Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Nota de corte do Sisu: o que é e como funciona? Nota de corte do Sisu: o que é e como funciona?

Nota de corte do Sisu: o que é e como funciona?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que oferece vagas em universidades públicas por todo o Brasil. O programa utiliza a nota da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio para fazer a seleção dos candidatos às vagas disponíveis.

Durante o período em que as inscrições estiverem abertas, os candidatos a uma vaga de curso superior pelo Sisu podem acompanhar suas chances de aprovação no sistema, com a divulgação da nota de corte do curso selecionado e a sua classificação parcial.

Embora não represente a classificação final, podendo mudar até o término do processo seletivo, a nota de corte dá ao candidato uma noção do desempenho dele na disputa por aquela vaga específica. Ficou interessado? Neste artigo você saberá tudo sobre a nota de corte do Sisu. Acompanhe!

O que é a nota de corte do Sisu?

A nota de corte do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é a menor nota necessária para ter a chance de ficar entre os selecionados para a vaga desejada. Ela é calculada automaticamente, uma vez por dia, com base no número de vagas existentes e no número de candidatos que concorrem àquela vaga, naquela modalidade de concorrência específica.

Ou seja, o sistema verifica a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de todos os candidatos que concorrem a uma vaga naquele curso específico, naquela modalidade de concorrência e mostra qual seria a nota mínima para conseguir se classificar. Para cada curso em cada universidade é necessário ter um determinado valor no resultado do Enem para que você seja aprovado. Assim, no momento da inscrição do Sisu, você verá que nota é essa e se você está apto a estar dentro desta seleção.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é uma referência para auxiliar o estudante no monitoramento de sua inscrição. No entanto, estar acima da nota de corte não é garantia de aprovação, pois a nota muda durante o período de inscrição no Sisu.

Ela pode ser consultada enquanto as inscrições estiverem abertas e é atualizada cinco vezes ao dia. Para consultar tanto a nota de corte como a classificação parcial, basta entrar no seu boletim de acompanhamento, na página do Sisu, com seu número de inscrição do Enem e senha.

Como funciona a nota de corte do Sisu?

Como dissemos, a nota de corte do Sisu é a menor pontuação possível exigida para ocupar a vaga de um curso. Se conseguir alcançá-la (ou superá-la) até o fim do período de inscrições, seu ingresso está garantido e basta esperar a divulgação dos resultados pelo MEC.

Por outro lado, não alcançar a nota de corte não elimina você imediatamente da disputa. Isso porque pode haver desistência dos candidatos que são aprovados na primeira chamada, e quem opta por ficar na lista de espera do Sisu continua concorrendo nas chamadas seguintes.

Cada candidato pode selecionar até duas vagas disponíveis no Sisu. Para isso, é preciso informar qual foi a nota de cada um dos cadernos do Enem e da redação. Já as universidades podem estabelecer uma nota mínima e pesos diferentes para os cadernos.

Desse modo, é criada uma espécie de lista, em que os melhores pontuados ocupam as vagas disponíveis de acordo com os critérios estabelecidos. A nota é calculada automaticamente pelo Sisu. Ao longo do processo, o candidato pode verificar qual é a própria posição na lista móvel.

O cálculo é feito de acordo com o número de vagas ofertadas e de candidatos concorrentes para a vaga, na modalidade de concorrência específica e a consulta pode ser feita no site do Sisu.

Quais são as modalidades de concorrência do Sisu?

  • Ampla concorrência;
  • Cotas para alunos de escola pública;
  • Cotas para alunos de escola pública e baixa renda;
  • Cotas para alunos de escola pública e ações afirmativas.

Como ver a nota de corte do Sisu?

É bem fácil consultar a nota de corte do seu curso, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Acesse a plataforma oficial do Sisu;
  2. Clique na aba “vagas” ;
  3. Digite a instituições, o curso ou a cidade;
  4. Clique no curso de graduação desejado e verifique a nota de corte que deve estar localizada na descrição de cada modalidade.

Após isso, é possível saber também a sua posição em relações aos demais candidatos que estão concorrendo às mesmas vagas que você. Para isso, é só fazer o login com o número da sua inscrição e a senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Diferenças entre nota mínima e nota de corte do Sisu

Como vimos acima, para se inscrever no Sisu é preciso saber a nota de corte de cada curso, o que é diferente de uma nota mínima. Ficou confuso? Confira abaixo a diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu e tire todas as dúvidas que ainda podem existir! ?

A principal diferente entre nota mínima e nota de corte do Sisu é que a primeira é fixa e determinada pela faculdade. Já a segunda é dinâmica e depende do desempenho dos alunos no Enem – é como se fosse um “leilão de notas”: os candidatos lançam as suas notas e, por consequência, o corte sobe conforme o desempenho dos concorrentes.

  • Nota mínima do Sisu: algumas instituições de ensino exigem que os candidatos tenham um desempenho mínimo no Enem e atribuem pesos diferentes conforme as disciplinas do exame. Dessa forma, caso o aluno tenha uma nota inferior à estipulada pela faculdade, não é possível se inscrever.
  • Nota de corte do Sisu: diferente da anterior, essa nota não é determinada pela faculdade e corresponde à nota do último candidato que tenha ingressado no curso. Por esse motivo, ela é dinâmica e pode mudar até o último minuto de inscrições abertas, já que só é possível conhecê-la quando todos os candidatos tiverem lançados as notas no sistema.

Para facilitar a compreensão, imagine o seguinte cenário: um curso com 20 vagas possui a sua nota de corte correspondente ao 20º colocado, ou seja, a nota do classificado de número vinte é a menor possível para o ingresso no curso. Assim, quanto melhor o desempenho no Enem dos interessados à vaga, maior será a nota do corte.

É importante ressalvar que, enquanto as inscrições para o Sisu estiverem abertas, a nota de corte de cada curso pode mudar, sendo recalculada pelo MEC. Por isso, é bom se manter atento ao portal todos os dias, ok?! ?

A nota de corte do Sisu pode diminuir?

Sim! Isso acontece quando um candidato, mesmo selecionado, sai da concorrência por um curso e opta por outro. Assim, ele abre espaço para mais uma vaga e, na ordem, o próximo colocado ocupa a última posição e passa a determinar a nota de corte.

Portanto, com muitos candidatos se inscrevendo e alterando as opções de cursos durante o período de inscrições, a nota de corte pode sim baixar. Para isso, é preciso que os candidatos com notas mais altas mudem suas opções, deixando de concorrer pela vaga que você deseja.

E não só diminuir, mas a nota de corte do Sisu pode sofrer oscilações. Imagine que um estudante fez 700 pontos e se candidatou ao curso de Psicologia no primeiro dia. Quando consultou o site do Sisu, viu que a nota de corte estava em 750. Cinquenta pontos fazem muita diferença! Então, ele preferiu garantir sua vaga e mudou sua primeira opção para Administração, que tinha uma nota de corte de 690. Esse candidato está entre os aprovados até o momento, concorda?

Por outro lado, ele ocupou uma vaga e fez alguém descer em uma colocação. Isso causa aquele típico efeito dominó, fazendo o último colocado sair do páreo. Assim, a nota acaba aumentando.

Notas_Corte_Sisu_Pravaler

Notas de corte do Sisu por cursos e universidades

A melhor forma de ter uma noção referente às notas de corte do Sisu é olhando as últimas edições do processo seletivo. As maiores notas são de ampla concorrência. Veja a seguir quais foram as notas de corte dos cursos mais procurados no Sisu 2023.

Medicina

  • Maior nota: Universidade Federal do Amapá – 923,90
  • Menor nota: Universidade Federal Rural do Semi-Árido – 767,83

Direito

  • Maior nota: Universidade Federal do Amazonas – 874,35
  • Menor nota: Universidade Federal do Piauí – 680,15

Odontologia

  • Maior nota: Universidade Federal do Amazonas – 869,81
  • Menor nota: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 709,65

Universidades mais concorridas

Geralmente, são mais de 100 universidades públicas brasileiras que utilizam o Sisu como seleção. Para te ajudar, listamos as 10 mais concorridas:

  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade de Brasília (UnB)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Universidade Federal de Goiás (UFG)

Cursos mais concorridos

Como a edição de 2024 ainda vai acontecer, não é possível saber desde já quais serão as notas de corte para cada curso e instituição nessa edição. Porém, com base em edições anteriores, é possível estabelecer uma média de quais serão as notas de corte para cada faculdade e curso no Sisu 2024.

Confira a relação dos 10 cursos mais concorridos e suas respectivas notas de corte (modalidade ampla concorrência) referente à primeira edição de 2023:

  • Medicina: 811,42
  • Direito: 732,60
  • Odontologia: 754,23
  • Engenharia Aeronáutica: 770,45
  • Psicologia: 729,74
  • Ciência da Computação: 719,71
  • Farmácia: 701,77
  • Enfermagem: 707,32
  • Engenharia de Computação: 763,62
  • Nutrição: 699,99

Menores notas de corte do Sisu

Como vimos, ainda não é possível saber quais serão as notas mínimas exigidas neste ano. Ainda assim, saber qual foi a nota de corte dos anos anteriores serve como uma estimativa do desempenho do candidato para saber qual é a nota necessária para ser aprovado.

Sendo assim, listamos quais são as faculdades com as menores notas de corte do Sisu 2023/1, entre os cursos mais procurados pelos estudantes. A listagem está dividida por vagas de ampla concorrência e os dados foram disponibilizados pelo MEC. Confira!

  • Fisioterapia na Universidade Federal do Delta do Parnaíba: 660,59
  • Enfermagem na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT): 650,89
  • Pedagogia na Universidade Federal do Centro Oeste: 439,04
  • Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA): 522,76
  • Gestão de Turismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano: 466,54
  • Física na Universidade Federal de Campina Grande: 412,80
  • Química na Universidade Tecnológica do Paraná: 412,97

O que fazer se não conseguir ser aprovado no Sisu?

Se por algum motivo você não atingir a nota de corte para o curso que deseja no Sisu, não perca as esperanças! Existem outras chances de utilizar a sua nota do Enem para conquistar uma vaga em uma excelente faculdade.

Se você não obteve uma nota boa no Enem para passar no Sisu, ainda é possível aplicar sua nota em outros programas do governo como o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

E para quem deseja estudar em uma universidade particular sem a necessidade da nota no Enem, uma alternativa é fazer um financiamento estudantil com o Pravaler. Uma ótima opção para você parcelar as mensalidades sem pesar no bolso!

Bom, agora você já sabe o que o espera! Seja qual for o curso, a palavra-chave é estudar. A nota de corte do Sisu é apenas um norte, afinal, você precisa mirar no seu melhor resultado.

CTA_Sisu_2

Texto escrito por: PRAVALER
Compartilhar
Categoria: SisuPra saber
x

Estude nas melhores faculdades do Brasil pagando menos.

Simule seu financiamento estudantil e veja como pagar menos por mês na faculdade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter