Graduação EAD – os erros mais comuns de quem estuda a distância Graduação EAD – os erros mais comuns de quem estuda a distância

Graduação EAD – os erros mais comuns de quem estuda a distância

A educação a distância é a modalidade de ensino superior que mais cresce no Brasil. A cada ano, milhares de novas vagas são abertas em cursos autorizados pelo MEC. Mas, antes de tudo, você precisa saber que fazer um curso a distância não é mais fácil e nem exige menos dedicação do que o presencial.

Após ingressar em um curso EAD, muitos alunos acabam se perdendo com o tempo e conteúdo e até deixam de ter motivação com os estudos. Por isso, vamos te ajudar com alguns erros comuns que podem facilitar o seu dia a dia em um curso a distância. Se liga nessa!

Falta de planejamento

Se você não tiver um bom planejamento, será mais difícil de dar conta de toda demanda. Então, para manter um cronograma de estudo, é importante estabelecer um número de horas e dias em que você pretende se dedicar aos estudos e mantê-los diariamente. Isso será o início da sua organização! Depois, anote na agenda ou calendário o que você precisa fazer e não se esqueça de marcar prazos e quais matérias exigem mais da sua atenção.

Seu rendimento pode ser muito melhor se você aprender a se organizar. Além de ficar mais motivado, você vai pegar gosto pelo estudo e ver como tudo se encaixa e tem rendimento positivo quando há um planejamento.

Ambiente de estudo

Um dos maiores erros que os estudantes cometem durante o curso EAD é de não evitar distrações que aparecem o tempo todo no ambiente em que estão. A facilidade de informação ajuda a abranger o conhecimento dos cursos, porém quando algo externo é envolvido, pode prejudicar o rendimento.

Nossa dica é: crie um ambiente de estudos adequado! Pode não parecer, mas estudar em um lugar apropriado, com boa iluminação e livre de muitos ruídos externos é essencial para ter uma boa concentração e aprender melhor o conteúdo.

Horário de estudo

Não deixe tudo para a última hora! Distribua o estudo ao longo da semana e lembre-se que estudar horas seguidas é mais cansativo e compromete o aprendizado. Além disso, podem ocorrer imprevistos, então criar uma rotina para se dedicar aos estudos poderá te ajudar.

Preparamos um conteúdo com 10 hábitos que atrapalham seus estudos. Vale a leitura!

Não tirar dúvidas

Não deixe de participar das aulas e discussões. A participação ativa para esclarecer dúvidas ou algum ponto do material de estudo que não ficou claro é fundamental para um bom resultado. Por isso, utilize as discussões de grupo com os colegas, discuta os temas com eles e com o tutor. Se der para marcar um grupo de estudos presencial na biblioteca do bairro, melhor ainda.

Trapacear

Nem pense em enganar o professor… Ele acompanha os alunos de longe, mas com o tempo sabe a maneira como escrevem e se expressam.

Pode até ser mais fácil jogar no Google a pergunta e achar a resposta de outras pessoas para trabalhos e artigos. Plágios são totalmente condenáveis, e hoje, a internet facilitou a cópia indevida de trabalhos produzidos por outras pessoas. Não cai na tentação e se for citar algum deles, não se esqueça de incluir a fonte.

Utilizar livros, artigos e outros materiais para aprendizagem é uma alternativa. Assim, você aprende mais, é honesto com você mesmo e com o curso. Evite cópias de trabalhos, pesquisas e atividades.

Falta de foco

No ensino a distância é importante ter em mente que você precisará ter planejamento e foco. O acúmulo de aulas, deveres e estudos pode gerar uma série de problemas e até te levar a desistir do curso.

Para facilitar, estipule os horários que você irá estudar por dia, assim a rotina não fica pesada e você desenvolve o hábito do estudo. Durante esse período, desconecte-se do mundo e foque no conteúdo, deixando outras atividades para depois.

Distrações

Para manter o foco, evite distrações externas, como lugares barulhentos, tv ligada, músicas altas e uso das redes sociais. O uso de celulares e redes sociais durante os estudos, de alguma forma, tiram o foco que o estudante tem na matéria e o prende em outro tipo de informação.

Então, nada de celular ou televisão. Combinado? Nessa hora deve ser apenas você e seus materiais de estudo. Quando o assunto é o computador, tenha moderação na utilização. Em caso de cursos online ou necessidade de pesquisa, o aparelho é extremamente necessário. Contudo, para não atrapalhar a produtividade dos estudos, mantenha redes sociais, chats e e-mails desconectados.

Falta de objetivos

Escolher o curso que irá cursar não é uma das tarefas mais simples. O curso universitário que você optar por fazer vai definir muitos aspectos de sua vida, como o tipo de rotina que você terá, suas expectativas de carreira, seu padrão financeiro, seu grau de liberdade e criatividade no exercício da profissão e até mesmo o seu círculo social.

Portanto, fazer um curso por obrigação é um grande erro! Não pense somente no diploma e certificado, mas sim no curso que você se identifica e tem aptidão.

Para te ajudar nessa missão, que tal fazer o teste vocacional on-line?

Tecnologia

Um erro muito comum é achar que somente será necessário um computador que funcione e da internet. Mas, é aí que você se engana!

Para cursos on-line, é necessária uma conexão rápida com a internet, computador apto para você salvar os conteúdos, uma webcam para eventuais discussões em grupo e uma impressora caso queira imprimir conteúdos importantes. Além disso, alguns cursos requerem softwares específicos e grande disponibilidade espaço no HD.

Categoria: EADPRASABER
Tags:

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.