Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Nota de corte do Sisu: o que é e como funciona? Nota de corte do Sisu: o que é e como funciona?

Nota de corte do Sisu: o que é e como funciona?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que oferece vagas em universidades públicas por todo o Brasil. O programa utiliza a nota da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio para fazer a seleção dos candidatos às vagas disponíveis.

Durante o período em que as inscrições estiverem abertas, os candidatos a uma vaga de curso superior pelo Sisu podem acompanhar suas chances de aprovação no sistema, com a divulgação da nota de corte do curso selecionado e a sua classificação parcial.

Embora não represente a classificação final, podendo mudar até o término do processo seletivo, a nota de corte dá ao candidato uma noção do desempenho dele na disputa por aquela vaga específica. Ficou interessado? Neste artigo você saberá tudo sobre a nota de corte do Sisu. Acompanhe!

O que é a nota de corte do Sisu?

A nota de corte do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é a menor nota necessária para ter a chance de ficar entre os selecionados para a vaga desejada. Ela é calculada automaticamente, uma vez por dia, com base no número de vagas existentes e no número de candidatos que concorrem àquela vaga, naquela modalidade de concorrência específica.

Ou seja, o sistema verifica a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de todos os candidatos que concorrem a uma vaga naquele curso específico, naquela modalidade de concorrência e mostra qual seria a nota mínima para conseguir se classificar. Para cada curso em cada universidade é necessário ter um determinado valor no resultado do Enem para que você seja aprovado. Assim, no momento da inscrição do Sisu, você verá que nota é essa e se você está apto a estar dentro desta seleção.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é uma referência para auxiliar o estudante no monitoramento de sua inscrição. No entanto, estar acima da nota de corte não é garantia de aprovação, pois a nota muda durante o período de inscrição no Sisu.

Ela pode ser consultada enquanto as inscrições estiverem abertas e é atualizada cinco vezes ao dia. Para consultar tanto a nota de corte como a classificação parcial, basta entrar no seu boletim de acompanhamento, na página do Sisu, com seu número de inscrição do Enem e senha.

Como funciona a nota de corte do Sisu?

Como dissemos, a nota de corte do Sisu é a menor pontuação possível exigida para ocupar a vaga de um curso. Se conseguir alcançá-la (ou superá-la) até o fim do período de inscrições, seu ingresso está garantido e basta esperar a divulgação dos resultados pelo MEC.

Por outro lado, não alcançar a nota de corte não elimina você imediatamente da disputa. Isso porque pode haver desistência dos candidatos que são aprovados na primeira chamada, e quem opta por ficar na lista de espera do Sisu continua concorrendo nas chamadas seguintes.

Cada candidato pode selecionar até duas vagas disponíveis no Sisu. Para isso, é preciso informar qual foi a nota de cada um dos cadernos do Enem e da redação. Já as universidades podem estabelecer uma nota mínima e pesos diferentes para os cadernos.

Desse modo, é criada uma espécie de lista, em que os melhores pontuados ocupam as vagas disponíveis de acordo com os critérios estabelecidos. A nota é calculada automaticamente pelo Sisu. Ao longo do processo, o candidato pode verificar qual é a própria posição na lista móvel.

O cálculo é feito de acordo com o número de vagas ofertadas e de candidatos concorrentes para a vaga, na modalidade de concorrência específica e a consulta pode ser feita no site do Sisu.

Modalidades de concorrência do Sisu

  • Ampla concorrência;
  • Cotas para alunos de escola pública;
  • Cotas para alunos de escola pública e baixa renda;
  • Cotas para alunos de escola pública e ações afirmativas.

A nota de corte do Sisu pode diminuir?

Sim! Isso acontece quando um candidato, mesmo selecionado, sai da concorrência por um curso e opta por outro. Assim, ele abre espaço para mais uma vaga e, na ordem, o próximo colocado ocupa a última posição e passa a determinar a nota de corte.

Portanto, com muitos candidatos se inscrevendo e alterando as opções de cursos durante o período de inscrições, a nota de corte pode sim baixar. Para isso, é preciso que os candidatos com notas mais altas mudem suas opções, deixando de concorrer pela vaga que você deseja.

E não só diminuir, mas a nota de corte do Sisu pode sofrer oscilações. Imagine que um estudante fez 700 pontos e se candidatou ao curso de Psicologia no primeiro dia. Quando consultou o site do Sisu, viu que a nota de corte estava em 750. Cinquenta pontos fazem muita diferença! Então, ele preferiu garantir sua vaga e mudou sua primeira opção para Administração, que tinha uma nota de corte de 690. Esse candidato está entre os aprovados até o momento, concorda?

Por outro lado, ele ocupou uma vaga e fez alguém descer em uma colocação. Isso causa aquele típico efeito dominó, fazendo o último colocado sair do páreo. Assim, a nota acaba aumentando.

Notas de corte do Sisu por cursos e universidades

A melhor forma de ter uma noção referente às notas de corte do Sisu é olhando as últimas edições do processo seletivo. As maiores notas são de ampla concorrência. Veja a seguir quais foram as notas de corte dos cursos mais procurados no Sisu 2021.

Medicina

  • Maior nota: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – 952,51
  • Menor nota: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – 771,79

Direito

  • Maior nota: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – 885,02
  • Menor nota: Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) – 679,24

Odontologia

  • Maior nota: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – 880,44
  • Menor nota: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 710,46

Universidades mais concorridas

Geralmente, são mais de 100 universidades públicas brasileiras que utilizam o Sisu como seleção. Para te ajudar, listamos as 10 mais concorridas:

  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade de Brasília (UnB)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Universidade Federal de Goiás (UFG)

Cursos mais concorridos

Como a edição de 2022 ainda vai acontecer, não é possível saber desde já quais serão as notas de corte para cada curso e instituição nessa edição. Porém, com base em edições anteriores, é possível estabelecer uma média de quais serão as notas de corte para cada faculdade e curso no Sisu 2022.

Confira a relação dos 10 cursos mais concorridos e suas respectivas notas de corte (modalidade ampla concorrência) referente à primeira edição de 2021:

  • Medicina: 771,79
  • Direito: 685,44
  • Odontologia: 710,46
  • Engenharia Aeronáutica: 796,21
  • Psicologia: 663,88
  • Ciência da Computação: 576,20
  • Farmácia: 649,41
  • Enfermagem: 656,26
  • Engenharia de Computação: 650,02
  • Nutrição: 641,53

Menores notas de corte do Sisu

Como vimos, ainda não é possível saber quais serão as notas mínimas exigidas neste ano. Ainda assim, saber qual foi a nota de corte dos anos anteriores serve como uma estimativa do desempenho do candidato para saber qual é a nota necessária para ser aprovado.

Sendo assim, listamos quais são as faculdades com as menores notas de corte do Sisu 2022/1, entre os cursos mais procurados pelos estudantes. A listagem está dividida por vagas de ampla concorrência e os dados foram disponibilizados pelo MEC. Confira!

  • Fisioterapia na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL): 677,22
  • Enfermagem na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT): 656,26
  • Pedagogia na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA): 501,3
  • Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA): 477,66
  • Gestão de Turismo na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA): 465,84
  • Física na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT): 432,34
  • Química na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS): 363,22

O que fazer se não conseguir ser aprovado no Sisu?

Se por algum motivo você não atingir a nota de corte para o curso que deseja no Sisu, não perca as esperanças! Existem outras chances de utilizar a sua nota do Enem para conquistar uma vaga em uma excelente faculdade.

Se você não obteve uma nota boa no Enem para passar no Sisu, ainda é possível aplicar sua nota em outros programas do governo como o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

E para quem deseja estudar em uma universidade particular sem a necessidade da nota no Enem, uma alternativa é fazer um financiamento estudantil com o Pravaler. Uma ótima opção para você parcelar as mensalidades sem pesar no bolso!

Bom, agora você já sabe o que o espera! Seja qual for o curso, a palavra-chave é estudar. A nota de corte do Sisu é apenas um norte, afinal, você precisa mirar no seu melhor resultado.

CTA Simulador Sisu

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter