Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Fies: na mira do governo, veja o que pode mudar no Novo Fies Fies: na mira do governo, veja o que pode mudar no Novo Fies

Fies: na mira do governo, veja o que pode mudar no Novo Fies

Proposta será enviada à Casa-Civil, para que o presidente Lula (PT) decida se enviará as mudanças ao Congresso via Medida Provisória (MP) ou Projeto de Lei (PL).

Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) está na mira do governo Lula, com projeto focado em reduzir a inadimplência. Até o fim de julho, deve ser apresentada uma proposta para regulamentar o programa, informou o ministro da Educação, Camilo Santana, à CNN.

A proposta será enviada a Casa Civil, de maneira que o presidente Lula determine se as mudanças regulatórias serão enviadas ao Congresso Nacional por meio de uma Medida Provisória (MP) ou Projeto de Lei (PL).

“Vai ser uma decisão do presidente Lula se vai encaminhar como MP ou como PL para o Congresso Nacional para corrigir e garantir que o Fies volte a ser um instrumento de financiamento para aqueles que não têm condições de pagar a universidade”, disse o ministro ao jornal.

O que vai mudar com novo Fies?

Segundo o ministro, alguns dos pontos que estão previstos nas medidas são a retomada do financiamento integral. Além disso, propõe ações para combater a inadimplência dos alunos beneficiados pelo Fies. O plano também prevê o uso do Fundo para implementar melhorias no curso de Pedagogia e formação de professores.

“Em média, 86% dos cursos de pedagogia são à distância, nós queremos estimular que essa formação seja presencial, ou pelo menos mista. Queremos usar o Fies para financiar de forma diferenciada esses cursos de licenciatura para a formação inicial dos professores”, explicou à CNN.

Fonte: Money Times
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter