoaulas gratuitas. Além disso, há inúmeros materiais disponíveis, assim como testes, resumos e dicas de estudo.

5. Prepare seu psicológico para o vestibular

Como o tempo de preparação para o vestibular, o candidato que deseja fazer bonito nas provas não pode deixar que o seu psicológico seja afetado pela carga altamente concentrada de estudos. Procure manter a sua rotina organizada e não se esqueça de programar alguns momentos de puro relaxamento – que são extremamente importantes para lidar com a ansiedade antes da prova.

Caso a aprovação não venha, não deixe que isso abale a sua confiança para encarar o segundo semestre. Aproveite todas as provas que fizer – sejam elas valendo ou não – para aprimorar os seus conhecimentos.

6. Faça provas antigas e simulados

O treino e a prática são ímpares para o seu sucesso no dia do vestibular. Sendo assim, fazer provas antigas e simulados podem ser uma boa forma de fixar conhecimento e aprender.

7. Faça uma boa revisão

É muito importante ter uma rotina de revisão dos conteúdos que caem no vestibular. Uma boa estratégia para não gastar muito tempo com isso é revisitar apenas os conteúdos mais importantes de cada disciplina. Mais uma vez, a orientação de professores pode ser de grande ajuda.

Veja também: Como revisar matéria para o Enem de forma eficiente?

Outra técnica é começar a revisar as matérias que você tem maior dificuldade. Assim, o aluno deposita maior energia naquilo que não entende bem e garante não errar. Após a prova, caso haja segunda fase, continue estudando! Eis um hábito que você vai precisar a vida toda, seja lá qual for sua área.

8. Alimente-se bem

Diz o ditado que saco vazio não fica em pé, e é verdade. Estudar sem se alimentar bem é remar contra a maré. Tanto no dia da prova quanto nas horas de estudos, é de grande importância se alimentar bem, beber muita água e ter um sono de qualidade. Ao compor o seu cronograma de estudos, reserve horas para cada coisa, inclusive o descanso. Não se esqueça de levar água no dia da prova. Ela repõe a perda de líquidos causada pelo estresse.

9. Relaxe antes da prova

Nada de querer ver todo o conteúdo na véspera da prova. Em apenas um dia, ninguém aprende tantas coisas. Atitudes como essa só aumentam o nervosismo e dão a sensação de que o estudo não foi suficiente.

Reserve os dias anteriores à prova para descansar e preparar o corpo para a maratona que o espera. Na véspera, alimente-se de forma leve e durma cedo.

10. Confira seu material e documentos

No dia anterior ao vestibular, reúna tudo que o você precisa levar. Lembre-se de verificar no edital quais documentos são aceitos e se há alguma exigência quanto ao material. Atente-se para isso e não deixe que uma distração o impeça de fazer a prova.

11. Mantenha confiança, disciplina e autocontrole

Esse trio é indispensável para todo estudante que quer vencer a batalha do vestibular. Confiança é imprescindível para vencer qualquer obstáculo. Só através do autocontrole é possível manter a mente em paz e a ansiedade longe. Por fim, seja disciplinado em tudo: horários de estudo, de lazer e de descanso.

Lembre-se também de manter a calma e administrar seu tempo. O vestibular costuma durar de quatro a cinco horas. Mas você precisa administrar bem esse tempo para conseguir fazer toda a prova. Por isso, mantenha a calma e evite distrações. Separe as questões em blocos e, entre um e outro, faça uma pequena pausa de cinco minutos. Alongue as pernas, beba água e volte a responder as questões.

12. Chegue cedo ao local

O vestibular é sempre muito rigoroso com os horários marcados. Isso significa que, se você se atrasar, pode não conseguir entrar no local da prova. Sendo assim, procure chegar cedo. O ideal é se programar para chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência.

Não se esqueça de levar uma garrafa de água e um lanchinho. Mas evite alimentos barulhentos, com cheiro forte ou que façam sujeira. Isso pode atrapalhar você e os outros candidatos.

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter