Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
SCImago e Times Higher Education: Universidades da Cruzeiro do Sul aparecem em rankings internacionais SCImago e Times Higher Education: Universidades da Cruzeiro do Sul aparecem em rankings internacionais

SCImago e Times Higher Education: Universidades da Cruzeiro do Sul aparecem em rankings internacionais

Universidades da Cruzeiro do Sul são consideradas algumas das melhores universidades da América Latina, segundo rankings como SCImago e o Times Higher Education

Recentemente, quatro Universidades da Cruzeiro do Sul Educacional foram destaque em dois importantes rankings internacionais: o SCImago e o Times Higher Education.

A avaliação institucional por meio de rankings internacionais surgiu de uma necessidade de se comparar qualidade entre instituições universitárias de contextos nacionais diferentes, servindo como critério para classificar as melhores e mais prestigiadas Universidades ao redor do mundo.

O SCImago destaca a UNIFRAN, UNICID e a Universidade Positivo – UP como uma das melhores instituições de ensino da América Latina e também no Ranking Global. O ranking avalia instituições de ensino superior e de pesquisa classificando-as por um indicador composto que combina desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social.

Já a UNIFRAN é destaque no Ranking da Times Higher Education (THE), obtendo as seguintes classificações:

1º lugar entre as Universidades Brasileiras com fins lucrativos
64ª posição entre as IES Brasileiras
155ª posição entre todas as Universidades Participantes da América Latina

A Universidade foi classificada, ainda, entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do mundo com base nos indicadores associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com a edição 2021 do Times Higher Education Impact Rankings (THE Impact Rankings).

Segundo a Profa. Dra. Kátia, Reitora da Unifran, “O escore geral da Unifran foi de 50,9 pontos num máximo de 100 e isso a classifica entre as 800 IES com melhor desempenho no cumprimento dos ODSs em todo o mundo. Esta pontuação é 4,1 pontos a mais que aquela obtida pela instituição na edição anterior o que comprova a constância de seu aprimoramento. ”

SCImago Institutions Rankings (SIR)

O SCImago Institutions Rankings (SIR) é uma iniciativa que visa classificar e avaliar instituições de pesquisa e ensino superior com base em sua produção científica e impacto acadêmico. Desenvolvido pelo grupo SCImago, um centro de pesquisa localizado na Universidade de Granada, Espanha, o SIR utiliza métricas e indicadores para avaliar o desempenho das instituições em diversas áreas do conhecimento.

O ranking SCImago é atualizado anualmente e fornece uma visão abrangente do desempenho acadêmico de mais de 5.000 instituições em todo o mundo. Ele é considerado uma ferramenta importante para avaliar a produtividade científica e o impacto das instituições, bem como para identificar tendências e padrões de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

Os indicadores utilizados pelo SCImago para classificar as instituições são baseados em dados extraídos da base de dados Scopus, que é uma das maiores bases de dados bibliográficos de pesquisa científica. Alguns dos principais indicadores considerados pelo SIR incluem:

  • Produção científica: número total de documentos publicados pela instituição em periódicos científicos indexados na base de dados Scopus.
  • Citações: número total de citações recebidas pelos documentos publicados pela instituição ao longo de determinado período.
  • Colaboração internacional: número de documentos coassinados por pesquisadores de diferentes países, indicando o grau de internacionalização da instituição.
  • Qualidade das publicações: métricas que avaliam a qualidade das publicações da instituição, como o número de documentos em revistas de alto impacto.
  • Inovação: número de patentes registradas pela instituição.

Times Higher Education (THE)

A Times Higher Education (THE) é uma publicação britânica especializada em educação superior e pesquisa acadêmica. Ela é conhecida principalmente por produzir um dos mais influentes e prestigiados rankings universitários do mundo, o Times Higher Education World University Rankings (THE World University Rankings).

O THE World University Rankings é atualizado anualmente e classifica as melhores universidades do mundo com base em uma série de indicadores de desempenho acadêmico. Os indicadores utilizados para compilar o ranking incluem:

  1. Ensino: qualidade do ensino, medido através de pesquisas com acadêmicos e estudantes.
  2. Pesquisa: volume, renda e reputação da pesquisa realizada pela universidade.
  3. Citações: influência da pesquisa da universidade, medido pelo número de vezes que os trabalhos acadêmicos da instituição são citados por outros pesquisadores.
  4. Perspectiva Internacional: diversidade da comunidade acadêmica e colaborações internacionais.
  5. Renda da Indústria: valorização do conhecimento gerado pela universidade e sua transferência para a indústria.

O THE World University Rankings é amplamente considerado uma ferramenta valiosa para estudantes, pesquisadores e instituições acadêmicas em todo o mundo. Ele ajuda os estudantes a tomarem decisões informadas sobre onde estudar, considerando a reputação e o desempenho das universidades em suas áreas de interesse. Além disso, serve como uma referência para pesquisadores e instituições na busca por parcerias e colaborações internacionais.

Fonte: Cruzeiro do Sul
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter