Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Enem 2022: veja gabarito extraoficial e quando sai o gabarito oficial Enem 2022: veja gabarito extraoficial e quando sai o gabarito oficial

Enem 2022: veja gabarito extraoficial e quando sai o gabarito oficial

Confira um gabarito extraoficial do Enem. O oficial vai ser divulgado ainda nesta semana!

As provas do segundo dia do Enem 2022 aconteceram neste domingo (20). Agora, a expectativa dos candidatos é pela divulgação do gabarito oficial e, posteriormente, dos resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A Descomplica, plataforma decursos preparatórios para o vestibular, liberou um gabarito extraoficial do Enem. E para te ajudar, o Pravaler disponibiliza o Simulador Sisu, uma ferramenta para verificar quais são as chances de conquistar uma vaga em universidades estaduais e federais.

Quando sai o gabarito oficial do Enem?

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os cadernos de provas e os gabaritos oficiais do Enem 2022 serão divulgados no dia 23 de novembro.

É importante que o participante esteja atento para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação do Enem 2022.

O candidato poderá acessar no portal do Inep.

Quando sai a nota do Enem?

O estudante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do Enem, mediante acesso com login único, na Página do Participante. A data de divulgação da nota do Enem ainda será divulgada.

Como é feita a correção do Enem?

O Enem utiliza sistema de correção chamado teoria de resposta ao item (TRI).

Na prova objetiva do Enem, a nota não é calculada levando em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante ao conjunto das questões que formam a prova.

A TRI estima a dificuldade das questões e avalia o conhecimento dos participantes. Assim, estudantes com o mesmo número de acertos na prova do Enem poderão ter notas diferentes.

A TRI leva em consideração a coerência da prova, ou seja, é esperado que um estudante que acerte questões muito difíceis, acerte também as muito fáceis. Se isso não acontecer, o sistema pode entender que ele chutou e, por isso, pontuará menos nessa questão do que candidatos que tenham mantido certa coerência esperada.

Correção da prova de redação

No Enem, somente a prova de redação tem valor máximo, 1 mil, já que o processo de correção é diferente.

A redação será corrigida por pelo menos dois corretores, de forma independente. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências exigidas. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.

Considera-se que há discrepância entre dois corretores da redação se suas notas totais diferirem por mais de 100 pontos; ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos; ou se houver divergência de situação.

Fonte: UOL
Categoria: VestibularNoticias
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter