Pós-graduação EAD – conheça os benefícios da Pós EAD Pós-graduação EAD – conheça os benefícios da Pós EAD

Pós-graduação EAD – conheça os benefícios da Pós EAD

Não é novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e ter um diploma de ensino superior não é mais visto como diferencial no momento da contratação. Por isso, para alavancar a carreira e conquistar mais espaço no mercado, muitos profissionais estão buscando certificações adicionais e alternativas de potencializar o currículo, no entanto, pela falta de tempo ou pela região que mora, acabam deixando de lado ou até mesmo desistindo de retomar os estudos.

Uma saída para quem tem dificuldades de fazer uma pós-graduação ou um curso de especialização presencial é a modalidade EAD (Ensino a Distância). O formato possui o mesmo peso e deve seguir as mesmas exigências impostas pelo MEC (Ministério da Educação) para cursos com aulas presenciais.

A pós-graduação a distância oferece a flexibilidade que o profissional precisa para adequar o seu tempo aos estudos e, simultaneamente, se dedicar às necessidades do trabalho, ou até mesmo para aqueles que residem em locais mais afastados de centros universitários. No entanto, engana-se quem acredita que a modalidade exige menos esforço do aluno. O EAD requer o mesmo ou em alguns casos maior empenho do estudante, a principal diferença é a praticidade em assistir as aulas de onde estiver no horário que tiver disponível.

Por anos, o EAD foi conhecido por ser uma reprodução das aulas presenciais e, de fato, foi por muito tempo dessa forma. Mas, com o avanço do mercado e da tecnologia, unido a falta de tempo dos profissionais em se aplicarem nos estudos, a busca pelo modelo on-line de ensino aumentou consideravelmente e, consequentemente, sofreu grandes mudanças. Hoje, o ensino a distância conta com uma grade pensada exclusivamente em atender ao formato de aprendizagem remota, com diversos recursos e ferramentas interativas que contribuem e facilitam o acesso à informação, a didática de aprendizagem e o contato entre aluno e professor.

Com a valorização do EAD, estima-se que em cinco anos a modalidade supere o presencial em número de alunos, portanto, as chances de mais melhorias chegarem é grande. Mas, apesar de tudo isso, é importante ressaltar que para optar pelo ensino a distância e realmente tirar proveito dele, o aluno precisa de muita disciplina, organização e foco.

Já parou para pensar no futuro da sua carreira?

Um novo diploma de formação com certeza vai te ajudar a avançar alguns níveis e, além disso, também trará uma visão mais ampla do mercado e do segmento em que atua. E por que não apostar em uma pós-graduação EAD?

Mas, afinal, qual é a melhor pós-graduação a distância?

Cada vez mais popularizados, boa parte das universidades passaram a disponibilizar cursos EAD de diversos segmentos e especialidades. Para saber qual é a melhor escolha para a sua carreira, basta entender qual caminho quer seguir e qual é o setor mais chama a sua atenção.

Se você ainda tem dúvidas, reunimos alguns cursos de pós-graduação EAD que são mais procurados pelos estudantes e considerado os melhores para ingressar os estudos a distância. Confere só:

Cursos de pós-graduação EAD

Pós-graduação EAD Gestão de Pessoas

O curso mistura técnicas de gestão com ferramentas tecnológicas para lidar de forma inovadora e humanizada com os desafios do setor de recursos humanos. O objetivo do curso é possibilitar o desenvolvimento profissional na gestão de pessoas, em busca de resultados efetivos para a empresa.

Pós-graduação EAD Design de Interiores

Ampliar o repertório conceitual é o propósito do curso. Com uma metodologia que visa projetos residenciais e comerciais, a pós-graduação de Design de Interiores discute as novas tecnologias e tendências do design e como aplicá-las no setor.

Pós-graduação EAD Gestão de Projetos

Dedicado a executivos, o curso utiliza de tecnologias e técnicas atuais para desenvolver a visão estratégica e prática do profissional e, assim, aprimorar a criação multidisciplinar de planos de gerenciamento eficazes.

Pós-graduação EAD Engenharia de Segurança do Trabalho

O objetivo do curso é preparar profissionais para a prevenção de acidentes e para o incentivo da qualidade de vida no trabalho. Com atividades que desenvolvam o profissional para atuar com equipes de maneira ética, a pós-graduação voltada à segurança do trabalho conta com uma grade dedicada aos interesses sociais e ambientais no mercado corporativo.

Pós-graduação EAD Ciência de Dados

Com exercícios teóricos e práticos, o curso busca incentivar os alunos na aplicação de técnicas inovadoras relacionadas a ciência de dados e big data. Com o intuito de desenvolver soluções de análise de dados em grande volume, a pós-graduação atua nas competências e habilidades estratégicas do profissional.

Pós-graduação EAD Engenharia de Software

O curso visa, principalmente, aprimorar a visão analítica do profissional no desenvolvimento de sistemas automatizados eficientes. Com a mistura de metodologias tradicionais e inovadoras, a grade curricular do curso de engenharia de software promove o dinamismo e a evolução de sistemas para as corporações e também para a sociedade.

Pós-graduação EAD com desconto

Sem a necessidade de um espaço físico para a efetivação das aulas e com o corpo docente reduzido, a pós-graduação EAD é naturalmente mais acessível do que as presenciais. Mas, para quem ainda não consegue investir em um curso a distância, algumas universidades contam com programas de bolsa de estudos e até mesmo descontos especiais para a modalidade EAD.

Além disso, instituições privadas também possuem ofertas e condições especiais para alunos de ensino a distância. Uma delas é o PRAVALER, que conta com um programa de financiamento exclusivo para estudantes de EAD. Com mais de 500 universidades parceiras, são centenas de opções de cursos para você escolher e aprimorar os conhecimentos na sua área. Faça uma simulação sem compromisso e veja como PRAVALER consegue te ajudar a conquistar mais certificações para alavancar a sua carreira.

Pós-graduação a distância vale como título?

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, criada em 1996, desde que a instituição ofereça cursos EAD que estejam de acordo com as diretrizes impostas pelo MEC, os diplomas e certificados do ensino a distância possuem o mesmo peso e validade do que os de cursos presenciais.

Os certificados emitidos não informam se o curso foi ministrado pela modalidade EAD ou presencial, portanto, se mesmo sabendo que o peso é o mesmo, você tem receio da aceitação do mercado, saiba que o seu certificado não informará o formato da sua graduação ou pós-graduação. Além disso, o certificado de pós EAD também pode ser utilizado para garantir pontuações extras em concursos públicos, na etapa de avaliação de título.

Pós-graduação EAD é bom?

O ensino a distância é cada vez mais reconhecido pelo mercado como uma alternativa eficiente e que traz bons resultados, assim como o sistema de ensino presencial. Com esse avanço, mais estudantes têm se rendido a essa forma de estudar, isso porque o formato traz alguns benefícios exclusivos e que pode fazer toda a diferença para retomar os estudos. Confira os principais benefícios do EAD:

infográfico sobre Pós-graduação EAD

Qual escolher: pós-graduação EAD ou presencial?

Os avanços tecnológicos fizeram com que o EAD ganhasse mais espaço e visibilidade entre os estudantes de todo o país, mas isso não significa que o ensino presencial está ficando para trás. Apesar de contar com uma grade curricular semelhante, as modalidades possuem algumas distinções que pode fazer toda a diferença no momento de tomar uma decisão. Para saber qual formato escolher, você precisa analisar o seu perfil e as suas necessidades.

A principal diferença entre EAD e o ensino presencial é como as aulas acontecem. Quem optar por cursos presenciais precisará se deslocar até o campus da universidade para acompanhar as aulas. Já os estudantes de EAD assistem à vídeos e transmissões on-line de todo o conteúdo por meio de uma plataforma conhecida como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O ensino a distância é uma ótima alternativa para quem tem disciplina e responsabilidade, já que não exige a frequência do aluno em aulas de períodos fixos.

Quer saber qual modalidade escolher?

Abaixo listamos as principais características para estudantes que podem escolher cursos EAD e os perfis que se encaixam melhor em cursos presenciais. Dá uma olhada:

O EAD é ideal para quem:

  • Mora no interior ou em regiões afastadas das universidades e não tem condições de bancar as despesas de moradia em outro local;
  • Tem horário de trabalho irregular;
  • Tem filhos e precisa dedicar boa parte do tempo no cuidado deles;
  • Busca uma especialização com valores mais acessíveis.

O ensino presencial é ideal para quem:

  • Mora em uma cidade com fácil acesso à universidade e ao curso que deseja;
  • Não consegue se concentrar nos estudos, a não ser quando está em uma sala de aula;
  • Deseja fazer cursos que contam com aulas práticas, como especialização em medicina, por exemplo.

Pós EAD no Exterior: como fazer?

Se você deseja uma certificação internacional, mas por algum motivo não quer ou pode se mudar para o exterior, a pós-graduação EAD também é uma saída. Hoje, muitas instituições internacionais oferecem cursos a distância das mais diversas modalidades e setores. Além de todos os benefícios que o EAD oferecer, a modalidade no exterior ainda garante uma certificação internacional, o que pode contribuir ainda mais com a carreira do estudante.

Assim como no Brasil, para fazer uma pós-graduação no exterior o estudante precisa comprovar a conclusão do ensino superior, com um diploma emitido por órgãos oficiais. Além disso, algumas universidades estrangeiras exigem que o candidato comprove sua fluência no idioma no qual será ministrado o curso, com o envio de certificações. É importante também que o estudante se atente ao modelo de EAD da universidade internacional, pois algumas exigem encontros presenciais para realizar provas ou apresentações de trabalhos.

Quem se interessar em fazer uma pós-graduação EAD em outro país precisa atentar-se à validade do certificado, já que diplomas emitidos no exterior não são automaticamente reconhecidos pelos órgãos federais do Brasil. Para poder utilizar o documento como certificação profissional, é preciso passar por um processo de revalidação no país, junto com o MEC. Aqui, você pode acompanhar o passo a passo de como solicitar a validação do seu certificado.

Onde cursar sua pós EAD?

Centenas de universidades contam com uma grade dedicada a modalidade EAD. Para decidir onde estudar, busque nas universidades o curso que mais te interessa e tem chances de progressão no mercado. O PRAVALER conta com 500 universidades parceiras e, dentre elas, diversas possuem pós-graduação EAD, como:

  • Uninter: com avaliação nota 3 no MEC e mais de 160 cursos.
  • UniFaccampEAD: com avaliação nota 4 no MEC e mais de 40 cursos.
  • Estácio de Sá:com avaliação nota 3 no MEC e mais de 90 cursos.
  • Cruzeiro do Sul: com avaliação nota 4 no MEC e mais de 70 cursos.

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.