10 dicas para vencer no vestibular
Como sabemos, o vestibular é uma corrida onde todos querem chegar lá. Mas o caminho nem sempre é fácil. Pelo contrário: muita dedicação, força e foco devem ser aplicados para se obter o sucesso desejado.
Uma maneira positiva de dar o pontapé para o vestibular é começar focando nos números certos. E isso quer dizer se atentar não somente a quantas pessoas estarão competindo naquela prova. O aluno deve se sentir feliz e motivado em concorrer por aquelas vagas e manter o foco nisso, o que acarretará em melhores resultados. Não se intimidar com o obstáculo do vestibular é algo que precisa estar bem resolvido dentro do estudante.
10 dicas para vencer no vestibular
1 – Não falte em nenhuma aula
Fazer sempre os exercícios propostos é um ponto primordial para o aluno alcançar seus objetivos nos estudos.
2 – Leia e revise os resumos
Alie-se a pessoas que tenham afinidade com aquela matéria na qual você apresenta maior dificuldade e tire todas as suas dúvidas sem se envergonhar. Perguntar em sala de aula, tecer comentários e questionar são fatores que contam muito.
3 – Reproduza a matéria com as suas próprias palavras
Esta é uma boa forma de fixar e aprender, além, é claro, de fazer sempre uma leitura crítica de todo o conteúdo com bastante atenção.
4 – Realize provas antigas
Avalie provas que já foram utilizadas em vestibulares anteriores, refazendo com afinco quantas vezes for necessário. O treino e a prática são ímpares para o seu sucesso no dia do vestibular.
5 – Escreva ao máximo
É importantíssimo ter uma boa escrita e fazê-la com atenção conta muitos pontos (literalmente!). Ela é, sem dúvidas, um diferencial para o vestibulando. Portanto, treine e busque pessoas para corrigir textos para você.
6 – Descanse
Isso é fundamental. Esgotamento físico durante a prova não é bem-vindo de jeito algum! Você precisará de toda a energia para se dedicar ao tão esperado momento.
7 – Não se desespere
O aluno deve aprender a controlar sua ansiedade. Meditar, se possível, e alimentar-se de coisas saudáveis vão ajudar a manter o corpo e a mente sãos.
8 – Tenha confiança
Todas as habilidades aprendidas até ali são o suficiente para que você tenha um bom desempenho na hora da prova. “Confiar” é o verbo da vez!
9 – Fique antenado
Aproveite todas as fontes de informação que o cercam, como jornais, revistas e blogs, e sempre se mantenha atualizado.
10 – Comece a prova pelas matérias que você sabe
Com essa técnica, o aluno deposita maior energia naquilo que entende bem e garante não errar.
Após a prova, caso haja segunda fase, continue estudando! Eis um hábito que você vai precisar a vida toda, seja lá qual for sua área.
Alguns erros que os estudantes cometem
- Falta de objetivo: o tempo investido faz toda diferença e motivação é primordial.
- Falta de plano de estudos: é ele quem determina por quanto tempo você precisará estudar para atender às suas necessidades.
- Falta de método de estudos: muitos estudantes simplesmente não sabem nem por onde começar a estudar.
- Ignorar o papel da memória: esta é uma sabotadora para muitos alunos que estudam insistentemente, mas não conseguem se lembrar de nada quando precisam, tendo aquele famoso “branco”.
Ainda em tempo: se você estudar 20 horas na véspera do vestibular, não irá adiantar de nada. Com o tempo escasso, o que deveria ser uma estratégia acaba atrapalhando, pois seu lado psicológico ficará abalado. É sempre melhor sedimentar o conhecimento que já foi adquirido.
Conte para a gente como você faz para estudar para a prova do vestibular!