Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
05 de novembro é o dia nacional da Língua Portuguesa 05 de novembro é o dia nacional da Língua Portuguesa

05 de novembro é o dia nacional da Língua Portuguesa

Data relembra a riqueza e a diversidade dos países falantes da língua portuguesa

No Dia Nacional da Língua Portuguesa, celebramos a riqueza e a diversidade desta língua que une milhões de falantes ao redor do mundo. Esta data especial é uma oportunidade para refletir sobre a importância do português como veículo de comunicação, cultura e identidade.

Origem da data

O Dia Nacional da Língua Portuguesa é celebrado em 5 de novembro em homenagem ao nascimento do escritor brasileiro Ruy Barbosa, notório defensor da língua portuguesa. Esta data foi oficializada no Brasil em 2008, com o intuito de reconhecer a importância do idioma e promover a sua valorização.

Durante o Dia Nacional da Língua Portuguesa, diversas atividades culturais e educacionais são realizadas para destacar a relevância desse idioma. É uma ocasião para lembrar que, mesmo com as diferenças regionais, a língua portuguesa é um patrimônio que une muitas pessoas de várias regiões e países que têm o idioma como língua materna.

Quantos países falam a língua portuguesa no mundo?

Os países que falam português, conhecidos como países lusófonos, são nações onde o português é a língua oficial. No total são nove países, na lista temos Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Com mais de 260 milhões de falantes em todo o mundo, o português é uma das línguas mais faladas e importantes globalmente.

A língua portuguesa desempenha um papel significativo na cultura, comércio e diplomacia desses países, unindo-os por meio da comunicação e da herança cultural compartilhada. Além disso, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada para promover a cooperação e o desenvolvimento entre essas nações. A riqueza e diversidade do português nos países lusófonos tornam essa língua um importante ativo global e um elemento essencial na identidade cultural de cada país.

Fonte: Pravaler
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter