

Dia do Publicitário: data é comemorada dia 01 de fevereiro
Dia 01 de fevereiro é celebrado o dia do Publicitário; veja como surgiu a data e como é a profissão.
No Brasil, o Dia do Publicitário é comemorado em 1º de fevereiro, data em que a profissão foi regulamentada em 1966. Veja a seguir como surgiu a data e como é a atuação dos profissionais da propaganda tanto em agências quanto fora delas.
Neste artigo você vai encontrar:
Qual é o dia do publicitário?
O Dia do Publicitário é comemorado anualmente em 1º de fevereiro. A data homenageia os profissionais de comunicação social que são responsáveis em pensar, criar e desenvolver campanhas publicitárias destinadas a promover ideias, lugares, empresas, organizações, produtos, pessoas e etc.
Como surgiu o dia do publicitário?
O Dia do Publicitário é comemorado nesta data, de acordo com o Decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966. Este decreto regulamenta o Decreto de Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que instaura a profissão de publicitário no país.
A data tem o objetivo de homenagear os profissionais da propaganda, que utilizam de técnicas de comunicação para impulsionar os negócios e fazer com que as empresas se tornem mais lucrativas e suas marcas reconhecidas no mercado.
Veja também: Diferenças entre Comunicação Social e Publicidade e Propaganda.
Para fiscalizar e controlar os direitos e deveres dos profissionais que trabalham com a publicidade, foi criado o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Sua principal função é garantir a ausência de publicidades enganosas e que sejam de caráter abusivo ou constrangedor para a população, além de garantir a liberdade de expressão comercial.
Como é a profissão de publicitário?
Os publicitários trabalham tendo como principal característica a criatividade, por causa disso são considerados profissionais “despojados”, “jovens” e sem horários fixos. A construção de um bom ambiente de trabalho é essencial para o desenvolvimento da inspiração necessário para o publicitário criar suas peças e projetos.
Muitos têm interesse em saber o que um publicitário faz, principalmente os estudantes ou aspirantes à profissão. Em uma agência, o profissional da propaganda pode atuar nas seguintes áreas:
- Atendimento;
- Criação;
- Mídia;
- Marketing;
- Pesquisa de público.
Curtiu? Saiba que você pode financiar o curso de Publicidade e Propaganda com o Pravaler e estudar sem deixar que a mensalidade pese no seu bolso! Faça uma simulação agora mesmo!
Fonte: Pravaler