Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Mudanças na Lei de Cotas: veja como fica a legislação Mudanças na Lei de Cotas: veja como fica a legislação

Mudanças na Lei de Cotas: veja como fica a legislação

Senado aprovou no último dia 24 de outubro uma alteração na Lei de Cotas, projeto vai para sanção presidencial

Foi aprovada pelo Senado no último dia 24 de outubro uma proposta de alteração na Lei de Cotas, política pública instituída com o objetivo de reservar uma porcentagem de vagas em instituições federais para ex-alunos de escola pública. Com essa alteração, a população Quilombola passa a ter direito às vagas e 50% das vagas de ingresso a cursos de graduação seria destinada apenas a estudantes que tem renda familiar mensal de um salário mínimo.

A Lei que está em vigor desde 2012 reserva metade das vagas em universidades e instituições federais para alunos que vieram da rede pública. Em 2012, quando a lei foi aprovada, foi prevista uma revisão dos critérios da lei depois de 10 anos, porém somente agora em 2023 foi feita a revisão.

O que muda na prática na Lei de Cotas?

A proposta altera a lei atual em dois pontos principais:

  • Agora os alunos vão disputar inicialmente as vagas em ampla concorrência e somente caso eles não atinjam a nota, passam a concorrer pelas cotas.
  • Também tiveram mudanças para quem disputa vagas pelo critério socioeconômico, hoje para concorrer a essas vagas a renda familiar per capita poderia ser de até um salário mínimo e meio e no projeto aprovado agora passa a ser de apenas um salário mínimo.

Outra novidade do projeto é que agora população quilombola passa a ter direito a vagas por cota.

Inclusão de cursos de Pós-graduação na Lei de Cotas

Uma das mudanças sugeridas pelo projeto é também a inclusão de cursos de pós-graduação, onde as instituições federais de ensino superior promoverão políticas para inclusão de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Além de todas essas alterações, a proposta também prevê que o programa seja reavaliado a cada 10 anos, além de passar por ciclos anuais de monitoramento.

A proposta já foi aprovada pela Câmara e pelo Senado e agora aguarda a sanção presidencial. O governo vai estudar se é possível aplicar as novas regras para o próximo Enem.

Fonte: Pravaler
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter