Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Dia Internacional dos Estudantes: conheça a história e origem da data Dia Internacional dos Estudantes: conheça a história e origem da data

Dia Internacional dos Estudantes: conheça a história e origem da data

Dia 17 de novembro é celebrado o Dia Internacional dos Estudantes; entenda a importância da data

Sim, neste 17 de novembro, o mundo homenageia a memória e bravura de um grupo de estudantes da antiga Tchecoslováquia, que lutaram contra as tropas nazistas que invadiram o país durante a Segunda Guerra Mundial.

Se você não tem muita informação sobre a essa passagem histórica, nós vamos te explicar melhor o que houve!

Qual o Dia Internacional do Estudante?

No Brasil, o Dia do Estudante é comemorado no dia 11 de agosto. No entanto, internacionalmente, os estudantes são celebrados no dia 17 de novembro. A data lembra os momentos em que alunos da antiga Tchecoslováquia enfrentaram as tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 17 de novembro de 1939, a Federação Central de Estudantes Tchecoslovacos foi invadida pelos nazistas. Vários dirigentes estudantis foram assassinados e outros levados para campos de concentração, onde sofreram com as cruéis torturas do Holocausto.

Qual é a origem do dia dos estudantes?

Em 17 de novembro de 1939, a Federação Central de Estudantes Tchescolovacos foi invadida pelos nazistas. Inúmeros dirigentes estudantis foram assassinados e outros levados para campos de concentração, onde sofreram com as cruéis torturas do Holocausto.

No dia 28 de outubro de 1939, durante a ocupação nazista, estudantes da Universidade Carolina em Praga fizeram uma manifestação para comemorar o 21º aniversário da independência da República da Tchecoslováquia. O movimento foi brutalmente reprimido pelos alemães; 15 estudantes ficaram feridos e um morreu no hospital.

As forças alemãs permitiram que a família e amigos realizassem o funeral do estudante morto, com uma procissão no centro de Praga. No dia, uma multidão de estudantes apareceu e a procissão acabou virando uma demonstração contra a ocupação nazista.

Historiadores suspeitam que o governo alemão permitiu o funeral exatamente porque já esperava uma manifestação e queria usá-la como um pretexto para fechar as universidades tchecas e enfraquecer as rebeliões acadêmicas. De fato, eles não só fecharam as universidades como também prenderam mais de 1.200 estudantes na ocasião, que foram deportados para o campo de concentração de Sachsenhausen.

No dia 17 de novembro de 1939, oito estudantes e um professor foram executados sem julgamento. As universidades permaneceram fechadas até o final da guerra. Em 1941, dois anos após as manifestações e assassinato dos universitários em Praga, o Conselho de Estudantes Internacionais foi realizado em Londres, no Reino Unido, com a participação de vários estudantes refugiados.

Neste dia, criaram o Dia Internacional do Estudante em 17 de novembro, a data das execuções. Esta data foi criada em 1941, em Londres, através da iniciativa do Conselho Internacional de Estudantes, como uma homenagem ao trágico episódio dos estudantes que foram assassinados durante a Segunda Guerra Mundial pelos nazistas.

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter