Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Aniversário de Brasília: conheça a 1° faculdade particular da capital do Brasil Aniversário de Brasília: conheça a 1° faculdade particular da capital do Brasil

Aniversário de Brasília: conheça a 1° faculdade particular da capital do Brasil

Dia 21 de abril é comemorado o aniversário de Brasília. Conheça a história da capital do Brasil e a fundação da primeira faculdade particular, Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

O aniversário de Brasília é celebrado em 21 de abril, uma data que remete à fundação da capital brasileira. A história de Brasília remonta ao século XX, quando o então presidente Juscelino Kubitschek lançou o ambicioso projeto de construir uma nova capital no coração do Brasil.

Desde então, Brasília tem sido reconhecida por sua arquitetura modernista, planejamento urbano inovador e importância política e cultural para o país. O aniversário de Brasília é uma ocasião para celebrar não apenas sua história e conquistas, mas também para refletir sobre seu papel como centro cultural, econômico e político do Brasil.

Quantos anos tem Brasília?

Em 2024, Brasília completará 64 anos desde sua fundação, ocorrida em 21 de abril de 1960.

Os marcos da história de Brasília incluem não apenas sua inauguração, mas também o desenvolvimento de uma arquitetura única e de um urbanismo inovador, representados por edifícios icônicos como o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, a Catedral Metropolitana e o conjunto residencial conhecido como Superquadras.

Ao longo dos anos, Brasília se tornou um centro político, cultural e econômico importante no Brasil, atraindo visitantes de todo o mundo para apreciar sua arquitetura modernista, sua rica vida cultural e sua diversidade étnica e cultural.

Primeira faculdade particular de Brasília

Em 1967, o senador Eurico Rezende cria a Universidade do Distrito Federal (UNIDF), a primeira instituição particular de ensino superior de Brasília, que oferece os cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis são os cursos oferecidos.

No ano seguinte, a Universidade lança o novo curso de Direito, se destacando nacionalmente pela qualidade e figura como um dos melhores da região, sendo referência nos índices de aprovação nos Exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em concursos públicos.

Entre os anos de 2004 e 2005, com a expansão da Universidade para cursos de pós-graduação, é inaugurado o campus 4R – Reitor Rezende Ribeiro de Rezende, próximo ao campus sede na Asa Sul, que abrigará quase metade dos cursos oferecidos. Uma adequação administrativa leva ao reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) como Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). E os cursos continuam chegando: são autorizados os cursos de Sistemas de Informação e Relações Internacionais.

O UDF se torna uma das instituições de ensino superior mais tradicionais e respeitadas da região. Sua relevância está não apenas em sua longa história, mas também em sua contribuição para a formação de profissionais qualificados em diversas áreas do conhecimento.

Por que JK construiu Brasília?

O objetivo da construção de Brasília era transferir a capital do país do litoral para o interior, promovendo o desenvolvimento da região central e integrando melhor o território nacional. O projeto urbanístico de Brasília foi idealizado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, com o urbanista Lúcio Costa responsável pelo plano piloto.

Veja também: Dia do Arquiteto e Urbanista – data é comemorada no dia 15 de dezembro!

A construção da cidade foi marcada por um rápido crescimento e desenvolvimento, com a inauguração oficial em 21 de abril de 1960, quando Brasília foi oficialmente inaugurada como a nova capital do Brasil.

Fonte: UDF
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter