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Mercado de trabalho em Marketing Digital: conheça as principais áreas de atuação

Mercado de trabalho em Marketing Digital: conheça as principais áreas de atuação

A internet faz parte das nossas vidas e é praticamente impossível pensar em qualquer atividade que não tenha sido impactada pela transformação digital. O Marketing Digital faz parte dessa transformação, pois é o uso das estratégias comuns ao mercado da comunicação desenvolvidas para ambiente on-line, que trouxe uma verdadeira revolução em termos de consumo e relacionamento com as marcas. Hoje, existem diversos empreendedores de sucesso que utilizam as estratégias como principal pilar do seu negócio.

O Marketing Digital é definido como um conjunto de ações desenvolvidas para se comunicar com potenciais clientes da internet, divulgando uma marca ou produto. Algumas estratégias conhecidas são SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, e-mail marketing, entre outros.

Se interessou pelo papo? Neste artigo você vai conferir o que é Marketing Digital, o que faz o profissional que atua nesta área, o mercado de trabalho e muito mais. Continue por aqui!

Como funciona o Marketing Digital?

Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa executa com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos, desenvolver uma identidade de marca e divulgar um produto ou marca usando a internet ou dispositivos eletrônicos. Com o crescimento do mundo on-line, é uma das principais estratégias para alcançar e se relacionar com clientes em potencial.

O conceito de marketing está relacionado a conduzir o cliente até a compra, além de satisfazer suas necessidades e desejos. Philip Kotler — considerado o pai do Marketing — conceitua marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Com os avanços tecnológicos e novos hábitos dos consumidores, o jeito com que isso é feito mudou. Não podemos ignorar que nos dias de hoje uma grande parcela da população está conectada e usa a internet para fazer compras. Com isso, as empresas precisaram repensar a forma de atrair seus clientes.

E é por isso que o Marketing Digital se transformou na principal maneira de fazer marketing e alcançar o público. Como utiliza os canais que o usuário já utiliza, ele é a estratégia mais eficiente. É importante saber que o Marketing Digital não se resume somente a computadores. Também existem estratégias voltadas para os usuários de smartphones, como anúncios segmentados no Facebook e Youtube.

O que faz um profissional de Marketing Digital?

Os profissionais de Marketing Digital são os responsáveis pelo planejamento e gestão da estratégia on-line, atuando na prospecção de leads e vendas, fazendo a análise de mercados e tendências. Além disso, é este profissional que oferece suporte consultivo, ajudando na identificação de novas oportunidades de produtos e serviços, baseado nas informações que recolhe diariamente no ambiente digital.

A atuação de um profissional de Marketing Digital é ampla, pois ele contempla várias subdivisões ou áreas de interesse. No entanto, vale ressaltar que todas as atividades estão interligadas, fazendo parte de um conjunto que constitui o Web Marketing.

Qual a função de analista de Marketing Digital?

Cabe ao analista de Marketing Digital atuar na avaliação das estratégias de uma empresa, buscando criar meios para melhorar seus resultados. Assim, é este profissional que cria, acompanha e mensura as estratégias para uma empresa que atua em Marketing Digital.

Como essa área envolve diversas vertentes, o dia a dia do profissional de Marketing Digital pode variar de acordo com o seu foco atuação. Mas, em geral, a rotina é bastante dinâmica.

Dentre as atividades realizadas por ele, podemos citar:

  • Elaboração de estratégias de divulgação;
  • Produção de conteúdo para canais digitais;
  • Avaliação de resultados;
  • Análise do perfil e do comportamento dos clientes.

Qual a diferença entre Marketing e Marketing Digital?

O maior equívoco é achar que o único ponto que difere o tradicional do digital é o fato de um ser off-line e outro on-line. Além dessa diferença existem outras como, por exemplo, a forma de comunicação, tipos de mídias, investimentos, conteúdo e segmentação do público.

No Marketing tradicional a comunicação é de apenas uma via, ou seja, a empresa expõe a informação e não recebe uma resposta – pelo menos não imediata – de como o público reagiu à campanha. Para saber o resultado da campanha é necessário fazer pesquisas, o que dispõe de mais investimento.

Já no Marketing Digital, a comunicação é de duas vias e mais interativa, isso porque o público pode comentar e reagir às publicações. Essa resposta é super importante para saber que tipo de campanha realmente funciona para cada tipo de negócio. Além disso, mostra qual público demonstra real interesse em seus produtos e serviços.

Além de toda a diferença na forma de planejamento e execução das ações, existe também uma grande diferença no custo entre Marketing Digital e Marketing. A lógica por trás disso é bem simples de entender: a utilização de grande parte das ferramentas da internet é gratuita, enquanto anunciar na revista, jornais ou na televisão possui um grande custo. Mesmo os custos para criar um blog empresarial ou impulsionar publicações nas mídias sociais são muito baixos quando comparados a espalhar outdoors pela cidade.

Quando falamos de tipo de mídias, no Marketing a empresa busca consumidores através de grandes canais como TV, telemarketing, jornais, revistas, rádios. Já no Marketing Digital os consumidores procuram por informações através dos mecanismos de busca.

Indicações sobre serviços e opiniões ficam postadas para que todos saibam como são seus produtos e serviços. Neste caso, as redes sociais são a principal ferramenta, pois permitem que a marca interaja com o público on-line e que os clientes também possam interagir entre si. É possível segmentar as campanhas e permitir que a visualização dela aconteça por pessoas que combinam com o perfil da sua marca, e que, portanto, estão mais propensas a realizar a compra.

Quanto a segmentação de público, o Marketing Digital tem uma proposta diferente do Marketing tradicional. Há diversas ferramentas específicas, como Google Adwords, que permitem segmentar o público. Então, com o marketing on-line é possível atingir o público-alvo através de resultados de busca, e-mail ou redes sociais.

Para ficar ainda mais claro quais são as diferenças entre Marketing Digital e o tradicional, se liga na imagem abaixo:

Diferenca Carreira Marketing Digital E Marketing Mobile

Como é o mercado de trabalho para Marketing digital?

Essa é uma área que está crescendo, já que muitas empresas apostam na internet – considerada uma ferramenta fundamental para as empresas que desejam vender seus produtos e serviços. Mesmo sem uma atuação de venda on-line direta, como no caso das lojas virtuais, é fundamental para qualquer negócio hoje em dia ter uma presença digital.

E para que a presença on-line da marca seja cada vez maior e eficiente, as empresas buscam por profissionais cada vez mais capacitados para mensurar os resultados das diversas campanhas e ajudar no gerenciamento de sua imagem, seja através de um site corporativo ou nas redes sociais.

No mercado de trabalho, as habilidades do profissional de Marketing Digital não ficam mais restritas a técnicas e ferramentas. É exigido cada vez mais o conhecimento em outras áreas do conhecimento humano, como forma de reforçar os conhecimentos técnicos específicos de marketing.

Seja para atuar como colaborador em uma agência ou como um freelancer, o profissional precisa ser completo e o mais amplo possível, pois irá atuar de forma interdisciplinar em áreas como:

  • Análise do comportamento do consumidor;
  • Bussines Intelligence;
  • Gestão do relacionamento com o cliente;
  • Comércio eletrônico;
  • Otimização de sites para ferramentas de busca;
  • Ferramentas de links patrocinados;
  • Marketing de conteúdo ou Inbound Marketing;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Monitoramento de resultados;
  • Publicidade e pesquisa on-line;
  • Análise e monitoramento de dados;
  • Search Engine Optimization (SEO).

Quanto ganha um profissional de Marketing digital?

Confira a média salarial por cargo em Marketing Digital:

Cargo Média salarial
Estagiário de Marketing Digital R$ 1.607
Analista de Marketing Digital R$ 2.896
Analista de Marketing Digital Júnior R$ 3.056
Analista de Marketing Digital Pleno R$ 4.159
Analista de Marketing Digital Sênior R$ 6.315
Coordenador de Marketing Digital R$ 6.659
Gerente de Marketing Digital R$ 9.171
Analista de Mídias Digitais R$ 2.683
Analista de Planejamento Digital R$ 3.500
Social Media R$ 2.154
Especialista de Otimização R$ 3.838
Analista SEO R$ 2.988
Analista SEO Pleno R$ 3.484
Analista SEO Sênior R$ 4.368
Marketing Growth Hacker R$ 5.548

Por que aprender marketing digital?

O Marketing Digital já faz parte da estratégia de muitas empresas. Realizar uma comunicação eficaz por meio da internet, nos dias de hoje, não se trata mais de uma vantagem competitiva e sim de um dever de todas as empresas.

Como já falamos, o número de usuários digitais não para de crescer e a forma de consumir diversos serviços está migrando para o on-line. Vivemos em um ritmo extremamente acelerado, onde os serviços consumidos pela internet nos ajudam a poupar tempo ou dinheiro e nos atendem de uma maneira que outras empresas não atendem. E, para passar por essa transformação digital, as empresas precisam de pessoas que entendam, vivam e saibam trabalhar nessa realidade.

Um grande motivo para fazer uma graduação em Marketing Digital é que este ramo é extremamente conectado com o mundo. Portanto, se o mundo muda rápido, a indústria do Marketing Digital segue o mesmo movimento. Para os que têm o hábito de ler e acompanhar as novidades, isso é moleza. Porém, boa parte das empresas – principalmente as pequenas – não tem acesso a essas informações e muitas vezes nem conhecem o poder do Marketing Digital para a geração de negócios. É aí que o profissional de Marketing Digital entra em ação!

Além disso, o investimento em mídia on-line só cresce com o passar dos anos. Esse crescimento, principalmente no mobile e em vídeo, se dá muito pelo comportamento que temos de utilizar aplicativos em nossos smartphones e de consumir muitos vídeos em nosso tempo conectado.

O Marketing Digital se tornou o dever de casa para todos os negócios, independentemente da área e do porte. Trata-se de algo poderoso, que ajuda a chegar a lugares nunca imaginados e a conquistar a confiança de muitos clientes. Portanto, utilize as ferramentas disponíveis a seu favor e nunca pare de buscar novos conhecimentos.

Onde estudar Marketing Digital?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o universo de mídia on-line e o que faz um profissional da área, veja onde você pode fazer o curso de Marketing Digital:

  • Centro Educacional Digital House
  • Centro Educacional Anhanguera
  • Universidade Rock Content
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Google Academy
  • Goobec Brasil
  • Udemy

 

Texto escrito por: PRAVALER
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